quarta-feira, 13 de agosto de 2025

LAURA (1944) - ESTADO UNIDOS

 

O FASCÍNIO DE UM CLÁSSICO NOIR

Mark McPherson (Dana Andrews) é o detetive designado para investigar a morte de Laura (Gene Tierney), baleada no rosto dentro de casa, cujo corpo foi encontrado pela empregada Bessie (Dorothy Adams). A primeira pessoa a ser interrogada é Waldo Lydecker (Clifton Webb), um famoso crítico literário conhecido por sua arrogância. McPherson percebe que deve vasculhar os relacionamentos de Laura para tentar desvendar o mistério, e Shelby Carpenter (Vincent Price), noivo de Laura, também se transforma em um suspeito imediato, junto com Lydecker.

Quando o crítico começa a narrar como conheceu a jovem e a ajudou a ascender no mundo dos negócios de forma vertiginosa, um pouco da personalidade de Laura é revelado — ainda que pela perspectiva de Lydecker. McPherson começa a traçar o perfil da bela Laura através de suas cartas e de seu diário, além de parecer se encantar com a imagem de seu quadro na parede. Mas eis que acontece algo insólito: Laura ressurge após o final de semana, aparentemente sem saber de nada. A resposta é óbvia: Laura está viva. Mas, de quem é o corpo encontrado em sua sala com o rosto desfigurado? E qual a motivação do crime?

O detetive muda os rumos da investigação e agora todos são suspeitos, ao mesmo tempo que a figura enigmática de Laura parece envolvê-lo para além de uma simples investigação.


Este foi o terceiro filme feito em Hollywood pelo cineasta austríaco Otto Preminger. Baseado na novela policial de Vera Caspary, o filme foi indicado a 5 Oscars e conquistou o de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Joseph La Shelle) em 1944  tornando a canção-título de David Raksin famosa, com diversas regravações ao longo das décadas.

A história dos bastidores de Laura é igualmente interessante. Preminger era inicialmente apenas o produtor, mas, ao conferir o primeiro lote de filmagens do diretor Rouben Mamoulian, mostrou-se muito contrariado com as atuações, figurinos e cenários, enviando o material ao chefe de estúdio da Twentieth Century Fox, Darryl F. Zanuck. Este ordenou que Mamoulian ignorasse o material e refilmasse tudo, mas o segundo lote também não agradou a Preminger, que alegava estar impedido de entrar no set. Zanuck, então, despediu Mamoulian e liberou Preminger para recomeçar as filmagens do zero.

Mas os problemas estavam apenas começando. Segundo relatos, Preminger teria dito que Mamoulian havia telefonado para cada membro do elenco, avisando que seu substituto não gostava da atuação deles e pretendia demiti-los. Assim, Preminger precisou conquistar a confiança da equipe. Em contrapartida, ele descartou todo o material anterior, incluindo o retrato original de Laura, pintado por Azadia Newman, esposa de Mamoulian. No lugar, resolveu ampliar uma fotografia de Gene Tierney e pintá-la a óleo para suavizar os contornos — e, em cena, realmente parece uma pintura.

Gene Tierney afirmou que o elenco teve que suportar várias horas de atraso para atender ao perfeccionismo de Preminger, considerando que ela mesma não queria participar do filme, mas o fez por obrigações contratuais. E o elenco também não era exatamente o que Zanuck queria. Ele desejava Jennifer Jones (que recusou) para o papel de Laura, Laird Cregar para Waldo Lydecker e John Hodiak para Mark McPherson. Zanuck também não gostou da primeira versão de Preminger e insistiu que fosse filmado um novo final. Após a exibição dessa versão, o colunista Walter Winchell abordou Zanuck e disse: "Não entendi o final. Você precisa mudá-lo." Zanuck cedeu e permitiu que Preminger retomasse o final original.

E o que há de tão especial em Laura para transformá-lo em um clássico noir, considerado um marco para as temáticas mais maduras do gênero a partir de então? Analisando de forma mais fria, há elementos incomuns que parecem passar despercebidos ou cuja importância não parece tão relevante para o espectador: um suspeito que acompanha a investigação e interroga outros personagens; um detetive que nunca é visto na delegacia; a protagonista ausente na maior parte do filme; não há marcas de sangue no local; todo mundo passeia no local do crime; um noivo que vive mentindo, mas não é o principal suspeito; e certa teatralidade nas atuações. Talvez o ponto mais criticado atualmente seja a forma como o detetive lida com a arma do crime.

Ainda assim, há pontos interessantes: a figura bela e enigmática de Laura, cujas facetas são narradas por diferentes personagens; as informações contraditórias e fragmentadas; a fotografia de Joseph La Shelle; e a música de David Raksin, que, apesar de ter sido ignorada pelo Oscar, fez tanto sucesso que o estúdio recebeu inúmeras cartas pedindo uma gravação do tema principal.

Quanto ao elenco, Gene Tierney interpretou uma Laura onírica, que enfeitiça os homens, desperta inveja nas mulheres e nunca parece emocionalmente envolvida. Vincent Price sempre considerou este o melhor filme que já fez e creditou o sucesso à dupla Tierney–Preminger. Clifton Webb, escolhido por insistência de Preminger apesar da oposição de Zanuck (devido à sua homossexualidade conhecida em Hollywood), fez seu primeiro papel no cinema desde 1925, foi indicado ao Oscar e roubou a maioria das cenas. Vincent Price interpretou Carpenter, o bon vivant de reputação duvidosa. Dana Andrews viveu o cínico detetive que desenvolve um fascínio por uma mulher morta — e ainda mais intenso quando descobre que ela está viva.

Considerada a obra-prima de Otto Preminger (1905-1986), Laura, mesmo passados 81 anos de sua concepção, permanece celebrada e figura entre as maiores obras do gênero noir. É um filme que se apoia fortemente na força de seu elenco e na visão de um diretor que pegou uma história com várias inconsistências e conseguiu escondê-las do grande público.

Trailer:


Curiosidades:

Gene Tierney não se deu muito crédito pelo sucesso: "Nunca achei que minha atuação fosse mais do que adequada. Fico feliz que o público ainda me identifique com Laura, em vez de não ser identificado de forma alguma. As homenagens, acredito, são à personagem – a onírica Laura – e não a quaisquer dons que eu tenha trazido ao papel. Não quero parecer modesta. Duvido que qualquer um de nós ligado ao filme tenha pensado que ele tivesse chance de se tornar uma espécie de clássico do mistério, ou de perdurar além de sua geração. Se funcionou, foi porque os ingredientes estavam certos."

Segundo sua filha Victoria, Vincent Price sentiu que Gene Tierney teve tanto a ver com o sucesso do filme quanto com a direção do produtor e diretor Otto Preminger : "Na opinião dele, foram a 'beleza peculiar' e a subestimada capacidade de atuação de Gene Tierney que tornaram 'Laura' tão popular", disse ela. "Ele achava que a beleza dela era atemporal e imperfeita."

Este filme é famoso pelo "Tema Laura". Quando questionada sobre o motivo de ter recusado o papel de Laura, Hedy Lamarr respondeu: "Me enviaram o roteiro, não a trilha sonora."

De acordo com Victoria, filha de Vincent Price , Price certa vez perguntou a Otto Preminger por que ele achava que conseguiria fazer um trabalho melhor neste filme do que Rouben Mamoulian . "Rouben só conhece pessoas legais", respondeu Preminger. "Eu entendo os personagens de 'Laura'. São todos vilões, assim como meus amigos."

A Twentieth Century Fox pediu ao renomado compositor Johnny Mercer que escrevesse a letra de "Laura's Theme", e ele atendeu com prazer. A música também foi um sucesso estrondoso, tornando-se um padrão instantâneo, gravada ao longo dos anos por inúmeros artistas, incluindo Frank Sinatra e Ella Fitzgerald , além de ser uma paródia do líder da banda de comédia Spike Jones

O jogo portátil que o Tenente McPherson usa para manter a calma é o "Colmor's Baseball Dexterity Puzzle". As instruções dizem: "Coloque um jogador em cada base e home plate em um minuto para marcar um home run."

O papel de Laura foi oferecido a Rosalind Russell , mas ela achou que era pouco e recusou.

David Raksin só conseguiu a trilha sonora deste filme depois que Alfred Newman decidiu que não tinha tempo para isso, e Bernard Herrmann posteriormente recusou o projeto

Marlene Dietrich demonstrou interesse em interpretar Laura Hunt.

De acordo com o marido de Gene Tierney , o famoso estilista Oleg Cassini , a tragédia pessoal de lidar com os graves problemas da filha bebê, Daria, pouco antes das filmagens, contribuiu para a interpretação de Tierney como a misteriosa Laura. "É irônico que, durante grande parte do filme, ela tenha interpretado uma garota presumivelmente morta, mas que, na verdade, estava viva. De certa forma, Gene era exatamente o oposto. Após o nascimento de Daria, ela parecia morrer por dentro. Havia uma qualidade fantasmagórica, uma evanescência, tanto em Laura quanto em Gene. Mesmo depois que Laura é descoberta viva, ela mantém um certo mistério, uma aura, que permeia o filme e lhe confere muito de sua magia. E Gene? Depois de Daria, havia uma distância que eu nunca consegui superar."

Burt Reynolds disse que usou elementos deste filme como inspiração para "Sharky's Machine" (1981) - especificamente o policial se apaixonando por uma mulher assassinada e seu reaparecimento mais tarde.

Gene Tierney faleceu aos 70 anos de Efisema

Dana Andrews  faleceu aos 83 de pneumonia

Vincent Price faleceu aos 82 anos de câncer de pulmão

Clifton Webb faleceu aaos 76 anos de ataque cardíaco

Dorothy Adams faleceu aos 93 anos de causas naturais

Judith Anderson faleceu aos 94 anos de pneumonia




Cartaz:













Filmografias Parciais:

Gene Tierney (1920-1991)






Service de Luxo (1938), Vidas Privadas de Elizabeth e Essex (1939), A Torre de Londres (1939), O Homem Invisível Retorna (1940), Inferno Verde (1940), A Casa dos Sete Telhados (1940), Brigham Young – Sentinela do Oeste (1940), Tobacco Road – A Estrada do Tabaco (1941), Belle Starr – Fora da Lei (1941), Sundown (1941), O Gesto de Xangai (1941), Filho da Fúria – A História de Benjamin Blake (1942), O Céu Pode Esperar (1943), Laura (1944), Pecado Mortal (1945), Dragonwyck (1946), A Senda do Raso (1946), Dama e o Fantasma (1947), Para Sempre Âmbar (1947), Noite Eterna (1947), A Teia (1947), No Central Park (1948), O Regimento dos Canalhas (1948), Bagdá (1949), O Suborno (1949), O Barão do Arizona (1950), Champanhe para César (1950), Chamada para o Palco em Cactus Creek (1950), As Aventuras do Capitão Fabian (1951), O Tipo de Mulher Dele (1951), História de Las Vegas (1952), O Mágico Louco (1954), O Filho de Sinbad (1955), Os Dez Mandamentos (1956), O Domínio do Mundo (1961), O Poço e o Pêndulo (1961), Rainha do Nilo (1961), A Fúria dos Bucaneiros (1961), Condenados N.º 4 (1962), Confissões de um Viciado em Ópio (1962), Contos de Terror (1962), O Palácio Assombrado (1963), Contos Repetidos (1963), A Tumba de Ligeia (1964), O Retorno do Dr. Phibes (1972), O Teatro da Morte (1973), Casa dos Mortos (1974), Jornada ao Medo (1975), Alice Cooper: Bem-vindo ao Meu Pesadelo (1975), A Borboleta (1977), Edward Mãos-de-Tesoura (1990).


Dana Andrews (1909-1992)






Lucky Cisco Kid (1940), A Moça do Marinheiro (1940), Kit Carson (1940), O Ocidental (1940), Tobacco Road – A Estrada do Tabaco (1941), Belle Starr – Fora da Lei (1941), Águas Profundas (1941), A Bola de Fogo (1941), Berlin Correspondent (1942), Consciências Mortas(1943), Laura (1944), A Travessia da EsperanThe Best Years of Our Lives, 1946), Boomerang! (1947), Daisy Kenyon (1947), Cortina de Ferro (1948), Carga Selada (1951).


Vincent Price (1911-1993)






Serviço de Luxo (1938), Vidas Privadas de Elizabeth e Essex (1939), A Torre de Londres (1939), O Homem Invisível Retorna (1940), Inferno Verde (1940), A Casa dos Sete Telhados (1940), Brigham Young – Sentinela do Oeste (1940), Estrada do Tabaco (1941), Belle Starr – Fora da Lei (1941), Sundown (1941), O Gesto de Xangai (1941), Filho da Fúria – A História de Benjamin Blake (1942), A Canção de Bernadette (1943), Laura (1944), Wilson – O Homem Que Chegou ao Poder (1944), As Chaves do Reino (1944), Pecado Mortal (1945), Intriga Real (1945), O solar de Dragonwyck (1946), Choque (1946), Noite Eterna (1947), Moss Rose (1947), No Central Park (1948), O Regimento dos Canalhas (1948), Os Três Mosqueteiros (1948), O Suborno (1949), Bagdá (1949), Champanhe para César (1950), O Barão do Arizona (950), As Aventuras do Capitão Fabian (1951), Seu Tipo de Mulher (1951), História de Las Vegas (1952), Museu de Cera (1953), O Mágico Louco (1954), O Filho de Sinbad (1955), Os Dez Mandamentos (1956), No Silêncio de uma Cidade (1956), A História da Humanidade (1957), A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, 1958), A Mansão do Morcego (House on Haunted Hill, 1959), O Monstro de Mil Olhos (1959), Mais Uma Mosca (1959), A Morcega (1959), A Queda da Casa de Usher (1960), O Poço e o Pêndulo (1961), O Domínio do Mundo (1961), A Torre de Londres (Tower of London, 1962), Contos de Terror (1962), O Castelo Assombrado (1963), O Corvo (1963), Diário de um Louco (1963), O Último Homem na Terra (1964), A Máscara da Morte Vermelha (1964), A Tumba de Ligeia (1964), Guerreiros dos Mares (1965), Dr. Goldfoot e a Máquina de Biquíni (1965), O Caçador de Bruxas (1968), A Caixa Oblonga (1969), O Grito da Banshee (1970), O Abominável Dr. Phibes (1971), A Vingança do Dr. Phibes (Again, 1972), Teatro da Morte (1973), A Casa dos Mortos (1974), A Revolta de Percy (1974), Jornada ao Medo (1975), Alice Cooper: Bem-vindo ao Meu Pesadelo (1975), A Borboleta (1977), Caça ao Tesouro (1979), O Clube dos Monstros (1981), Vincent – Narrador (Vincent, 1982), A Casa das Sombras Longas (House of the Long Shadows, 1983), Carnificina na Casa da Morte (1984), Do Sussurro ao Grito (1987), As Baleias de Agosto (1987), , Confronto Mortal (1988), Fogo Cruzado (1990), Edward Mãos-de-Tesoura (1990), O Ladrão e o Mágico – voz (1993).

Clifton Webb (1889-1966)






Polly With a Past (1920), Laura (1944), Envolto na Sombra (1946), A Senda do Terror (1946), Sitting Pretty (1948), O Gênio Vai para a Escola (1949), Doze Filhos e uma Louca (1950), Mr. Belvedere Toca o Sino (1951), O Gênio na Televisão (1952), A Marcha Triunfal(1952), Titanic – O Gigante dos Mares (1953), Três Moedinhas no Poço (1954), O Homem que Nunca Existiu (1956), A Lenda da Estátua Nua (1957), Tudo Azul com o Barba Azul (1959), Amantes em Férias  (1959), Tentação Diabólica (1962).


Dorothy Adams (1900-1988)






Ninotchka (1939), Boa Sorte (1939), A Lâmpada Maravilhosa (1941), O Morro dos Maus Espórios (1941), História de Cama (1941), Lady Gangster (1942), A Legião Branca (1943), Laura (1944), Anjo ou Demônio ? (1945), Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946), O Grande Golpe (1956), O Grande País (1958), Sangue de Pistoleiro (1958), Os Dez Mandamentos (1956).


Judith Anderson (1897-1992)






Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), Em Cada Coração um Pecado (1942), Balas Contra a Gestapo (1942), Noivas de Tio Sam (1943), Laura (1944), E Não Sobrou Ninguém (1945), O Estranho Amor de Martha Ivers (1946), A Casa Vermelha (1947), Perseguição (1947), Os Dez Mandamentos (1956), Gata em Teto de Zinco Quente (1958), Cinderfella (1960), Um Homem Chamado Cavalo (1970), Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spock (1984).