quinta-feira, 5 de julho de 2018

FUGA DE NOVA YORK / ESCAPE FROM NEW YORK (1981) - ESTADOS UNIDOS


PLISSKEN ... COBRA PLISSKEN

O ano: 1988.  Os índices de criminalidade nos Estados Unidos alcançam 400%. O governo, como medida drástica, resolve transformar toda a ilha de Manhattan (Nova York) em um presidio de segurança máxima, cercada por uma muralha. Nas pontes foram colocadas minas e uma vigília permanente impede que qualquer um possa fugir.  Uma prisão que não necessita de guardas e prisioneiros relegados à própria sorte. Apenas uma regra: “uma vez que entra, não sai mais”
 


O ano: 1997. O país está em uma guerra (ou saindo dela, o filme não entra nesse detalhe). O presidente dos EUA a caminho de uma conferencia de paz tem o avião sequestrado por terroristas, mas consegue fugir em uma cápsula caindo dentro da famigerada ilha. Os novos donos da ilha o fazem refém e ameaçam sua vida se houver uma invasão. A solução parece vir de um recém-preso, uma mistura de mercenário com herói de guerra: Cobra Plissken. Mas Cobra não tem interesse em colaborar, então uma medida drástica é adotada: ele é inoculado com duas micro cápsulas explosivas que romperão em seu corpo em 22 horas, o tempo que o presidente precisa para estar na conferencia e evitar o fim do mundo. Plissken é enviado a uma missão suicida sem saber se honrarão o acordo de lhe darem o antídoto. O tempo é escasso, a localização do presidente desconhecida e todos são perigosos.


Retrato sombrio e niilista de uma sociedade distópica, Fuga de Nova York é um típico filme B que arrematou uma legião de fãs ainda que a crítica da época tenha torcido o nariz.  O diretor John Carpenter  recheou essa fantasia futurista  (na época)  de ação e violência incessantes em seu primeiro filme com um orçamento mais relevante nos brindando com uma estória bem interessante, cuja inspiração teria vindo  do livro "Planet of the Damned" de Harry Harrison e do filme “Desejo de Matar” (1974). Com a aventura em mãos, restava um protagonista: Clint Eastwood foi cogitado; Chuck Norris, Nick Nolte e Jeff Bridges não se interessaram. Os estúdios queriam  Tommy Lee Jones ou Charles Bronson e Carpenter acreditava no potencial de um ator com quem trabalhara anteriormente: Kurt Russel, um nome que os estúdios não aprovavam. Prevaleceu a escolha do diretor e o elenco foi montado, um grupo de atores que estariam em outras produções do diretor ao longo dos anos.



No Brasil o filme foi lançado de forma curiosa: O Jornal do Brasil colocava em sua página de cinema o título “Fuga de Nova Iorque”, enquanto o Jornal o Globo publicava “Fuga de Nova York” . O mini cartaz do filme, publicado no JB, vinha igual as suas publicações. O filme ficou algum tempo em cartaz e depois passou a frequentar as sessões de reprise dos cinemas (uma oportunidade para quem perdia o filme – Nada de internet). E a censura era 18 anos (!!!!). Depois foi lançado pela TVS (a famosa Tv Studios) que viraria SBT e continuaria a colocar o filme em seus “cinema em casa”. A chegada em VHS demorou muito porque nem todos os grandes estúdios chegaram ao Brasil simultaneamente e poucos viram. A Flashstar lançou o filme e depois uma revista famosa encartou o filme junto com a publicação (a qualidade não era muito boa), mas a dublagem clássica era muito boa então compensava ver na tv. O poster trazia uma cabeça da Estátua da Liberdade caída ao solo. Não há essa cena no filme, mas com certeza é uma homenagem ao filme "O Planeta dos Macacos" (1967)



E é pelas vielas apinhadas de bandidos que nosso (anti) herói terá que literalmente salvar o dia (na verdade à noite, com efeitos de luz , sombras e iluminação de primeira). Em sua cruzada pela sua própria salvação e do mundo encontrará algumas pessoas pelo caminho: uma boas como o insólito taxista Cabbie (Ernest Borgnine) que perambula com o seu táxi pelas ruas sem passageiros; uma estranha (a atriz e esposa de Russel na época, Season Hubley) que se refugia em uma loja fugindo de bandidos  que saem do esgoto a noite à procura de carne humana (parecia até o clip "Thriller" de Michael Jackson ou Lick Up do Kiss – as rápidas cenas nos clips foram “inspiradas”, com quase certeza, daí) e outras figuras nem tão boas como o “rei do crime” da ilha, O Duke (o compositor/ músico Isaac Reys); a dupla que conhece uma saída da Ilha: Crânio (Harry Dean Stanton) antigo amigo e agora desafeto de Plissken e sua amante Maggie (Adrienne Barbeau, esposa do diretor na época). Grandes personagens e bem desenvolvidos.



