quinta-feira, 12 de julho de 2018

O LUTADOR / THE WRESTLER (2008) - ESTADOS UNIDOS



RÉQUIEM PARA UM LUTADOR

Randy “O Carneiro” Robinson (Mickey Rourke) foi um grande profissional de WWE (ou Pro-Wrestling) nos tempos áureos. Vinte anos depois ele é um homem que aceita lutas para, com míseros trocados, poder pagar o aluguel do trailer e comprar substâncias proibidas e perigosas que melhorem sua performance e lhe consigam trabalho. Sua vida se resume a apresentações combinadas e idas diárias a um clube de streap tease para ver Cassidy (Marisa Tomei), uma dançarina que, como ele, teve dias mais áureos e sonha por uma nova vida. A dupla começa uma amizade que Randy quer transformar em algo mais, mas o surgimento de problemas cardíacos pode por fim a única coisa em que Randy sempre fora bom: a Luta Livre.


Impressionante filme, de baixíssimo custo (para Hollywood), sobre um homem frente a inexorável decadência e ostracismo que, por um desses mistérios da vida, permitiu ao ator Mickey Rourke ressurgir das cinzas de uma carreira irregular, quase relegada ao esquecimento  e acompanhada nos tabloides sensacionalistas.  


O filme tenta mostrar o Wrestling como um grande entretenimento (e realmente o é, principalmente nos EUA) com resultados previamente combinados, mas para Randy  deve ter algo de real e seu corpo passa a ser a veracidade dessa mostra: lesões, contusões, lacerações, mutilações, cicatrizes...Randy se auto flagela para manter a magia do show, para o público ovacioná-lo, para não ser visto como “um velho”, para manter o mito, para poder se sustentar. Uma vida dura onde a alegria deu lugar ao sofrimento e a amargura permanece escondida sobre um sorriso. A vergonha de ser visto trabalhando em um mercado para quem já esteve no topo de seu Olimpo (como muitos lutadores desse gênero).



Mas se a vida de Randy flutua entre bebidas, drogas e rock 'n’ roll, a  de Cassidy vai, aos poucos, revelando-se igualmente tortuosa. Por baixo de suas máscaras revelam-se seres humanos frágeis, como todos nós, dotados de medo, incertezas, insegurança e desamores. As corajosas entregas de Rouke e Marisa transformaram o filme num reflexivo painel de vidas em um futuro incerto e indefinido. E o filme passa pela rejeição da idade, uso de anabolizantes, bebida, suicídio, laços familiares fragmentados, culpa, vergonha, medo, perda de prestígio, amizade, verdades e mentiras. Um roteiro riquíssimo que se revela na vida dos envolvidos, no mundo dos que acordam sem saber como terminarão suas semanas.  Uma metáfora da vida do diretor Darren Aronofsky ao receber aclamados elogios por “Pi” e “Requeim para um Sonho” e  depois ir parar no abismo de críticas diversas por “Fonte da Vida” (2006), recebido com vaias no Festival de Veneza, o mesmo que o ovacionaria com esta produção.


Com o roteiro de Robert D. Siegel (do ótimo “Fome de Poder”) e a direção de Aronofsky , um cineasta que consegue, como poucos, levar para telas roteiros considerados de difícil transposição por serem altamente metafóricos (o caso de "Mãe!") e altamente reflexivos como "Réquiem Para um Sonho" e "Cisne Negro". E Darren apostou alto ao trazer um ator considerado  problemático (que posteriormente revelou ter sido realmente difícil dirigi-lo): Rourke, que colhera ótimas críticas com “O Ano do Dragão” (1985), sendo uma das "grandes promessas de Hollywood” e que começara misteriosamente a afundar a partir de “Orquídea Selvagem” (1989). Sua atuação visceral e impactante em “O Lutador"  lhe permitiu uma indicação ao Oscar (perdeu para Sean Penn em “Milk”) e para Marisa (que perdeu para Kate Winslet - "O Leitor"). A citar a ótima atuação de Evan Rachel Wood (do seriado Westworld) como a filha do protagonista.


O Lutador, que foi taxado como um “anti-Rocky Balboa”, é um filme que toma o espectador logo no início e o mantém ligado até, literalmente, o minuto final. A dupla central dá um show, uma atuação de gala, algo que provavelmente não se repetirá tão facilmente em suas carreiras.  Filme indicado ao público adulto por sua temática e cenas impactantes, com direito a músicas de grupos como Quiet Riot, Ratt e Guns N’ Roses.


Trailer:




Curiosidades:
Mickey Rourke realmente corta sua própria testa com uma lâmina neste filme para adicionar realismo ao papel. Isso também é conhecido pelo termo wrestling como "getting color" ou "juicing".

Devido ao orçamento modesto do filme, Axl Rose doou gratuitamente o uso da música "Sweet Child O 'Mine" do Guns N' Roses para a luta final.

Scott Siegel, o ator que interpretou um traficante de esteroides no filme, foi preso alguns meses depois por posse de esteroides e agressão a policiais federais.

Darren Aronofsky revelou que Mickey Rourke foi a primeira escolha a interpretar Randy "The Ram" Robinson, mas o estúdio queria Nicolas Cage. Aronofsky lutou para ter Rourke como "The Ram", e acabou vencendo. 

O filme supostamente mexeu tanto com o lutador Roddy Piper (Eles Vivem) que ele caiu em lágrimas após uma exibição. 

Embora Darren Aronofsky quisesse Mickey Rourke para o papel principal, Rourke inicialmente hesitou participar do filme, porque ele não era gostara do roteiro nem de pro-wrestling. No entanto, depois de Aronofsky deixá-lo reescrever muito de seus diálogos, Rourke concordou em estar no filme. 

Cassidy e Randy estão no bar e cantando juntos a música "Round and Round" do grupo Ratt 

Randy "The Ram"("O Carneiro") Robinson compartilha características dos dois maiores ícones de wrestling da década de 1980: Hulk Hogan e Randy 'Macho Man' Savage (Randy Savage). O visual de "The Ram", com o longo cabelo loiro e físico, assim como o uso de esteroides, é obviamente de Hogan, enquanto o "Ram Jam" é inspirado em "Flying Elbow" de Savage. Até mesmo para a pose antes de executá-lo. A briga do Ram com "The Ayatollah" também imita a rivalidade que Hogan teve com Khosrow Vaziri (vulgo "The Iron Sheik") que fez dele um superstar de 1980 ao início dos anos 90. 

Darren Aronofsky considerou Sylvester Stallone para o papel principal, mas desistiu, sentindo que era tematicamente semelhante ao até então recente "Rocky Balboa" (2006). 

A atriz Abbie Cornish foi originalmente escalada como Stephanie Robinson, mas desistiu no último minuto. Evan Rachel Wood a substituiu.

Durante a cena no club, Ram (Mickey Rourke) está mostrando a Cassidy (Marisa Tomei) algumas das cicatrizes que ele acumulou ao longo de sua carreira e ela diz a ele: "Ele foi ferido por nossas transgressões, ele foi esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e por suas feridas nós fomos curados "- esta é uma referência direta e palavra por palavra ao verso bíblico do Antigo Testamento de Isaías 53: 5. O capítulo 53 do livro de Isaías é a última de quatro canções sobre "O Servo Sofredor" e conta a história de um "Homem das Dores" 

Durante a maior parte do filme, "Metal Health (Bang Your Head)" do Quiet Riot é a introdução ao tema de "The Ram". "Sweet Child O' Mine" do Guns 'N' Roses foi tocado quando Ram fez sua entrada antes da luta final. 

O roteiro deste filme foi apresentado na lista negra de 2007; uma lista dos scripts mais admirados e não filmados daquele ano. 

Nome verdadeiro de Randy é Robin Ramzinski

Quando Cassidy deixa o clube de strip, outra dançarina diz que deixou seus sapatos. Deixar as botas no ringue é uma forma tradicional de um wrestler desistir. 

Trilha Sonora: 
Metal Health (Bang Your Head)  - Quiet Riot
Don't Know What You Got (Till It's Gone) - Cinderella
Stuntin' Like My Daddy [Explicit] -  Birdman & Lill Wayne
Don't Walk Away - Firehouse
Soundtrack To A War: Welcome To Hell - Rhinobucket
Blowin' Up - Solomon
Mirror - Dead Family
Round And Round - Ratt
Dangerous - Slaughter
I'm Insane - Ratt
Balls To The Wall [Explicit] - Accept
Animal Magnetism - Scorpions

Metal Health (Bang Your Head) 


Cinderella - Don't Know What You Got (Till It's Gone)




Don't Walk Away - Firehouse





Cartazes:







Filmografia Parcial:
Mickey Rourke












1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979); Escuridão da Morte (1980);Relação Violentada (1980); Portal do Paraíso (1980); Corpos Ardentes (1981); O Selvagem da Motocicleta (1983); O Ano do Dragão (1985); 9 1/2 Semanas de Amor (1986); Coração Satânico (1987); Barfly: Condenados pelo Vício (1987); Francesco: A História de São Francisco de Assis (1989); Orquídea Selvagem (1989); Horas de Desespero (1990); Harley Davidson E Marlboro Man - Caçada Sem Tréguas (1991); Areias Brancas (1992); A Colônia (1997); 9 1/2 Semanas de Amor 2 (1997); O Implacável (2000); Identidade Trocada: Uma Inocente em Fuga (2001); Era Uma Vez no México (2003); Chamas da Vingança (2004); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Domino: A Caçadora de Recompensas (2005); Alex Rider Contra o Tempo (2006); O Lutador (2008); 13: O Jogador (2010); Homem de Ferro 2 (2010); Os Mercenários (2010); Imortais (2011); Sin City: A Dama Fatal (20140; Marcas da Guerra (2015); Nightmare Cinema (2018); Tiger (2018); Berlim, Eu Te Amo (2019); O Legionário (2020); A Vingadora (2020); O Sequestro (2021); O Comando (2022)

Marisa Tomei











Flamingo Kid (1984); Oscar: Minha Filha Quer Casar (1991); Zandalee: Uma Mulher para Dois (1991); Meu Primo Vinny (1992); Chaplin (1992); O Jornal (1994); Grande Hotel (1995); De Bem com a Vida (1996); O Outro Lado de Beverly Hills (1998); Do que as Mulheres Gostam (2000); Alguém Como Você (2001); Tratamento de Choque (20030; Obsessão (2005); Baila Comigo (2005); Motoqueiros Selvagens (2007); Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto (2007); O Lutador (2008); Cyrus (2010); Virando a Página (2014); A Grande Aposta (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016); Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017); Homem-Aranha: Longe do Lar  (2019); A Family Vacation (2019); Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)  


Evan Rachel Wood 


 








Sangue Amargo (1994);  A Procura de Grace  (1994); Retrato de Coragem (1995); O Poder da Emoção (1997); Da Magia à Sedução (1998); Garotas Malvadas (2005); A Outra Face da Raiva (2005); O Rei da Califórnia (2007); O Lutador (2008); Um Caso de Amor (2013); Westworld (seriado 2016 - 2022)



Fontes: 
Jornal O Globo
IMDB
1001 Filmes Para se Ver Antes de Morrer

2 comentários:

  1. Boa noite. Muito pertinente o uso do nome do personagem Rocky Balboa e é por essa observação é que começo minha opinião. Diferentemente de Balboa que consegue subir no ringue com uma idade elevada para um pugilista e ainda por cima fazer frente a um campeão mesmo estando aposentado há 16 anos, Rourke nos apresenta um lutador decadente em físico e movimentos e que, embora ainda almeje o sucesso de outrora, sabe que dificilmente alcançará o antigo nível. Tratado de forma verossímil, o filme é uma crua imagem dos antigos wrestlers que aceitavam a situação por falta de opções, ou simplesmente para defender alguns dólares (Réquiem por um Lutador), mesmo que isso atentasse contra sua saúde. Pela aparência já um tanto desgastada, Rourke casa muito bem com seu personagem, um homem amargurado, pobre, esquecido, rechaçado pela filha e a um passo do final da linha. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Janerson. Ótima síntese desse filme que, como você bem citou, foi tratado de forma verossímil e com um ator que casou perfeitamente como o papel. Ótima observação na comparação do personagem de Stallone com o de Rourke. Obrigado por comentar mais este post e agregar informações. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre