quinta-feira, 5 de junho de 2025

PUNHOS DE CAMPEÃO / THE SET-UP (1949) - ESTADOS UNIDOS


ENVELHECIMENTO, DERROTA E DIGNIDADE

Bill "Stoker" Thompson (Robert Ryan), um lutador de 35 anos, enfrenta uma grande sequência de derrotas, se agarrando à esperança de que esta luta seja sua chance de finalmente virar o jogo, ainda acreditando que pode continuar no ringue, mas, nos bastidores, no entanto, a realidade é cruel: seu treinador Red (Percy Helton) e seu empresário Tiny (George Tobias), sem sequer avisá-lo, negociaram sua derrota,  com um poderoso mafioso local, Little Boy (Alan Baxter), apostando, inclusive, contra ele. Para esses homens que comandam o submundo do boxe, Stoker é uma peça descartável, um veterano sem perspectivas, a garantir seus ganhos ilícitos. Tudo parece caminhar para um final óbvio: Stoker parece desgastado e seu adversário, o jovem Tiger Nelson (Hall Baylor) em ascensão e patrocinado pelo mafioso. O Problema é que Stoker está determinado a ganhar, enquanto Little Boy não aceita “ser passado para trás”.


Julie (Audrey Totter) vive o dilema de ser esposa de um lutador fracassado  e envelhecido, que na última luta, após sofrer uma derrota, ficou algumas horas sem sequer reconhecê-la. Ela decide que não irá mais acompanhar as lutas do marido, principalmente contra um jovem de 23 anos. Stoker esteve “a um soco” de conquistar o título e passou a vida “a um soco de vencer várias lutas”. Ainda que o marido suporte mais algumas surras no ringue, ela não consegue mais suportar tais cenas, apenas deseja que ele desista e tente seguir outro caminho, sem saber que seu marido acabou de ser traído e que a derrota, afinal, seria um golpe de sorte para ambos.

Dirigido por Robert Wise (A Noviça Rebelde, O Dia em que a Terra Parou, Jornada das Estrelas - O Filme ...), que durante 5 anos se ocupou de filmes B do estúdio RKO, vindo de “Sangue na Lua” (Blood on the Moon). Foi a partir de “Punhos de Campeão” que Wise “estorou”, optando por uma abordagem realista, não glorificando o boxe, centrando na brutalidade e nos sacrifícios físicos e emocionais do grupo de lutadores que ali estarão em troca de dinheiro ou de uma ilusão de fama. Colocar o filme se passando em tempo real (72 minutos), o que corresponde exatamente ao tempo da ação na tela, aumentou a sensação de urgência para o espectador, méritos para o editor Roland Gross E principalmente para Wise que revelou ter editado o filme, após a tentativa de Gross, pois a quantidade de material era muito grande. “Matar e Morrer” (1952) não confirma a inspiração (se desenrola em 85 minutos), mas ambos funcionam nesse modelo e ambos evitam exageros heroicos, mostrando protagonistas vulneráveis, a sensação de solidão em meio ao caos e suas lutas interiores. O “Touro Indomável” é citado como sendo inspirado por Punhos de Lutador.

Traições, um protagonista encarando a inexorável ação do tempo, expectativas desfeitas, vinganças ... foram elementos trazidos a partir do poema de Joseph Moncure March, The Set Up (1928) e adaptado por Art Cohn, de Stromboli (1950), compondo um dos melhores retratos do mundo do boxe no cinema.

A fotografia de Milton R. Krasner se revela marcada por fortes contrastes de luz e sombra, típicos do estilo noir, criando uma atmosfera sombria e opressiva, agregando a isso o uso de planos fechados e ângulos baixos, o que intensificou a sensação de claustrofobia, nas cenas dentro do ringue. Já a trilha sonora foi composta por C. Bakaleinikoff (Fuga do Passado – 1947), com Wise optando por uma abordagem mais econômica, onde a música aparece apenas quando realmente intensifica momentos-chave da narrativa, deixando que a tensão crie seu próprio espaço. 

Quanto ao elenco, Robert Ryan desempenhou muito bem o papel do lutador com a idade contra si, percebendo que há algo errado por parte de seus amigos no ringue. Ryan compôs aquele personagem que cria um mundo de ilusão de que um dia sua sorte nesse esporte mudará. Audrey Totter interpretou a esposa que não suporta mais aquela vida, esperando angustiada o dia que receberá seu marido em um caixão. Ela só quer uma vida ao lado de quem ama. Alan Baxter interceptou Little Boy, poucas falas e um ar de constante ameaça. George Tobias ficou conhecido por ser Abner no icônico seriado a Feiticeira (1964-1971).

Produzido pelo estúdio RKO Radio Pictures, um dos estúdios mais influentes da Era de Ouro de Hollywood, conhecido por clássicos como Cidadão Kane (1941) e King Kong (1933), que após ser comprado pelo bilionário Howard Hughes, em 1948, começou sua derrocada culminando com seu último filme “Verão e Fumaça” (1961), “Punhos de Campeão” ganhou seu status de clássico ao longo das décadas e hoje é sempre lembrado como uma das grandes produções a abordar o mundo do boxe.

 

Trailer:

 


Curiosidades:

O filme recebeu dois prêmios em Cannes : Melhor Diretor e Fotografia

O relógio no início da praça marca 21h05, e o mesmo relógio no final marca 22h16. O filme se passa em tempo real.

Enquanto estudava na Universidade de Dartmouth, o astro Robert Ryan era um campeão invicto de boxe. O ex-boxeador profissional John Indrisano foi escalado para coreografar a luta, golpe por golpe, e é creditado na tela pelas "sequências de luta", treinando Ryan para a produção. Hal Fieberling, que interpreta "Tiger Nelson" no filme, também era um boxeador experiente, de acordo com a LAT

Martin Scorsese é um grande fã do filme e ficou tão impressionado com as sequências de boxe que teve que evitar deliberadamente copiar qualquer truque de câmera de Robert Wise quando chegou a sua vez de fazer um filme de boxe, Touro Indomável (1980) .

Um dos primeiros filmes a ser rodado utilizando o recurso do tempo real (ou seja, o filme tem a mesma duração dos eventos que retrata). Outros exemplos notáveis ​​desse recurso narrativo incluem Festim Diabólico (1948) , Matar ou Morrer (1952) e Tempo Esgotado (1995) .

Robert Wise utilizou três câmeras para capturar as cenas de boxe — uma capaz de ver todo o ringue, outra focada nos lutadores e uma câmera portátil para tomadas rápidas e closes.

Com este filme, seu nono para a RKO, Robert Wise cumpriu seu contrato com o estúdio e pôde trabalhar como freelancer para outros estúdios

De acordo com JR Jones, biógrafo de Robert Ryan , Cary Grant parabenizou Ryan pessoalmente por sua atuação neste filme.

Joan Blondell foi originalmente considerada para o papel da esposa de Thompson antes que o papel fosse para Audrey Totter 

Martin Scorsese mostrou o filme a Leonardo DiCaprio antes de filmar O Aviador (2004) . Ambos o consideram uma obra-prima. Este filme é frequentemente citado pela crítica moderna como um dos filmes de boxe mais influentes de sua época. Em uma entrevista recente, Robert Ryan citou seu papel como Stoker Thompson como seu favorito. O diretor Robert Wise ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Cinema de Cannes por seu trabalho no filme.

Este é um dos poucos filmes em que ambos os protagonistas da luta climática eram boxeadores. Ryan era boxeador na faculdade, e Baylor era profissional, com um histórico de 52-2.

Martin Scorsese vê o filme inteiro como uma alegoria do caos da vida, povoado por personagens que não estão apenas com azar, mas completamente azarados.

O boxeador que lê a Bíblia e fala sobre "apostar" na vida após a morte está, na verdade, apresentando um argumento famoso. Blaise Pascal escreveu extensivamente sobre o que é conhecido nos círculos filosóficos como "a aposta de Pascal".

Robert Ryan tinha quase 40 anos quando este filme foi filmado; seu personagem Stoker Thompson tem 35 anos.


Spoliers (se não assistiu ao filme, não leia este parágrafo):

Punhos de Campeão (1949) e O Invencível (1949) apresentaram uma cena em que os protagonistas vitoriosos acabam sendo espancados por mafiosos. Howard Hughes , então chefe da RKO, que produziu Punhos de Campeão (1949) , entrou com uma ação por plágio contra a produtora de Champion, a United Artists. Hughes venceu a ação e acredita-se que a UA retaliou, garantindo que Punhos de Campeão (1949) fosse esnobado no Oscar.


Cartazes:

 




 







Filmografias Parciais:

Robert Ryan (1909-1973)






O Castelo Sinistro (1940), Luvas de Ouro (1940), Mulher Diabólica (1940), Legião de Heróis (1940), A Volta dos Mosqueteiros (1940), Mulheres de Ninguém (1943), Um Drama em Cada Vida (1943), Forjador de Homens (1943), Atrás do Sol Nascente (1943), Tudo por Ti (1943), Bombardeio (1943), Inferno no Pacífico (1944), Rancor (1947), Mulher Desejada (1947), O Passo do Ódio (1947), Ato de Violência (1948), O Menino de Cabelos Verdes (1948), A Volta dos Homens Maus (1948), Expresso para Berlim (1948), Nuvens da Tempestade (1949), Punhos de Campeão (1949), Coração Prisioneiro (1949), Alma Sem Pudor (1950), Cada Vida... Seu Destino (1950), Cinzas que Queimam (1951), A Estrada dos Homens sem Lei (1951), Horizonte de Glórias (1951), O Melhor dos Homens Maus (1951), Laços de Sangue (1951), Império do Pavor (1952), Escravo de Si Mesmo (1952), Só a Mulher Peca (1952), Rastros do Inferno (1953), Cidade Submersa (1953), O Preço de um Homem (1953), Homens de Sua Vida (1954), Sombras que Vivem (1954), Tormenta no Alasca (1954), De Volta da Eternidade (1956), À Borda da Morte (1956), Os que Sabem Morrer (1957), Por um Pouco de Amor (1958), O Pequeno Rincão de Deus (1958), Homens em Fúria (1959), Quadrilha Maldita (1959), O Gigante do Gelo (1960), O Rei dos Reis (1961), Heróis da Polícia Montada (1961), O Mais Longo dos Dias (1962), O Vingador dos Mares (1962), Uma Batalha no Inferno (1965), A Guerra Secreta (1965), Os Profissionais (1966), Caçada ao Pistoleiro (1967), Os Bravos Não se Rendem (1967), A Hora da Pistola (1967), Os Doze Condenados (1967), O Cadáver Ambulante (1967), A Batalha de Anzio (1968), Capitão Nemo e a Cidade Flutuante (1969), Meu Ódio Será Sua Herança (1969), A Máquina do Amor (1971), Foster (1973), O Homem de Gelo (1973), A Quadrilha (1973), Quando o Ódio Explode (1973)


Audrey Totter(1917-2013)






E o Marinheiro Casou (1945), Aventura (1945), Sua Alteza e o Groom (1945), Perfume do Oriente (1945), Mundo de Sombras (1945), Os Quatro Testamentos (1945), Main Street After Dark (1945), Emoção Secreta (1946), A Dama no Lago (1946), Milagres a Granel (1946), O Destino Bate à Porta (1946), Muro de Trevas (1947), Sem Sombra de Suspeita (1947), O Fim ou o Princípio (1947), Um Homem Irresistível (1948), Tensão (1949), Quando Morre uma Ilusão (1949), Punhos de Campeão (1949), O Enviado de Satanás (1949), Mulher e Crime (1951), Ainda Há Sol em Minha Vida (1951), A Morte Aponta a Sua Arma (1951), Companheiro Querido (1952), Intriga em Paris (1952), Sob o Céu da Coréia (1953), Campeão por um Dia (1953), Cantando no Rio (1953), Um Homem nas Trevas (1953), A Renegada (1953), O Massacre do Vale (1954), O Derradeiro Levante (1955), Cada Bala uma Vida (1955), Mulheres Condenadas (1955), Caravana (1957), Ghost Diver (1957), Gatilho Implacável (1958), O Homem de Virgínia (1962), Os Insaciáveis (1964), Chama Ardente (1965), Pelos Mares do Mundo (1968), A Natividade (1978), A Gangue da Tortinha de Maçã Ataca Novamente (1979), Paixão Destruidora (1984)



George Tobias (1901-1980)






Ninotchka (1939), Heróis Esquecidos (1939), O Corcunda de Notre Dame (1939), Teimosa e Bonita (1939), Noivado à Moderna (1939), Ao Sul de Suez (1940), A Vida Tem Dois Aspectos (1940), Dois Contra uma Cidade Inteira (1940), O Segredo de um Morto (1940), Dentro da Noite (1940), Zona Tórrida (1940), Desafio ao Destino (1940), Melodias do Meu Coração (1940), A Noiva Caiu do Céu (1941), Sargento York (1941), Quando a Noite Cai (1941), Volta Para Mim (1941), Uma Loira com Açúcar (1941), Solteiras às Soltas (1942), Asas da Vitória (1942), Pés Inquietos (1942), A Canção da Vitória (1942), Corsários das Nuvens (1942), Graças à Minha Boa Estrela (1943), Forja de Heróis (1943), Missão em Moscou (1943), Águias Americanas (1943), Um Passo Além da Vida (1944), Passagem Para Marselha (1944), E o Marinheiro Casou (1945), Aventura (1945), Sua Alteza e o Groom (1945), Perfume do Oriente (1945), Mundo de Sombras (1945), Os Quatro Testamentos (1945), Main Street After Dark (1945), Alma em Suplício (1945), Um Punhado de Bravos (1945), Emoção Secreta (1946), A Dama no Lago (1946), Milagres a Granel (1946), O Destino Bate à Porta (1946), Um Presente do Destino (1946), Um Homem Irresistível (1946), Minha Rosa Silvestre (1947), Simbad, o Marujo (1947), Casanova Aventureiro (1948), Um Romance no Outono (1948), Tensão (1949), Quando Morre uma Ilusão (1949), Punhos de Campeão (1949), O Enviado de Satanás (1949), Cante Noutra Freguesia (1949), Dinheiro Sangrento (1950), Homens do Deserto (1951), Tapete Mágico (1951), Marca do Renegado (1951), O Correio do Inferno (1951), Náufragos do Deserto (1952), Um Coringa e Sete Ases (1955), Meias de Seda (1957), Epílogo de uma Sentença (1957), Até o Último Alento (1958), O Homem de Virgínia (1962), Amor Daquele Jeito (1963), Balas para um Bandido (1964), Pesadelo ao Sol (1965), A Espiã de Calcinhas de Renda (1966), Pelos Mares do Mundo (1968), Tora! Tora! Tora! (1970), A Feiticeira (1964-1971)

sábado, 31 de maio de 2025

UM PASSE DE MÁGICA / MAGIC (1978) - ESTADOS UNIDOS


CORKY & FATS

Corky Withers (Anthony Hopkins) é um homem que tenta ganhar a vida com truques de mágica sem sucesso, numa atividade cujo sucesso financeiro depende da reação da plateia. Ao utilizar um boneco de ventríloquo chamado “Fats”, chama a atenção de Ben Greene (Burgess Meredith), um agente teatral, que por sua vez, consegue colher a atenção de um produtor de tevê para um futuro programa. Mas Greene descobre um problema: Corky, estranhamente, se recusa a passar por um trivial exame médico da emissora. Ele prefere abandonar todos os anos de esforços para alcançar o sucesso que tanto desejava do que se submeter a uma análise clínica. E sua decisão é irrevogável.

Corky resolve fugir de Nova York para uma localidade chamada Catskills, onde cresceu e conheceu seu amor da juventude, Peggy Ann Snow (Ann-Margret), pela qual nunca chegou a se declarar e agora dona de um resort, à beira de um lago, na qual o ventríloquo resolve passar um período. Peggy mostra-se imediatamente receptiva a chegada de Corky, pois também se sentia atraída pelo colega de ensino médio. Só que Peggy está casada com Duke (Ed Lauter), um homem pela qual não ama.

Corky apresenta “Fats” a Peggy, que a fascina e intriga ao mesmo tempo, visto que este conversa com o boneco de um modo tão espontâneo, provocando respostas da mesma maneira deste ser inanimado. Quando Corky descobre que Peggy cogita largar o marido, ele recebe a visita de Ben que deseja que reconsidere e volte para a cidade, retomando o que considera ser uma futura carreira de sucesso. Ao mesmo tempo regressa Duke, que não gosta nada de ver Corky no local enquanto estranha uma limusine largada na entrada do resort. Ele questiona Corky, que diz não ter visto Ben e que este deve ter tido problemas com o carro e voltado para o escritório. O que Duke e Peggy não sabem é que Ben nunca deixou o local.

Dirigido por Richard Attenborough (1923-2014), que em seu próximo filme conquistaria oito estatuetas, incluindo melhor filme e diretor, pelo filme “Gandhi” (1982), “Um Passe de Mágica” foi uma adaptação em termos cinematográficos de William Goldman de seu próprio romance, o que trouxe mais consistência ao roteiro, ainda que tenha mudado alguns aspectos. O que seria um tema batido, “ventríloquo com dupla personalidade ou boneco senciente e possessivo?” se revela um thriller psicológico sobre um homem socialmente desajustado e extremamente perturbado, que pode estar sendo influenciado por uma entidade sobrenatural ou estamos presenciando os desequilíbrios de Corky através das manifestações de “Fats”. Essa dúvida mantém o público ligado nos acontecimentos e nos diálogos que “Fats” trava com Corky e aqueles que o rodeiam. O tema pode nos remeter a “Brinquedo Assassino”, mas este é um produto melhor, amplificado, com um desempenho elogiável de Anthony Hopkins que interage com o boneco e mostra uma personalidade fragmentada e altamente perigosa. “Fats” vira um alter ego, a expressar tudo aquilo que Corky evita falar, uma manifestação de impulsos não controlados e uma espécie de demônio no ouvido de Corky, que põe uma dúvida no espectador em quem controla quem.

No elenco, como já dito, Anthony Hopkins tem uma atuação expressiva da qual um erro levaria o filme para o ridículo, mais ele entrega o tom exato para ficarmos na dúvida do que realmente ocorre com a mente de seu personagem e suas atitudes. Ann-Margret trouxe um jeito doce para sua Peggy, um amor maduro, mas ainda com a chama da juventude. Sua razão diz para se preocupar, seu coração diz para se arriscar, nesse estranho amor que se reascende. Ed Lauter está muito bem, como o marido desconfiado da relação entre sua esposa e o ventríloquo, ao mesmo tempo do comportamento de seu hóspede. Se Corky se mostra perigoso, Duke também parece ser. Burgess Meredith, ator de muitos recursos, desde o “Pinguim” do seriado “Batman” a treinador de “Rocky Balboa”, interpreta bem o “carteiro” (porque sempre “entrega” artistas promissores à potenciais empresários). Uma grande atuação de todo elenco, mas centrado em apenas quatro.

Um Passe de Mágica entrega um clima de tensão constante, acompanhada de um “score musical”, no “timing” exato, do grande Jerry Goldsmith. Um filme que chegou aos cinemas brasileiros, mas que desapareceu depois de poucas exibições na tevê. Um filme acima da média, apenas com um clímax final que poderia ser diferente e melhor explicado.


Trailer:


Curiosidades:

O filme encontra-se disponível no You Tube dublado, mas com legendas.

O filme foi lançado dois anos após a publicação do romance homônimo de William Goldman .

Gene Wilder foi a escolha original para Corky, e o diretor Richard Attenborough e o roteirista William Goldman o queriam, mas o produtor Joseph E. Levine recusou, alegando que não queria comediantes no filme para distrair a natureza séria da história.

Muitos anos após o lançamento do filme, Gene Wilder foi questionado, em uma sessão de autógrafos em Nova York, sobre qual papel gostaria de ter interpretado, e ele respondeu que seria Corky no filme. Wilder disse que achava que o filme teria funcionado muito melhor com um comediante no papel.

William Goldman , em seu livro "Five Screenplays" (1997), disse sobre o filme: " Burgess Meredith foi perfeito, e Hopkins esteve maravilhoso aqui. Mas, acompanhando-o de perto, estava a Srta. Olsson. Acho que Ann-Margret é a atriz emotiva menos apreciada do mundo."

Para se preparar para sua atuação neste filme, Anthony Hopkins aprendeu truques de mágica e estudou a arte do ventriloquismo. Hopkins aprendeu a projetar sua voz e a manipular um boneco de ventríloquo.

Burgess Meredith substituiu Sir Laurence Olivier . Olivier estava escalado para interpretar Ben Greene, mas teve que desistir devido a uma doença.

Por este filme, William Goldman recebeu o prêmio Edgar de Melhor Roteiro de Filme de 1979 da Mystery Writers of America.

Ao ver Fats pela primeira vez, Anthony Hopkins foi autorizado a levar a boneca para casa para trabalhar com ela. No entanto, ele ficou tão nervoso que ligou para o ventríloquo consultor no meio da noite, ameaçando jogar Fats no cânion se alguém não viesse buscar o boneco imediatamente. O diretor Richard Attenborough acabou indo à casa de Hopkins para acalmá-lo

O boneco "Fats" foi criado especificamente para se parecer com Anthony Hopkins 

Em dado momento, Steven Spielberg foi cortejado para dirigir, e Spielberg considerou seriamente Robert De Niro como Corky.

Norman Jewison foi escolhido para dirigir antes de Richard Attenborough assinar.

Mike Nichols considerou brevemente dirigir.

Ann-Margret e Burgess Meredith apareceram mais tarde em Dois Velhos Rabugentos (1993) e Dois Velhos Mais Rabugentos (1995) . Elas não aparecem juntas neste filme, mas compartilham cenas nestes últimos.

Richard Attenborough concordou em dirigir este filme e Uma Ponte Longa Demais (1977) em troca de obter financiamento de Joseph E. Levine para seu projeto dos sonhos, Gandhi (1982) .

No livro, Merlin teve um papel maior. Entre outras coisas, o livro conta como ele e Corky se conheceram e descreve como Merlin treinou Corky para fazer truques de cartas.

As filmagens começaram em 9 de janeiro de 1978, com um orçamento de US$ 10 milhões, de acordo com um artigo do Daily Variety de 5 de abril de 1978. O mesmo artigo mencionava tensões no set entre Anthony Hopkins e Ann-Margret . Hopkins posteriormente mencionou isso no Toronto Globe and Mail, afirmando que nunca mais trabalharia com a atriz.

Ann-Margret e Anthony Hopkins receberam cerca de US$ 300.000 cada por suas apresentações.

Dizem que este filme foi filmado em sets fechados em Hollywood, para preservar os segredos do enredo e da história.

Este é o terceiro de cinco filmes dirigido por Richard Attenborough que apresentou Anthony Hopkins . The others were As Garras do Leão (1972) , Uma Ponte Longe Demais (1977) , Chaplin (1992) and Terra das Sombras (1993) .

Junto com Chorus Line: Em Busca da Fama (1985) , este é um dos dois únicos filmes dirigidos por Richard Attenborough ambientados no presente.

De acordo com um artigo do Toronto Globe and Mail de 24 de outubro de 1978, Jack Nicholson, Robert De Niro e Dustin Hoffman eram os principais candidatos ao papel de Corky.

O filme nunca explica se Fats é mau, mas sugere que Corky ( Anthony Hopkins ) está imaginando que o boneco está vivo. No entanto, há uma cena no filme em que Fats parece piscar, mesmo que Corky não o esteja tocando.


SPOILERS (SE NÃO ASSISITIU AO FILME , NÃO LEIA)

Na cena em que Fats repreende Corky por tentar deixá-lo, há uma tomada em que os olhos de Fats se movem aparentemente por conta própria. Isso levou alguns a acreditar que Corky não sofre de esquizofrenia ou TID, e que Fats está, na verdade, possuído. No entanto, no documentário do DVD "Fats & Friends", Dennis Alwood, ventríloquo profissional e marionetista de Fats, explica que foi simplesmente um erro. O diretor Richard Attenborough optou por deixar a tomada na versão final porque gostou da aparência e duvidava que muitas pessoas realmente notassem

O filme nunca explica o que é Fats. Diversas teorias foram formuladas, sendo a primeira e mais precisa a de que o boneco é uma forma de Transtorno Dissociativo de Identidade. Outras teorias incluem esquizofrenia, a possibilidade de o boneco estar possuído ou ser uma tulpa (uma espécie de amigo imaginário).

Há uma cena bem sutil do que representa a história, em torno de 55 minutos, quando a câmera capta de perfil o protagonista e o boneco e coloca o boneco extamente alonhado ao rosto do ator, mostrando uma mente fragmentada e duas personalidades que se fundem



Cartazes:



Filmografias Parciais:

Anthony Hopkins 






Hamlet (1969); Juggernaut: Inferno em Alto-Mar (1974); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); O Homem Elefante (1980); Pedro e Paulo com Coragem e Fé (1981); O Corcunda de Notre Dame (1982); Rebelião em Alto Mar (1984); Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (1987); Horas de Desespero (1990); O Silêncio dos Inocentes (1991); Freejack: Os Imortais (1992); Retorno a Howards End (1992); Drácula de Bram Stoker (1992); Chaplin (1992); Vestígios do Dia (1993); Terra das Sombras (1993); Lendas da Paixão (1994); Nixon (1995); No Limite (1997); Amistad (1997); A Máscara do Zorro (1998); Instinto (1999); Hannibal (2001); Dragão Vermelho (2002); Alexandre (2004); Desafiando os Limites (2005); A Lenda de Beowulf (2007); O Lobisomem (2010); O Ritual (2011); Thor (2011); Hitchcock (2012); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Noé (2014); Má Conduta (2016); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); Thor 3: Ragnarok (2017); Dois Papas (2019); Meu Pai (2020), Um Filho (2022)


Ann-Margret






Dama por um Dia (1961); Anjo do Diabo (1964); Em Busca do Prazer (1964); A Mesa do Diabo (1965); Feita em Paris (1966); Matt Helm Contra o Mundo do Crime (1966);  A Longa Noite do Enigma (1969); Vidas em Jogo (1976); A Mais Louca das Aventuras de Beau Geste (1977); Cactus Jack, o Vilão (1979); O Retorno do Soldado (1982); Nenhum Passo em Falso (1986); Até que a Vida nos Separe 91988); Dois Velhos Rabugentos (1993); Dois Velhos Mais Rabugentos (1995); Um Domingo Qualquer (1999); Viagem Sem Destino (2002); Separados pelo Casamento (2006); Meu Papai é Noel 3 (2006); Surpresa em Dobro (2009); Despedida em Grande Estilo (2017)


Ed Lauter (1938–2013) 






A Fúria dos 7 Homens (1972); Os Novos Centuriões (1972); Assassinato de um Presidente (1973); Golpe Baixo (1974); O Triângulo do Diabo (1975); Operação França II (1975); King Kong (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); Clone Master (1978); A Maratona Final (1979); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); Operação Vingança (1981); Perseguição Mortal (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); Lassiter - Um Ladrão Quase Perfeito (1984); Desejo de Matar 3 (1985); Jogo Bruto (1986); Nascido em 4 de Julho (1989); Despedida em Las Vegas (1995); Rastro de Pavor (1996); O Preço da Traição (1996); Treze Dias Que Abalaram o Mundo (2000); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); Golpe Baixo (2005); Número 23 (2007); Camille - Um Amor do Outro Mundo (2008); O Artista (2011); Assassino Invisível (2014).


Burgess Meredith (1907-1997)






O Energúmeno (1935), Os Predestinados, Amores Mal Parados (1937), A Dança da Primavera (1938), Carícia Fatal (1939), Dias Sem Fim (1940), Amor da Minha Vida (1940), Que Sabe Você do Amor? (1941), Seus Três Amores (1941), Vida Contra Vida (1942), Artilheiros das Nuvens (1943), Fugitivo da Guilhotina (1949), A Rosa do Oriente (1957), Além da Imaginação (1959–1963 -  episódios), O Cardeal (1963), A Primeira Vitória (1965), Madame X (1966), Jogada Decisiva (1966), O Incerto Amanhã (1967), As Torturas do Dr Diábolo (1967)Batman - O Homem Morcego (1966), Batman e Robin (1966–1968 - 21 episódios), Joe é Muito Vivo (1968), O Ouro de Mackenna (1969), Sou Pago para Matar (1969), Os Rebeldes (1969), Ninho de Cobras (1970), Amigo é pra Essas Coisas (1971), O Paraíso é Logo Ali (1972), Degraus para o Poder (1972), O Presidente Negro (1972), Agulhas de Ouro (1974), O Terceiro Olho (1974), Korg: 70,000 B.C. (narração 1974–1975 - 19 episódios), O Dia do Gafanhoto (1975), 92 Graus à Sombra (1975), O Dirigível Hindenburg (1975), A Mansão Macabra (1976), Rocky, um Lutador (1976), A Sentinela dos Malditos (1977), Ameaça no Supersônico (1977), O Fantástico Capitão Nemo (1978), Manitou - O Espírito do Mal (1978), Golpe Sujo (1978), Um Passe de Mágica / Magia Negra (1978), Rocky II - A Revanche (1979), O Dia em que o Mundo Acabou (1980), Fúria de Titãs (1981), Confissões Verdadeiras (1981), Rocky III - O Desafio Supremo (1982), No Limite da Realidade (1983 - narração), Ouro da Cobiça (1984), Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel (1985), Ajuste de Contas (1986), Rei Lear (1987), Lua Cheia em Blue Water (1988), Tiro de Misericórdia (1990), Rocky V (1990), O Mensageiro do Diabo (1991), Lincoln (1992 - narração), Dois Velhos Rabugentos (1993), Alto Astral (1994), Aventura no Deserto (1994), Os Super Heróis do Oeste (1995), Dois Velhos Mais Rabugentos (1995)

quinta-feira, 29 de maio de 2025

LÁGRIMAS PARA OS ESTRANHOS / CRY FOR THE STRANGERS (1982) - ESTADOS UNIDOS


 FANTASMAS DO PASSADO

Em 1937, um menino tem estranhas visões durante a noite e, no dia seguinte, descobre seus avós mortos em uma praia. Quarenta e cinco anos depois, o psiquiatra Brad Russell  (Patrick Duffy)  e sua esposa Elaine Russell (Cindy Pickett) resolvem mudar-se da cidade grande para um local mais bucólico, a cidade costeira de Clark's Harbor, no Oregon, alugando a mesma casa na praia. Para a surpresa do casal, uma morte assusta os moradores: o corpo de um homem é encontrado por um barco. Eles também percebem que os moradores parecem não se sentirem confortáveis com estranhos. Brad encontra Glen Palmer (Lawrence Pressman), pai de Robby (Shawn Carson), uma criança hipercinética que tratara, se surpreendendo com a informação de que este agora é uma criança absolutamente normal desde que se mudaram para o local, o que reforça seu desejo de ficar no local e entender o que acontecera ao menino. Em um passeio pela praia, encontram Riley (Jeff Corey) que lhes confidencia que o local fora habitado por uma tribo já extinta: os “clicker shaws” que usavam a praia de sacrifício, na qual enterravam suas vítimas em um poço apenas com a cabeça descoberta e que morriam com a subida da maré. Esse “culto de dançarinos da tempestade” parece reaparecer em certas noites de tempestades. Novas mortes passam a ocorrer, levando Brad, Elaine e Glen a acreditarem que algo sobrenatural parece querer eliminar todos aqueles que não nasceram no local, além do menino Robby que parece ter alguma ligação com as tempestades que ocorrem. 

Dirigido por Peter Medak (A Experiência II: A mutação), “Cry for the Strangers”, foi um telefilme produzido pela rede CBS em dezembro de 1982, no programa semanal “CBS Saturday Night Movie”. No Brasil, sua estreia ocorreu em 13 outubro de 1984, no “Supercine” da Globo. O filme foi baseado no livro homônimo de John Saul, autor conhecido nos Estados Unidos e cujo livro foi lançado no Brasil pela Editora Record, com o título “Chorai Pelos Estranhos” (“Quando o Vento Sopra” também foi lançado pela Record).

Por ser um thriller feito para a tevê, não podemos esperar uma produção com lentes mais sofisticadas como são as de cinema. “Lágrimas Para os Estranhos” começa bem, com aquele clima de mistério, mortes crescentes e nenhum caso resolvido. Nós recebemos a informação que podem ser fantasmas (no livro, pele-vermelhas que foram expulsos de suas terras e juraram se vingar dos estranhos que ali chegassem), mas o casal e o pai do menino apenas acompanham o surgimento de pessoas mortas. O maior problema é que o diretor Medak resolveu utilizar “ad finitum” as cenas de nuvens carregadas se aproximando (sempre as mesmas imagens), um prenúncio de tempestade e vingança. A curiosidade é sobre como esse mistério será resolvido, ainda que ao final fique aquela sensação de que o filme não soube explorar devidamente o livro.

O elenco é o grande atrativo desse telefilme. Patrick Duffy ficara famoso com o breve seriado “O Homem do Fundo do Mar” (1977-1978). Nessa época estava com o sucesso “Dallas”, o que justificava sua escalação para angariar audiência. Cindy Pickett será sempre lembrada por interpretar a mãe do personagem Ferris Bueller em “Curtindo a Vida Adoidado” (1986). Brian Keith, ator de vários filmes e séries como “Cara e coroa” (1983-1986),  interpreta o xerife que acredita que todos os homicídios são acidentes. Robby Palmer, de “Pague para Entrar, Reze para Sair“ (1981) interpretou o menino Shawn Carson.  O veterano ator Jeff Corey  interpretou Riley, que vive na praia atrás de artefatos indígenas. Temos também o ator Martin Kove (Karate Kid, Rambo II e Cobra Kai) interpretando Jeff que trabalha com o pai em barco pesqueiro.

Lágrimas para os Estranhos teve pouquíssimas exibições em nossa tevê. É um telefilme que vale pela curiosidade de seu elenco. É interessante até sua primeira metade, depois, porém, começa a declinar, com um final bem interessante, mas que deveria ter sido melhor desenvolvido

 

Curiosidades:

Disponível no You Tube, com o título original, na data desta postagem, com legendas traduzidas automaticamente

 

Cartazes:













Patrick Duffy em O Homem do Fundo do Mar

 










Patrick Duffy em Dallas


 











Cindy Pickett em Curtindo a Vida Adoidado

 








Brian Keith no seriado Cara e Coroa 










Martin Kove em Karate Kid 








Martin Kove em Cobra Kai







 

Filmografias Parciais:

Patrick Duffy






The Stranger Who Looks Like Me (1974), Hurricane (1974), The Last of Mrs. Lincoln (1976), O Homem do Fundo do Mar (1977–1978), As Panteras (1980 - 2 episódios), Lágrimas para Estranhos (1982), A Máquina do Crescimento (1988), A Morte Pede seu Preço (1990, Dallas (1978–1991 - 326 episódios), Daddy (1991), Texas: Poder e Corrupção (1994), Dallas: O Retorno de J.R. (1996), Dallas: A Guerra dos Ewings (1998), Rusty - O Grande Resgate (1998), Não Olhe para Trás (1999), Um Amor de Vizinha (2006), O Amor Toma Asas (2009), Você de Novo (2010), Dallas (2012–2014 - 40 episódios), Tráfico de Mulheres (2017), Paisagem de Natal (2018), O Segredo do Natal (2019), Um Gesto Simples de Natal (2019), Questões de Família (2019), Batalha de Natal (2020), A Dona da Mansão (2021), Lepattanó (2024) 

Cindy Pickett






Jogos Noturnos (1980); Lavagem Cerebral (1981); Lágrimas para os Estranhos (1982); Curtindo a Vida Adoidado (1986); Raízes do Poder (1987); St. Elsewhere (seriado 1986-1988); Abismo do Terror (1989); Corações Partidos (1991); Sonâmbulos (1992); Justiça Final (1992); Jogo Arriscado (1992); A Verdade Oculta (1995); Hyperion Bay (seriadpo 1998-1999): As Muitas Mulheres de Minha Vida (2007); Adorável Mafioso (2014); Te Ata (2016); Um Natal Inesperado (2017); A Walk with Grace (2019) 

 

Brian Keith (1921-1997)






Criador de Campeões (1940), O Justiceiro (1947), Horas Intermináveis (1951), O Último Guerreiro (1953), O Tesouro Perdido do Amazonas (1954), Tormenta no Alasca (1954), Atrás da Cortina de Bambu (1954), Um Pecado em Cada Alma (1955), Ratos Humanos (1955), No Mau Caminho (1955), No Despertar da Tormenta (1956), A Maleta Fatídica (1956), O Crime Caminha Pela Noite (1957), Renegando o Meu Sangue (1957), A Capital do Crime (1957), Alguém Há de Morrer (1957), 4 Pistoleiros e um Homem (1957), O Rifle de 15 Tiros (1958), Caudilho da Serra (1958), Villa, o Temerário (1958), O Moço de Filadélfia (1959), Os Dez Ousados (1960), O Grande Amor de Nossas Vidas (1961), O Incrível Homem do Espaço (1962), Na Trilha dos Apaches (1963), Bandoleiros do Oeste (1963), Um Tigre Caminha pela Noite (1964), Em Busca do Prazer (1964), Somente os Fracos Se Rendem (1965), Nas Trilhas da Aventura (1965), Raça Brava (1966), Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! (1966), Um Biruta em Órbita (1966), Os Pecados de Todos Nós (1967), Tem um Homem na Cama da Mamãe (1968), Krakatoa, O Inferno de Java (1968), Uma Certa Casa em Chicago (1969), Só os Valentes Voltaram (1970), John Escandaloso (1971), Os Renegados (1971), Operação Yakuza (1974), O Vento e o Leão (1975), O Direito de Matar: O Caso Karen Ann Quinlan (1977), Hooper, o Homem das Mil Façanhas (1978), Meteoro (1979), Os Homens da Montanha (1980), Charlie Chan Contra a Rainha Dragão (1981), Caçada em Atlanta (1981), Lágrimas para Estranhos (1982), Cara e Coroa (1983–1986 - 67 episódios), Álamo - 13 Dias de Glória (1987), Terror no Oriente Médio (1987), Os Jovens Pistoleiros (1988), Regresso do Vietnã (1989), Anjos: A História de Dorothy Day (1996)

 

Martin Kove






Aniversário Macabro (1972); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Dois Tiras Meio Suspeitos (1982); Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984); Rambo II: A Missão (1985); Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua (1986); Steele Justice (1987); Karatê Kid 3: O Desafio Final (1989); Projeto Mortal (1992); Falcões de Fogo (1993); Os Assassinos (1993); Wyatt Earp (1994); Wyatt Earp: Return to Tombstone (1994); Perseguição Selvagem (1994); Fuga Violenta (1995); Jeremiah e a Montanha Encantada (1996); O Juízo Final (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); Revanche Sangrenta (2001); Crocodilo 2 (2002); 7 Múmias (2006);  Código de Assassinos (2011); Uma Segunda Chance (2013); Eternity: The Movie (2014); A Revanche (2014); Fake News (2017); Finding Sara (2018);  Inferno by Dante (2018); The Highwayman (2018); Bloodlands: A Crime Saga  (2019); Cobra Kai  (Seriado 2018 - 2025).

Jeff Corey (1914-2002)






Vaqueiro Solitário (1942), Sepultura Vazia (1942), Pesadelo da Família (1942), Antes Tarde do que Nunca (1942), Minha Amiga Flicka (1943), Uma Aventura na Noite (1946), Brutalidade (1947), Meu Revólver é Lei (1947), Demônio Dourado (1948), O Naufrágio do Hesperus (1948), Joana D'Arc (1948), O Rasto da Bruxa Vermelha (1948), Esconderijo (1949), Almas Abandonadas (1949), Viagem Sangrenta (1949), Tesouro do Bandoleiro (1950), Audácia dos Fortes (1950), Peles Vermelhas (1950), Cinzas ao Vento (1950), Horas Intermináveis (1951), Resistência Heroica (1951), O Príncipe Ladrão (1951), A Dama Enjaulada (1964), A Mesa do Diabo (1965), A Sangue Frio (1967), O Homem Que Odiava as Mulheres (1968), Bravura Indômita (1969), Butch Cassidy (1969), De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Noite Sem Fim (1970), O Pequeno Grande Homem (1970), O Parceiro do Diabo (1971), O Tigre de Papel (1975), Almas Malditas (1975), O Último Magnata (1976), A Maldição da Viúva Negra (1977), Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977), A Juventude de Butch Cassidy (1979), Mercenários das Galáxias (1980), A Espada e os Bárbaros (1982), Criador (1985), Fúria por Viver (1985), Guerra de Paixões (1990), Alta Tensão (1990), Ruby Cairo (1992), Beethoven 2 (1993), A Cor da Noite (1994)