segunda-feira, 22 de maio de 2023

A BALEIA / THE WALE ( 2022) - ESTADOS UNIDOS

ADAPTAÇÃO CLAUSTROFÓBICA, MAS NECESSÁRIA

Charlie é um professor universitário de redação que ministra suas aulas online com a câmera de seu laptop desativada, para que os alunos nunca possam vê-lo, alegando que a mesma está quebrada. O motivo: ele sofre de obesidade mórbida aliada a uma profunda depressão. Sua dificuldade de locomover-se o mantém recluso em seu apartamento tendo praticamente apenas a visita de sua amiga e enfermeira Liz (Hong Chau).  Sua condição piora dia a dia devido a vários problemas de saúde e uma condição cardíaca agravada (uma pressão sanguínea de 23,8 x 14,3).  Um dia que seria fatídico para Charlie é interrompido pelo surgimento de Thomas (Ty Simpkins), um jovem missionário que bate à sua porta oferecendo (literalmente) salvação e, ao conhecer Charlie, entende que sua missão é salvá-lo, o que não é aceito pelo mesmo, e é visto por Liz com preocupação diante do passado de seu amigo com a igreja que a Thomas pertence e também por ela já ter tido um forte vínculo com essa mesma igreja.

Charlie possui uma filha adolescente, Elle (Sadie Sink), na qual mantém um relacionamento conturbado: ele abandonou o lar (e uma filha de oito anos) para viver com seu companheiro que terminaria por falecer de uma forma muito impactante. Elle nunca perdoou a sua partida, mas ela também tem seus problemas: tornou-se uma menina solitária, arredia  e rebelde que não consegue interagir com seus professores e possui problemas para completar seus trabalhos escolares. Charlie tem pouco tempo de vida e sente a urgente necessidade de se reconectar com a filha enquanto esta passa a frequentar sua casa diante da oferta de Charlie em lhe dar dinheiro e fazer suas redações, mas o rejeita de várias formas.

O diretor Darren Aronofsky possui filmes com temáticas bem interessantes em sua filmografia: “Réquiem Para um Sonho” (vício em drogas); “O Lutador” (a decadência e o envelhecimento de um lutador de Wresting); “Cisne Negro” (obsessão); “Mãe!” (um filme com alegorias bíblicas) ... Em “A Baleia”, o diretor resolve abordar alguns temas de uma maneira que poderá incomodar algumas pessoas. Aronofsky procurou uma forma de encontrar uma linguagem cinematográfica para a peça teatral de Samuel D. Hunter (responsável pelo roteiro) e nos colocou a presenciar a vida de Charlie. Sabemos pouco do que realmente aconteceu, apenas através de diálogos dos personagens, mas sabemos que Charlie está chegando ao final de sua jornada. Sua vida, após o suicídio do companheiro (irmão de Liz), saiu dos trilhos. A dor que passou a carregar se transformou em compulsão alimentar, seu coração está falhando e qualquer deslocamento simples (como andar ou levantar-se da cadeira) exige-lhe um esforço colossal. Liz (que fora criada no meio religioso como o irmão e se desencantou) deseja que Charlie se interne e tente uma recuperação, mas ele sabe que será adiar o inevitável, melhor deixar o dinheiro da internação e o tratamento (nos Estados Unidos o sistema de saúde não é gratuito para todos como é em nosso país) para a filha (Liz acredita que ele está falido e que não pode pagar um plano de saúde), para que esta possa ter uma formação, um bom emprego, uma vida digna. 

O título “A Baleia” parece uma metáfora nada simpática a condição direta do personagem soando até como de mau gosto, mas, na verdade, refere-se ao conto de Moby Dick que é citado várias vezes no filme, inclusive revelando a mensagem central do livro, e na qual muita coisa fará sentido de acordo com que o filme avança. Podemos ver o filme como o estudo de um personagem, como um homem em busca de redenção, um pai tentando se relacionar com a filha e, ao mesmo tempo, tentando salvá-la, pois vê nela um imenso potencial. Interessante vermos que o jovem Thomas deseja salvar Charlie, mas ele mesmo precisa ser salvo, mas, antes, precisa constatar este fato e ser honesto consigo mesmo. Liz também precisa escapar da situação em que se encontra: assim como Charlie ela está presa ao luto e vê no amigo o único elo que ainda a faz se lembrar do falecido irmão. Ver Charlie partir, sem que ela possa salvá-lo, também a deixa frágil, frustrada e com raiva, pois Charlie perdeu o interesse na vida e novamente outra pessoa mais próxima a ela está partindo. Agora que Charlie consegue manter um diálogo com Elle (que não via há oito anos - a jovem está em torno dos dezessete) já é tarde demais, ele acredita que só lhe restam alguns dias. Ele precisa romper o ressentimento de Elle que se recusa a perdoá-lo. Charlie, afinal, é humano, com virtudes e defeitos, erros e acertos como qualquer pessoa.

Parte da crítica não conseguiu se emocionar com um personagem triste, solitário e autodestrutivo em um drama triunfante e profundamente comovente. A Baleia foi classificado por estes como um filme piegas e melodramático. Muitos, inclusive,  se incomodaram no modo como o personagem de Charlie lida com sua alimentação: comendo baldes de frango frito, pedindo todo dia uma pizza e quase se engasgando com um sanduiche (aspectos que têm pouco a ver com comida e tudo a ver com seus sentimentos). Para muitos, não será um filme fácil de ser assistido. Houve aqueles que citaram o perigo de serem acionados “certos gatilhos” em alguns espectadores. Abriu-se até uma discussão se isso não estigmatizaria ainda mais as pessoas que estejam acima do peso, além do “Fat Shaming” - o ato de criticar o sobrepeso de alguém e faze-lo se sentir culpado por isso (Brendan Fraser citou ter conversado com a “Obesity Action Coalition” - uma ONG americana que ajuda obesos e que teria recebido o aval para o filme). Houve até quem criticasse o fato de usarem um ator magro para interpretar um obeso. O que o espectador precisa perceber é que o filme busca, em sua mensagem, a oportunidade de conscientizar as pessoas sobre o preconceito sofrido por pessoas nessas condições.

A escolha de Brendan Fraser foi algo bem interessante: quando o diretor assistiu ao filme “12 Horas Para o Amanhecer” (2006), ambientado em São Paulo, ele havia encontrado o seu personagem principal: Fraser, um ator de filmes de aventura e romances que fora caindo no ostracismo e 24 anos depois da estreia de “A Múmia” retornaria em uma elogiada atuação, aos 53 anos, com direito a uma ovação de pé de seis minutos no Festival de Cinema de Veneza, além de garantir uma indicação de Melhor Ator no Oscar de 2023, justamente vencida. Fraser, apesar do criticado uso de “fat suit” (preenchimento - o ator teria usado entre 22 a 130 kg de próteses), que aqui não caberia a crítica, pois é um termo mais voltado a quem deseja fazer comédias (atualmente mal visto na indústria e por espectadores), mostra-se um excelente ator, pois tudo está ali: a tristeza, a culpa, o olhar desesperançoso, o grito interno de socorro que não pode ser ouvido, o modo de caminhar ... Sadie Sink (uma das estrelas do ótimo seriado “Stranger Things”) revelou-se uma ótima escolha, apresentando a química com Fraser que faz o filme funcionar. Sua personagem traz todo o conflito que a estória precisava. Samantha Morton (a vilã “Alfa” do seriado “The Walking Dead”) faz Mary a ex-esposa que afastou a filha de Charlie e agora mostra-se preocupada com o que essa aproximação possa causar em ambos. O pouco tempo em cena de Samantha é o suficiente para mostrar-se uma excelente atriz. Hong Chau faz Liz com muita propriedade o que a fez ganhar uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Ty Simpkins é um Thomas que se descobrirá nesse pouco tempo com Charlie e Elle e Sathya Sridharan faz o entregador de pizza curioso em saber que é o seu misterioso cliente que nunca chega à porta quando ele faz a entrega. 

Indicado a 3 Oscars, A Baleia é um filme que incorpora muitas questões onde tudo é propositadamente apertado para dar uma sensação de pouco espaço, uma sensação de claustrofobia no espectador. Charlie é um homem que come compulsivamente para aplacar a dor e a culpa. É altruísta e egoísta; otimista quanto à filha e sem esperança quanto ao seu futuro, criou um estilo de vida hermético para si e nos coloca a entender como ele se sente a respeito de si mesmo. O espectador sente vontade de entrar no filme e salvar um personagem que se mostra muito forte no final. Aliás, um final arrebatador, nada convencional, e que pegará o espectador de surpresa. Cinema em sua função mais pertinente: a de levar a uma imensa reflexão (mesmo que alguns se sintam mal ao final da projeção) e a um aprendizado, que permanecerá na mente de quem o assistiu. Melodramático ou piegas? Eu diria que não. Necessário? Eu diria que sim.


Trailer:



Curiosidades:

Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Brendan Fraser), Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor atriz Coadjuvante (Hong Chau), conquistando os dois primeiros 

Por causa do peso severo de seu personagem, Brendan Fraser teve que vestir um traje protético pesado para o papel que ele usou por horas. Ele disse aos membros da mídia presentes no Festival Internacional de Cinema de Veneza (via Variety): "Desenvolvi músculos que não sabia que tinha. Até senti uma sensação de vertigem no final do dia, quando todos os aparelhos foram removidos; era como descer do cais para um barco em Veneza. Essa [sensação de] ondulação. Isso me deu apreço por aqueles cujos corpos são semelhantes. Você precisa ser uma pessoa incrivelmente forte, mental e fisicamente, para habitar esse ser físico. "

Após sua exibição de estreia no Festival de Cinema de Veneza, tanto o filme quanto o ator principal, Brendan Fraser, foram aplaudidos de pé por seis minutos; um momento, capturado pela câmera, que levou Fraser às lágrimas. Fãs e críticos de longa data consideram A Baleia (2022) um renascimento da carreira de Fraser após muitos anos de ausência das telas.

A jovem Ellie nas cenas de flashback é interpretada pela irmã mais nova de Sadie Sink, Jacey.

No Festival de Cinema de Veneza de 2022, Darren Aronofsky disse que levou dez anos para escalar o elenco deste filme

Samantha Morton já foi indicada 2  vezes ao Oscar por "Poucas e Boas" (1999) "Terra de Sonhos" (2004)

Charlie é vagamente baseado no escritor do filme e peça Samuel D. Hunter, que ensinou redação expositiva na Rutgers University e lutou contra o transtorno da compulsão alimentar periódica.

Adrian Morot ("Noé", "O Regresso") criou as próteses usadas no filme

Para a representação física de Charlie, uma combinação de próteses pesadas, CGI e maquiagem foram usadas em Fraser,

O diretor Darren Aronofsky também abordou a controvérsia sobre como a obesidade é abordada no filme. "Pessoas com obesidade são geralmente escritas como bandidos ou piadas", disse Aronofsky ao Yahoo Entertainment no ano passado. “Queríamos criar um personagem totalmente elaborado que tivesse partes ruins e boas; Charlie é muito egoísta, mas também é cheio de amor e está buscando perdão. Então [a controvérsia] não faz sentido para mim. Brendan Fraser é o ator certo para fazer esse papel, e o filme é um exercício de empatia”.

Para que os movimentos sejam realistas, um traje de pele artificial de corpo inteiro foi criado usando impressão 3D e preenchido com sacos de “pérolas de água gelatinosa” ("gelatinous water beads”), para acertar o movimento dos membros de Fraser.

No início da produção, Fraser passava cansativas cinco a seis horas em uma cadeira de maquiagem, todos os dias, para se tornar Charlie, com a contagem regressiva de duas a três horas no final das filmagens. As próteses avançadas eram tão pesadas que várias pessoas também tiveram que ajudar Fraser a se mover entre o estúdio e a sala de maquiagem.

Brendan Fraser consultou pessoas que passaram por cirurgias bariátricas para aprender mais sobre suas vidas e lutas.

Cartaz:












Samantha Morton no Clipe do U2 - "Electrical Storm"



Ty Simpkins no Clipe Logic - "One Day" feat. Ryan Tedder




Breve Filmografia:

Brendan Fraser







Filho do Bem, Filho do Mal (1991); Apostando no Amor (1991);Supostamente Culpado (1991); O Homem da Califórnia (1992); Código de Honra (1992); Cash: Em Busca do Dólar (1993); Escrito nas Estrelas (1993); Com Mérito (1994); O Pancada (1994); Paixões na Floresta (1995); Agora e Sempre (1995); Amor por Acidente (1996); Questão de Sensibilidade (1996); A Garota dos Meus Sonhos (1997); George, o Rei da Floresta (1997); Deuses e Monstros (1998); De Volta para o Presente (1999); A Múmia (1999); Endiabrado (2000); Monkeybone, no Limite da Imaginação (2001); O Retorno da Múmia (2001); O Americano Tranqüilo (2002); Revenge of the Mummy: The Ride (2004); Crash: No Limite (2004); 12 Horas até o Amanhecer (2006); O Último Golpe (2006); Ligados pelo Crime (2007); Viagem ao Centro da Terra: O Filme (2008); A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008); Coração de Tinta: O Livro Mágico (2008); Decisões Extremas (2010); O Negociador (2011); Um Caso de Amor (2013); Uma Dupla Genial (2013); A Caça (2013); Busca Alucinante (2013); Em Busca de um Lar (2013); A Rosa Venenosa (2019); Irmãos do Crime (2019);  Nem um Passo em Falso (2021); A Baleia (2022); Professionals (seriado 2020); Patrulha do Destino (seriado 2013-2019); Assassinos da Lua das Flores (2023)


Sadie Sink







Bounce (1997); Punhos de Sangue (2016); O Castelo de Vidro (2017); Rua do Medo: 1994 - Parte 1 (2021); A Baleia (2022); Stranger Things (seriado 2017-2022)


Samantha Morton






Soldier Soldier (1991); Emma (1996); Jane Eyre (1997); Inocentes Pecadores (1997); Poucas e Boas (1999); Sonhando com Joseph Lees (1999); O Romance de Morvern Callar (2002); Minority Report: A Nova Lei (2002); Terra de Sonhos (2002);  Código 46 (2003); Amor Obsessivo (2004); Amor Obsessivo (2004); Honra E Liberdade (2005); Lassie (2005); Controle: A História de Ian Curtis (2007); Elizabeth: A Era de Ouro (2007); Sinédoque, Nova York (2008); A Corrente do Mal (2008); O Mensageiro (2009); John Carter: Entre Dois Mundos (2012); Cosmópolis (2012); Unidas pela vida (2013); A Ameaça (2013); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); Apenas Nós (2018); The Walking Dead (seriado 2019-2020); A Baleia (2022); Ela Disse (2022)


Hong Chau






Vício Inerente (2014); De A a Z (seriado 2014-2015); Pequena Grande Vida (2017); Intimidade Forçada (2018); Driveways - Uma Amizade Inesperada (2019); American Woman (2019); Watchmen (seriado 2019); Homecoming: De Volta à Pátria (seriado 2018-2020); Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020); A Baleia (2022);  O Menu (2022); O Agente Noturno (seriado 2023)


Ty Simpkins







Guerra dos Mundos (2005); Pecados Íntimos (2006); Jardins da Noite (2008); Força Policial (2008); Foi Apenas um Sonho (2008); 72 Horas (2010); Homem de Ferro 3 (2013); Sobrenatural: Capítulo 2 (2013); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015); Dois Caras Legais (2016); Sobrenatural: A Última Chave (2018); Vingadores: Ultimato (2019); A Baleia (2022)


Sathya Sridharan







Terror em Duas Frases (2017); Amizade Dolorida (2018); Murderville (2020); Baleia (2022)


Fontes:

The New York Times

The Guardian

IMDB

Jornal O Globo

Independente.co

Standart.co

Rolling Stone

CNN

Collider

Empire

Yahoo Movies

Vanity Fair

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre