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sexta-feira, 15 de agosto de 2025

OLHOS VERDES / GREEN EYES (1977) - ESTADOS UNIDOS

 


NA GUERRA, ALGUNS VOLTAM COM MEDALHAS. OUTROS, COM FANTASMAS.

Retornando do Vietnã e após um ano hospitalizado, Lloyd Dubeck (Paul Winfield) descobre um país bem diferente daquele que deixara: desemprego, intolerância racial e desprezo. Os empregos tornam-se escassos para os veteranos e ainda piores para aqueles que, como ele, voltaram com certa incapacitação. Apesar de ter enviado dinheiro, vê sua família vivendo em condições muito ruins.

Desencantado com seu país, resolve retornar a Saigon, onde deixara uma jovem prostituta grávida, no intuito de localizá-la. A única informação que tem é através de uma carta que recebera da mesma informando que seu filho nascera e que possui olhos verdes. Mas o que encontra é um país devastado pela guerra, com milhares de famintos, mutilados e crianças órfãs, muitas delas filhos de soldados americanos que partiram. Ao encontrar Margert Sheen (Rita Tushingham), é desencorajado em sua busca: num momento de caos social como aquele, é quase impossível localizar a mãe e o filho, pois a maioria migrou para outras localidades em busca de sobrevivência. Lloyd começa uma peregrinação por vários orfanatos, na qual se estarrece com o que vê: centenas de crianças largadas à própria sorte, numa luta individual e diária pela sobrevivência.

Ao encontrar um garoto vietnamita chamado Trung (Lemi), de nove anos, uma chama de esperança volta a se acender. O garoto, que vive nas ruas de Saigon, parece ter várias conexões, e uma delas é um amigo americano de Lloyd, Noel Cousins (Jonathan Goldsmith), dado como morto em combate, mas que ficou para trás voluntariamente e descobriu um modo de ganhar dinheiro no mercado negro local. Ele conheceu sua esposa e seu filho de olhos verdes e tem uma vaga ideia de para onde ela pode ter ido, mas adverte Lloyd de que é melhor voltar para o seu país, pois o que busca poderá lhe trazer grande dor.

Olhos Verdes foi um drama produzido pela rede americana ABC, dirigido por John Erman (1935-2021) e que estreou no Brasil em abril de 1987. Gravado nas Filipinas, é muito reflexivo e atual: mostra o flagelo que a guerra produz e as milhares de vidas destruídas, direta ou indiretamente. Há uma forte crítica ao nos mostrar crianças vietnamitas comendo sobras de alimentos descartados nas ruas ou uma festa americana na qual se come do melhor e o desperdício é imenso, enquanto há crianças famintas do lado de fora, esticando as mãos em busca de que alguém lhes jogue migalhas. Ou o abandono, por parte dos soldados, de milhares de filhos que nunca conheceram e nunca conhecerão, conhecidos como "Bui Doi" — termo que, após a guerra, deixou de significar pessoas vivendo à margem, sem casa ou renda estável, passando a se referir às crianças mestiças nascidas da relação entre soldados americanos e mulheres vietnamitas durante o conflito. Essas crianças muitas vezes eram marginalizadas, vivendo na pobreza e sem aceitação social. Crianças cujo “pecado” era simplesmente o nascimento. Lloyd irá em busca do filho enquanto percorre uma cidade que ainda não sabe como se reconstruir.


SPOILER – SE NÃO VIU O FILME, PULE ESTE PARÁGRAFO

Lloyd revela que não ama a mulher grávida que deixou para trás — uma mulher que sua família já rejeita mesmo sem conhecer —, mesmo explicando que a perda de maridos e pais jogou muitas dessas jovens na prostituição numa tentativa de sobreviverem. Quando ele finalmente localiza a mãe de seu filho (Victoria Racimo), o relato desta vem como um misto de resignação e aceitação dos fatos. Ela já tem outro bebê, de outro soldado que provavelmente também nunca mais verá. Sua revelação sobre o destino da criança parece ser coerente dentro daquele caos e dilacera o coração do até então esperançoso veterano de guerra. Mas fica uma dúvida no espectador sobre o que realmente aconteceu com a criança, quando nos lembramos da conversa de Lyod com Margert que lhe revela que crianças afrodescendentes são ainda mais marginalizadas. A mãe dificilmente conseguiria ajuda ou emprego. E Margert  ainda levanta outro ponto: crianças de olhos verdes, nascidas neste contexto, muitas vezes possuem essa cor nos olhos derivada de uma condição provocada pela sífilis. A afirmação de que a criança perdera o uso das pernas pode se referir a poliomelite. E a fala de Trung no final:  “vi meus olhos verdes”, sugere a Lloyd que poderia ver nele uma substituição para o filho perdido. É uma forma simbólica de criar um vínculo e tentar ser adotado. Isso pode significar que o título Green Eyes pode não ser apenas uma questão física (nem a mãe, nem o pai tem olhos verdes no filme), mas também uma metáfora sobre projeção, esperança e substituição afetiva. O epílogo diz que Trung foi um dos últimos órfãos autorizados a deixar Saigon.



No elenco, temos Paul Winfield em grande atuação — ele realmente carregou o filme e transmitiu todas as sensações possíveis de quem ainda possui sentimentos no coração. Seu personagem tenta ajudar, sabendo que, por menor que seja essa ajuda, poderá estar fazendo uma enorme diferença. Rita Tushingham interpretou uma jovem que cuida de um Centro de Recepção (local para onde vão as crianças que estão prestes a serem adotadas) e começa, aos poucos, a compreender a busca de Lloyd. Talvez sua personagem esteja ali por uma questão de moralidade ao espectador, para que estes se sintam menos desconfortáveis tendo uma americana cuidando de algumas dessas crianças, e talvez por isso soe um tanto deslocada no contexto. Victoria Racimo interpretou Em Thuy, a prostituta grávida. Jonathan Goldsmith (usando o nome Jonathan Lippe) fez o amigo que preferiu ser dado como morto e ter a vida que desejava naquele país, seja por revolta a tudo que vira e / ou por pura questão de oportunidade. O menino Lemi interpretou o órfão Trung, e seu desempenho foi muito bom — foi seu único trabalho conhecido. Robert DoQui pode ser visto em algumas cenas como o amigo ocasional na fase Estados Unidos.

Vencedor dos prêmios Humanitas Prize (1977) e Peabody Award (1978), Olhos Verdes atualmente é um telefilme raro, que desapareceu das programações e dificilmente será reprisado. Pode ser encontrado em algumas plataformas como o YouTube (com legendas geradas automaticamente). Indicado para quem gosta de dramas de guerra com mensagem reflexiva. Dentro do gênero, é acima da média.


Curiosidades:

Humanitas Prize - Prêmio anual criado em 1974 por uma organização sem fins lucrativos. Seu Objetivo é reconhecer roteiros de cinema e TV que promovam a dignidade humana, a liberdade e o significado da vida. A obra deve ter conteúdo que inspire, eleve e estimule o público a refletir sobre questões morais e sociais.

Peabody Award - Prêmio criado em 1940 pela Universidade da Geórgia, considerado um dos mais prestigiados no jornalismo, entretenimento e documentários. Seu objetivo é honrar excelência em histórias que tenham impacto profundo e relevância social. Seus critérios são: qualidade narrativa, impacto social e contribuição para o entendimento público

Paul Winfield  faleceu de infarto

Robert DoQui faleceu aos 73 anos de causas naturais

Victoria Racimo faleceu aos 69 anos de causas não reveladas

Saigon atualmente se chama Ho Chi Minh

Cartaz:











Filmografias Parciais:

Paul Winfield (1939-2004)






Com os Minutos Contados (1969); R.P.M.: Revoluções por Minuto (1970); O Estranho John Kane (1971); Lágrimas de Esperança (1972);  O Terrível Mister T (1972); Horror nas alturas (1973); A Guerra de um Homem (1973); Conrack (1974); Huckleberry Finn (1974); Olhos Verdes (1977); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Herança Nuclear (1977); A Cidade dos Anjos (1980);  Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Cão Branco (1982); O Exterminador do Futuro (1984); Cidade Corrompida (1986); O Injustiçado (1987); Terror no Oriente Médio (1987); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); O Homem da Máfia (seriado 1989); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Dennis, o Pimentinha (1993); Risco Total (1993); Tyson (1995); Marte Ataca! (1996); Comando Estratégico (1997).

Rita Tushingham






Um Gosto de Mel (1961), A Place to Go (1963), Um Amor Sem Esperanças (1964), Doutor Jivago (1965), A Bossa da Conquista (1965), A Morte Ronda na Floresta (1966), As Psicodélicas (1967), Diamantes para o Almoço (1968), A Magia do Guru (1969), A Vida Privada de um Anormal (1972), Destinados a Morrer (1975), Olhos Verdes (1977), Mistérios (1978), Spaguetti House - Onde Tudo Pode Acontecer (1982), Voando para o Sucesso (1986), The Legendary Life of Ernest Hemingway (1989), O Menino Extraterrestre (1996), The Stretford Wives (2002), Adorável Júlia (2004), Angel Cake (2006), Broken Lines (2008), Os Intrusos (2020), Noite Passada em Soho (2021), A Rainha Guerreira (2023), L'orto americano (2024)


Robert DoQui (1934-2008)






O Leão Vesgo (1965); A Mesa do Diabo (1965);  Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); O Poder Negro (1968); O Presidente Negro (1972); Coffy: Em Busca da Vingança (1973); Fibra de Valente 2 (1975); O Tesouro de Matecumbe (1976); Olhos Verdes (1977); O Massacre da Guiana (1979); Dançando como Loucos (1982); O Espelho da Alma (1984); Os Heróis Não Têm Idade (1984); Ritmo Quente (1985); A Máquina do Outro Mundo (1985); Entre a Escuridão e o Amanhecer (1985); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Lutadores da Liberdade (1988); RoboCop 2 (1990); Imunidade Diplomática (1991); RoboCop 3 (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); A Lenda do Trovão (1997); Positive (2007)  

Jonathan Goldsmith 






A Marca da Forca (1968), Estação Polar Zebra (1968), Esposas Abandonadas (1972), Sedução (1974), Blood Voyage (1976), Olhos Verdes (1977), Inferno Sem Saída (1978), Só Lhe Restaram as Lágrimas (1980), Um Herói Diferente (1982), Obsessão Fatal (1984), Fúria por Viver (1985), Tripla Cartada (1986), O Fantasma do Shopping: A Vingança (1989), Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018)

Victoria Racimo (1943-2020)






À Caça de um Clandestino (1968), Céu Vermelho ao Amanhecer (1971), O Dia do Golfinho (1973), Olhos Verdes (1977), A Semente do Diabo (1979), Admirável Mundo Novo (1980), Os Homens da Montanha (1980), Escola Perigosa (1981), Choke Canyon (1986), A Trilha do Bravo (1987), Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994)

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

LAURA (1944) - ESTADO UNIDOS

 

O FASCÍNIO DE UM CLÁSSICO NOIR

Mark McPherson (Dana Andrews) é o detetive designado para investigar a morte de Laura (Gene Tierney), baleada no rosto dentro de casa, cujo corpo foi encontrado pela empregada Bessie (Dorothy Adams). A primeira pessoa a ser interrogada é Waldo Lydecker (Clifton Webb), um famoso crítico literário conhecido por sua arrogância. McPherson percebe que deve vasculhar os relacionamentos de Laura para tentar desvendar o mistério, e Shelby Carpenter (Vincent Price), noivo de Laura, também se transforma em um suspeito imediato, junto com Lydecker.

Quando o crítico começa a narrar como conheceu a jovem e a ajudou a ascender no mundo dos negócios de forma vertiginosa, um pouco da personalidade de Laura é revelado — ainda que pela perspectiva de Lydecker. McPherson começa a traçar o perfil da bela Laura através de suas cartas e de seu diário, além de parecer se encantar com a imagem de seu quadro na parede. Mas eis que acontece algo insólito: Laura ressurge após o final de semana, aparentemente sem saber de nada. A resposta é óbvia: Laura está viva. Mas, de quem é o corpo encontrado em sua sala com o rosto desfigurado? E qual a motivação do crime?

O detetive muda os rumos da investigação e agora todos são suspeitos, ao mesmo tempo que a figura enigmática de Laura parece envolvê-lo para além de uma simples investigação.


Este foi o terceiro filme feito em Hollywood pelo cineasta austríaco Otto Preminger. Baseado na novela policial de Vera Caspary, o filme foi indicado a 5 Oscars e conquistou o de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Joseph La Shelle) em 1944  tornando a canção-título de David Raksin famosa, com diversas regravações ao longo das décadas.

A história dos bastidores de Laura é igualmente interessante. Preminger era inicialmente apenas o produtor, mas, ao conferir o primeiro lote de filmagens do diretor Rouben Mamoulian, mostrou-se muito contrariado com as atuações, figurinos e cenários, enviando o material ao chefe de estúdio da Twentieth Century Fox, Darryl F. Zanuck. Este ordenou que Mamoulian ignorasse o material e refilmasse tudo, mas o segundo lote também não agradou a Preminger, que alegava estar impedido de entrar no set. Zanuck, então, despediu Mamoulian e liberou Preminger para recomeçar as filmagens do zero.

Mas os problemas estavam apenas começando. Segundo relatos, Preminger teria dito que Mamoulian havia telefonado para cada membro do elenco, avisando que seu substituto não gostava da atuação deles e pretendia demiti-los. Assim, Preminger precisou conquistar a confiança da equipe. Em contrapartida, ele descartou todo o material anterior, incluindo o retrato original de Laura, pintado por Azadia Newman, esposa de Mamoulian. No lugar, resolveu ampliar uma fotografia de Gene Tierney e pintá-la a óleo para suavizar os contornos — e, em cena, realmente parece uma pintura.

Gene Tierney afirmou que o elenco teve que suportar várias horas de atraso para atender ao perfeccionismo de Preminger, considerando que ela mesma não queria participar do filme, mas o fez por obrigações contratuais. E o elenco também não era exatamente o que Zanuck queria. Ele desejava Jennifer Jones (que recusou) para o papel de Laura, Laird Cregar para Waldo Lydecker e John Hodiak para Mark McPherson. Zanuck também não gostou da primeira versão de Preminger e insistiu que fosse filmado um novo final. Após a exibição dessa versão, o colunista Walter Winchell abordou Zanuck e disse: "Não entendi o final. Você precisa mudá-lo." Zanuck cedeu e permitiu que Preminger retomasse o final original.

E o que há de tão especial em Laura para transformá-lo em um clássico noir, considerado um marco para as temáticas mais maduras do gênero a partir de então? Analisando de forma mais fria, há elementos incomuns que parecem passar despercebidos ou cuja importância não parece tão relevante para o espectador: um suspeito que acompanha a investigação e interroga outros personagens; um detetive que nunca é visto na delegacia; a protagonista ausente na maior parte do filme; não há marcas de sangue no local; todo mundo passeia no local do crime; um noivo que vive mentindo, mas não é o principal suspeito; e certa teatralidade nas atuações. Talvez o ponto mais criticado atualmente seja a forma como o detetive lida com a arma do crime.

Ainda assim, há pontos interessantes: a figura bela e enigmática de Laura, cujas facetas são narradas por diferentes personagens; as informações contraditórias e fragmentadas; a fotografia de Joseph La Shelle; e a música de David Raksin, que, apesar de ter sido ignorada pelo Oscar, fez tanto sucesso que o estúdio recebeu inúmeras cartas pedindo uma gravação do tema principal.

Quanto ao elenco, Gene Tierney interpretou uma Laura onírica, que enfeitiça os homens, desperta inveja nas mulheres e nunca parece emocionalmente envolvida. Vincent Price sempre considerou este o melhor filme que já fez e creditou o sucesso à dupla Tierney–Preminger. Clifton Webb, escolhido por insistência de Preminger apesar da oposição de Zanuck (devido à sua homossexualidade conhecida em Hollywood), fez seu primeiro papel no cinema desde 1925, foi indicado ao Oscar e roubou a maioria das cenas. Vincent Price interpretou Carpenter, o bon vivant de reputação duvidosa. Dana Andrews viveu o cínico detetive que desenvolve um fascínio por uma mulher morta — e ainda mais intenso quando descobre que ela está viva.

Considerada a obra-prima de Otto Preminger (1905-1986), Laura, mesmo passados 81 anos de sua concepção, permanece celebrada e figura entre as maiores obras do gênero noir. É um filme que se apoia fortemente na força de seu elenco e na visão de um diretor que pegou uma história com várias inconsistências e conseguiu escondê-las do grande público.

Trailer:


Curiosidades:

Gene Tierney não se deu muito crédito pelo sucesso: "Nunca achei que minha atuação fosse mais do que adequada. Fico feliz que o público ainda me identifique com Laura, em vez de não ser identificado de forma alguma. As homenagens, acredito, são à personagem – a onírica Laura – e não a quaisquer dons que eu tenha trazido ao papel. Não quero parecer modesta. Duvido que qualquer um de nós ligado ao filme tenha pensado que ele tivesse chance de se tornar uma espécie de clássico do mistério, ou de perdurar além de sua geração. Se funcionou, foi porque os ingredientes estavam certos."

Segundo sua filha Victoria, Vincent Price sentiu que Gene Tierney teve tanto a ver com o sucesso do filme quanto com a direção do produtor e diretor Otto Preminger : "Na opinião dele, foram a 'beleza peculiar' e a subestimada capacidade de atuação de Gene Tierney que tornaram 'Laura' tão popular", disse ela. "Ele achava que a beleza dela era atemporal e imperfeita."

Este filme é famoso pelo "Tema Laura". Quando questionada sobre o motivo de ter recusado o papel de Laura, Hedy Lamarr respondeu: "Me enviaram o roteiro, não a trilha sonora."

De acordo com Victoria, filha de Vincent Price , Price certa vez perguntou a Otto Preminger por que ele achava que conseguiria fazer um trabalho melhor neste filme do que Rouben Mamoulian . "Rouben só conhece pessoas legais", respondeu Preminger. "Eu entendo os personagens de 'Laura'. São todos vilões, assim como meus amigos."

A Twentieth Century Fox pediu ao renomado compositor Johnny Mercer que escrevesse a letra de "Laura's Theme", e ele atendeu com prazer. A música também foi um sucesso estrondoso, tornando-se um padrão instantâneo, gravada ao longo dos anos por inúmeros artistas, incluindo Frank Sinatra e Ella Fitzgerald , além de ser uma paródia do líder da banda de comédia Spike Jones

O jogo portátil que o Tenente McPherson usa para manter a calma é o "Colmor's Baseball Dexterity Puzzle". As instruções dizem: "Coloque um jogador em cada base e home plate em um minuto para marcar um home run."

O papel de Laura foi oferecido a Rosalind Russell , mas ela achou que era pouco e recusou.

David Raksin só conseguiu a trilha sonora deste filme depois que Alfred Newman decidiu que não tinha tempo para isso, e Bernard Herrmann posteriormente recusou o projeto

Marlene Dietrich demonstrou interesse em interpretar Laura Hunt.

De acordo com o marido de Gene Tierney , o famoso estilista Oleg Cassini , a tragédia pessoal de lidar com os graves problemas da filha bebê, Daria, pouco antes das filmagens, contribuiu para a interpretação de Tierney como a misteriosa Laura. "É irônico que, durante grande parte do filme, ela tenha interpretado uma garota presumivelmente morta, mas que, na verdade, estava viva. De certa forma, Gene era exatamente o oposto. Após o nascimento de Daria, ela parecia morrer por dentro. Havia uma qualidade fantasmagórica, uma evanescência, tanto em Laura quanto em Gene. Mesmo depois que Laura é descoberta viva, ela mantém um certo mistério, uma aura, que permeia o filme e lhe confere muito de sua magia. E Gene? Depois de Daria, havia uma distância que eu nunca consegui superar."

Burt Reynolds disse que usou elementos deste filme como inspiração para "Sharky's Machine" (1981) - especificamente o policial se apaixonando por uma mulher assassinada e seu reaparecimento mais tarde.

Gene Tierney faleceu aos 70 anos de Efisema

Dana Andrews  faleceu aos 83 de pneumonia

Vincent Price faleceu aos 82 anos de câncer de pulmão

Clifton Webb faleceu aaos 76 anos de ataque cardíaco

Dorothy Adams faleceu aos 93 anos de causas naturais

Judith Anderson faleceu aos 94 anos de pneumonia




Cartaz:













Filmografias Parciais:

Gene Tierney (1920-1991)






Service de Luxo (1938), Vidas Privadas de Elizabeth e Essex (1939), A Torre de Londres (1939), O Homem Invisível Retorna (1940), Inferno Verde (1940), A Casa dos Sete Telhados (1940), Brigham Young – Sentinela do Oeste (1940), Tobacco Road – A Estrada do Tabaco (1941), Belle Starr – Fora da Lei (1941), Sundown (1941), O Gesto de Xangai (1941), Filho da Fúria – A História de Benjamin Blake (1942), O Céu Pode Esperar (1943), Laura (1944), Pecado Mortal (1945), Dragonwyck (1946), A Senda do Raso (1946), Dama e o Fantasma (1947), Para Sempre Âmbar (1947), Noite Eterna (1947), A Teia (1947), No Central Park (1948), O Regimento dos Canalhas (1948), Bagdá (1949), O Suborno (1949), O Barão do Arizona (1950), Champanhe para César (1950), Chamada para o Palco em Cactus Creek (1950), As Aventuras do Capitão Fabian (1951), O Tipo de Mulher Dele (1951), História de Las Vegas (1952), O Mágico Louco (1954), O Filho de Sinbad (1955), Os Dez Mandamentos (1956), O Domínio do Mundo (1961), O Poço e o Pêndulo (1961), Rainha do Nilo (1961), A Fúria dos Bucaneiros (1961), Condenados N.º 4 (1962), Confissões de um Viciado em Ópio (1962), Contos de Terror (1962), O Palácio Assombrado (1963), Contos Repetidos (1963), A Tumba de Ligeia (1964), O Retorno do Dr. Phibes (1972), O Teatro da Morte (1973), Casa dos Mortos (1974), Jornada ao Medo (1975), Alice Cooper: Bem-vindo ao Meu Pesadelo (1975), A Borboleta (1977), Edward Mãos-de-Tesoura (1990).


Dana Andrews (1909-1992)






Lucky Cisco Kid (1940), A Moça do Marinheiro (1940), Kit Carson (1940), O Ocidental (1940), Tobacco Road – A Estrada do Tabaco (1941), Belle Starr – Fora da Lei (1941), Águas Profundas (1941), A Bola de Fogo (1941), Berlin Correspondent (1942), Consciências Mortas(1943), Laura (1944), A Travessia da EsperanThe Best Years of Our Lives, 1946), Boomerang! (1947), Daisy Kenyon (1947), Cortina de Ferro (1948), Carga Selada (1951).