Carpenter acertou realmente no elenco, Russel desde criança já atuava em seriados e muitos não o viam ainda como um bom ator. Russel pegou o papel e fez cara de bad boy com a inspiração em Clint Eastwood como queria Carpenter e funcionou. Ernest Borgnine teve o papel especialmente criado para ele e, como sempre, se sobressaiu no pouco tempo em cena. Lee van Cleef (no papel de Hauk) conhecido por seus Western Spagetti e a breve série “O Mestre” faz um agente de segurança que parece até nutrir simpatia por Plissken. De certa maneira eles são iguais, mas em lados opostos. Plissken voltou-se contra o sistema e Hauk resolveu dar apoio e suporte mesmo não nutrindo simpatia. Russel faria em seguia "O Enigma de Outro Mundo" (outro grande filme de Carpenter), mas considera esse o seu melhor personagem que virou uma espécie de ícone pop (basta colocar o nome e encontraremos camisas e desenhos (stencil) do personagem). A atriz Jamie Lee Curtis fez a voz do computador (e havia feito "Halloween" de Carpenter). Curiosamente o braço direito de Hauk ficou para o ator Tom Aktins como Rehme (e outro que estaria agora em Halloween III – cujo diretor seria Tommy Lee Wallace de "A Hora do Espanto 2"). Donald Pleasence fez o Presidente (cujo nome não é citado). O curioso é o ator ser inglês e, com seu sotaque, ser “presidente americano”. Algo que os envolvidos pareceram não se importar. Harry Dean Stanton se tornou um ator cult e muito querido pelos críticos. Adrienne Barbeau (em um papel pensado para ela desde o início) veio com um visual caprichado e uma beleza que chamou a atenção aliada a uma postura forte, pouco comum em papeis femininos da época. Isaac Hayes, em seu primeiro papel de destaque, teve boa presença cênica ainda que, se percebemos bem, pouco apareceu. Frank Doubleday como Romero, o assecla principal de Duke com o seu visual louco, faleceu em 2018. O restante do elenco não comprometeu.



Fuga de Nova York foi um tiro certeiro de John Carpenter (que alterna entre bons filmes e outros esquecíveis). De um modo ou outro ele aproveitaria alguns desses atores em outras produções, mas sempre deixou claro que Russel é o seu favorito. Não é o melhor filme do gênero, mas inspirou produções como "Fuga de Absolon" e "1990, Os Guerreiros do Bronx". O filme foi feito em 1981 e imaginaram 7 anos depois um futuro bem pessimista que incluiria até uma Terceira Guerra Mundial. No final o filme ainda nos brinda com um Plissken reflexivo sobre se afinal de contas tudo que fizera valera a pena. Sua resposta a tudo isso é a chave de ouro do filme. Houve uma nova continuação (inferior) que muitos consideram uma refilmagem com Russel e Carpenter (Lee Van Cleef já havia falecido): Fuga de Los Angeles

Trailer:




Curiosidades:
O tapa-olho de Snake Plissken foi sugerido por Kurt Russell.

O modelo do conjunto da cidade foi repintado e reutilizado em "Blade Runner, o Caçador de Andróides" (1982). 

Donald Pleasence baseou-se em suas próprias experiências como prisioneiro de guerra por seu desempenho como presidente preso. 

John Carpenter e sua equipe convenceram as autoridades de St. Louis a desligarem a eletricidade à noite em dez quarteirões . 

John Carpenter originalmente escreveu o filme em meados dos anos 70, como uma reação ao escândalo de Watergate, mas nenhum estúdio queria fazê-lo, porque era considerado muito escuro e muito violento. Tudo isso mudou depois do sucesso de Halloween: A Noite do Terror (1978). 

Adrienne Barbeau e John Carpenter se casaram na época em que o filme foi lançado, assim como Kurt Russell e Season Hubley. 

Kurt Russell achou necessário remover o tapa-olho entre as tomadas, pois usá-lo constantemente afetava seriamente sua percepção de profundidade. 

A produtora independente Avco Embassy se aproximou de John Carpenter após o sucesso de "Halloween: A Noite do Terror" (1978) e "A Bruma Assassina" (1980) para fazer um filme baseado em um romance que eles haviam adquirido intitulado "O Projeto Philadelphia". Quando Carpenter  propôs a ideia de "Fuga de Nova York", a Avco gostou da ideia e aceitou o projeto quase que imediatamente. 

O nome do personagem de Tom Atkins "Rehme" é uma referência ao presidente da AVCO Embassy Pictures na época, Robert Rehme. 

Tom Atkins e Adrienne Barbeau também estiveram em "A Bruma Assassina" (1980), de Carpenter. Nos dois filmes, seus personagens nunca se encontram. 

Todo personagem que diz "Eu ouvi que você estava morto" para Snake, morre. 


Bastidores:














Cartazes:


























Filmografia Parcial:
Kurt Russell











Elvis (1979); Fuga de Nova York (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); Temporada Sangrenta (1985); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Conspiração Tequila (1988); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Stargate - A Chave Para o Futuro da Humanidade (1994); Fuga de Los Angeles (1996); Breakdown - Implacável Perseguição (1997); O Soldado do Futuro (1998); Poseidon (2006); Velozes & Furiosos 7 (2015); Os Oito Odiados (2015); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Velozes e Furiosos 8 (2017); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) 


Ernest Borgnine (1917–2012)
 

 









A Um Passo da Eternidade (1953); Johnny Guitar (1954); Demétrio e os Gladiadores (1954); Vera Cruz (1954); Conspiração do Silêncio (1955); Marty (1955); Ao Despertar da Paixão (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); O Rei dos Ladrões (1961); Barrabás (1961); O Vôo do Fênix (1965); Os Doze Condenados (1967); Estação Polar Zebra (1968);  Meu Ódio Será Sua Herança (1969); Calafrio (1971); O Destino do Poseidon (1972); O Imperador do Norte (1973); Domingo Sangrento (1974); Crime e Paixão (1975); Jesus de Nazaré  (Mini-série 1977); O Príncipe e o Mendigo (1977); Comboio (1978); Comboio (1978); Fuga de Nova York (1981); Benção Mortal (1981); Os Doze Condenados: A Nova Missão (1985);Alice no País das Maravilhas (1985); Águia de Fogo (seriado 1984 -1986); Os doze Condenados - Missão Mortal (1987); The Dirty Dozen: The Fatal Mission (1988); Punhos de Exterminador (1988); Missão Resgate (1989);  Outlaws: The Legend of O.B. Taggart (1994); As Maravilhas do Mago Merlin (1996); Gattaca - Experiência Genética (1997); Hoover (2000); Whiplash (2002); Blueberry - Desejo de Vingança (2004); Programa Animal (2008); O Código Gênesis (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); A Viagem do Amor de Natal (2011);    


Lee Van Cleef (1925–1989)
 









  

Matar ou Morrer (1952); Homens em Revolta (1952); A Volta dos Irmãos Corsos (1953); O Monstro do Mar (1953); Sua Lei é Matar (1953); Flechas em Chamas (1954); A Princesa do Nilo (1954); Dinastia do Terror (1954); Império do Crime (1955); O Salário do Pecado (1955); Sangue de Bárbaros (1956); O Rei do Laço (1956); Marcado para a Morte (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Os Deuses Vencidos (1958); Estigma da Crueldade (1958); O Homem que Luta Só (1959); Quadrilha do Inferno (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); A Conquista do Oeste (1962); Por uns Dólares a Mais (1965); O Dia da Desforra (1966); Três Homens em Conflito (1966); A Morte Anda a Cavalo (1967); Dias de Ira (1967); Sabata, o Homem que Veio para Matar (1969); Duelo dos Homens Maus (1971); A Fúria dos 7 Homens (1972); Cavalgada Infernal (1975); O Grande Golpe (1978); Octagon, Escola de Assassinos (1980); Fuga de Nova York (1981); O Mestre (seriado 1984); Resposta Armada (1986); A Corrida Maluca (1989) 

Donald Pleasence (1919–1995)
 









  