Vincent Price (1911-1993)






Serviço de Luxo (1938), Vidas Privadas de Elizabeth e Essex (1939), A Torre de Londres (1939), O Homem Invisível Retorna (1940), Inferno Verde (1940), A Casa dos Sete Telhados (1940), Brigham Young – Sentinela do Oeste (1940), Estrada do Tabaco (1941), Belle Starr – Fora da Lei (1941), Sundown (1941), O Gesto de Xangai (1941), Filho da Fúria – A História de Benjamin Blake (1942), A Canção de Bernadette (1943), Laura (1944), Wilson – O Homem Que Chegou ao Poder (1944), As Chaves do Reino (1944), Pecado Mortal (1945), Intriga Real (1945), O solar de Dragonwyck (1946), Choque (1946), Noite Eterna (1947), Moss Rose (1947), No Central Park (1948), O Regimento dos Canalhas (1948), Os Três Mosqueteiros (1948), O Suborno (1949), Bagdá (1949), Champanhe para César (1950), O Barão do Arizona (950), As Aventuras do Capitão Fabian (1951), Seu Tipo de Mulher (1951), História de Las Vegas (1952), Museu de Cera (1953), O Mágico Louco (1954), O Filho de Sinbad (1955), Os Dez Mandamentos (1956), No Silêncio de uma Cidade (1956), A História da Humanidade (1957), A Mosca da Cabeça Branca (The Fly, 1958), A Mansão do Morcego (House on Haunted Hill, 1959), O Monstro de Mil Olhos (1959), Mais Uma Mosca (1959), A Morcega (1959), A Queda da Casa de Usher (1960), O Poço e o Pêndulo (1961), O Domínio do Mundo (1961), A Torre de Londres (Tower of London, 1962), Contos de Terror (1962), O Castelo Assombrado (1963), O Corvo (1963), Diário de um Louco (1963), O Último Homem na Terra (1964), A Máscara da Morte Vermelha (1964), A Tumba de Ligeia (1964), Guerreiros dos Mares (1965), Dr. Goldfoot e a Máquina de Biquíni (1965), O Caçador de Bruxas (1968), A Caixa Oblonga (1969), O Grito da Banshee (1970), O Abominável Dr. Phibes (1971), A Vingança do Dr. Phibes (Again, 1972), Teatro da Morte (1973), A Casa dos Mortos (1974), A Revolta de Percy (1974), Jornada ao Medo (1975), Alice Cooper: Bem-vindo ao Meu Pesadelo (1975), A Borboleta (1977), Caça ao Tesouro (1979), O Clube dos Monstros (1981), Vincent – Narrador (Vincent, 1982), A Casa das Sombras Longas (House of the Long Shadows, 1983), Carnificina na Casa da Morte (1984), Do Sussurro ao Grito (1987), As Baleias de Agosto (1987), , Confronto Mortal (1988), Fogo Cruzado (1990), Edward Mãos-de-Tesoura (1990), O Ladrão e o Mágico – voz (1993).

Clifton Webb (1889-1966)






Polly With a Past (1920), Laura (1944), Envolto na Sombra (1946), A Senda do Terror (1946), Sitting Pretty (1948), O Gênio Vai para a Escola (1949), Doze Filhos e uma Louca (1950), Mr. Belvedere Toca o Sino (1951), O Gênio na Televisão (1952), A Marcha Triunfal(1952), Titanic – O Gigante dos Mares (1953), Três Moedinhas no Poço (1954), O Homem que Nunca Existiu (1956), A Lenda da Estátua Nua (1957), Tudo Azul com o Barba Azul (1959), Amantes em Férias  (1959), Tentação Diabólica (1962).


Dorothy Adams (1900-1988)






Ninotchka (1939), Boa Sorte (1939), A Lâmpada Maravilhosa (1941), O Morro dos Maus Espórios (1941), História de Cama (1941), Lady Gangster (1942), A Legião Branca (1943), Laura (1944), Anjo ou Demônio ? (1945), Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946), O Grande Golpe (1956), O Grande País (1958), Sangue de Pistoleiro (1958), Os Dez Mandamentos (1956).


Judith Anderson (1897-1992)






Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), Em Cada Coração um Pecado (1942), Balas Contra a Gestapo (1942), Noivas de Tio Sam (1943), Laura (1944), E Não Sobrou Ninguém (1945), O Estranho Amor de Martha Ivers (1946), A Casa Vermelha (1947), Perseguição (1947), Os Dez Mandamentos (1956), Gata em Teto de Zinco Quente (1958), Cinderfella (1960), Um Homem Chamado Cavalo (1970), Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spock (1984).