Náufragos da Vida (1954); Entre a Terra e o Céu (1957); Paixão Proibida (1959); A Morte Vem do Kilimanjaro (1959); Circo dos Horrores (1960); David e o Rei Saul (1960); Fugindo do Inferno (1963); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Armadilha do Destino (1966); Viagem Fantástica (1966); A Noite dos Generais (1967); Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967); ...E o Bravo Ficou Só (1967); Quando é Preciso Ser Homem (1970); A Lenda da Flauta Mágica (1972); Henrique VIII e Suas Seis Esposas (1972); O Grande Seqüestro (1972); Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1973); Vozes do Além (1974); O Conde de Monte Cristo (1975); A Montanha Enfeitiçada (1975); O Último Magnata (1976); A Águia Pousou (1976); Jesus de Nazaré (mini-série 1977);  Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977); Halloween: A Noite do Terror (1978); Drácula (1979); Fuga de Nova York (1981); Halloween 2 - O Pesadelo Continua! (1981); Noite de Pânico (1982); O Senhor das Águias (1984); Os Irmãos Corsos (1985); A Rainha Guerreira (1987); Príncipe das Sombras (1987); Django - A Volta do Vingador (1987); Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988); O Caso dos Dez Negrinhos (1989); Halloween 5: A Vingaça de Michael Myers (1989); Enterrado Vivo (1990); Neblina e Sombras (1991); Guinevere - A Rainha de Excalibur (1994); Halloween 6: A Última Vingança (1995)  


Harry Dean Stanton (1926–2017) 

 









O Festim da Morte (1957); Os Bravos Morrem de Pé (1959); As Aventuras de Huckleberry Finn (1960); A Conquista do Oeste (1962); No Calor da Noite (1967); Rebeldia Indomável (1967); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Pat Garrett e Billy the Kid (1973); Hannah, A Esposa Comprada (1974); O Poderoso Chefão II (1974); O Último dos Valentões (1975); Duelo de Gigantes (1976); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); A Rosa (1979); A Recruta Benjamin (1980); Fuga de Nova York (1981); O Fundo do Coração (1981); Médicos Loucos e Apaixonados (1982); Christine, o Carro Assassino (1983); Repo Man: A Onda Punk (1984); Paris, Texas (1984); Amanhecer Violento (1984); A Garota de Rosa-Shocking (1986); A Última Tentação de Cristo (1988); Twister (1989); Coração Selvagem (1990); Attica: A Solução Final  (1994); Ameaça Subterrânea (1997); À Espera de um Milagre (1999); Tratamento de Choque (2003); Alpha Dog (2006); The Avengers: Os Vingadores (2012); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); Frank and Ava (2018)


Adrienne Barbeau



 
A Bruma Assassina (1980); Fuga de Nova York (1981); Quem Não Corre, Voa (1981); O Monstro do Pântano (1982); Creepshow: Show de Horrores (1982); O Enigma de Outro Mundo; (voz do computador - 1982); De Volta às Aulas (1986); Dois Olhos Satânicos (1990); A Vida por um Fio: Entre a Lei e o Crime (1991); O Demolidor (voz do computador - 1993); Testemunha Chave (1994); O Juiz (voz - 1995); Roedores da Noite  (1995); O Convento (2000); Diversão É a Lei (2001); Seita da Escuridão (2004); O Cachorro Que Salvou o Natal (2009); Argo (2012); Death House (2017); Exorcism at 60,000 Feet (2018); Love Bites (2018)


Tom Atkins 













Crime Sem Perdão (1968); A Bruma Assassina (1980); Fuga de Nova York (1981); Creepshow: Show de Horrores (1982); Halloween III: A Noite das Bruxas (1982); Juventude Perdida  / Terror nas Sombras (1985); Noite dos Arrepios (1986); Máquina Mortífera (1987); No Limiar do Perigo (1987); Maniac Cop - O Exterminador (1988); Dois Olhos Satânicos (1990); Grito Selvagem: O Rapto de Peggy Ann  (1991); Zona de Perigo (1993); A Máscara do Terror (2000); Dia dos Namorados Macabro (2009); Aprendendo a Viver (2009); Fúria Sobre Rodas (2011); Apocalypse Kiss (2014); Encounter (2018)


John Carpenter (Diretor)
Dark Star (1974); Assalto à 13ª DP (1976); Halloween: A Noite do Terror (1978); Elvis (1980); A Bruma Assassina (1980); Fuga de Nova York (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); Christine, o Carro Assassino (1983); Starman - O Homem das Estrelas (1984); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Príncipe das Sombras (1987); Eles Vivem (1988); Memórias de um Homem Invisível (1992); Trilogia do Terror (1993); A Cidade dos Amaldiçoados (1995); Fuga de Los Angeles (1996); Vampiros de John Carpenter (1998); Fantasmas de Marte (2001); Aterrorizada (2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre