segunda-feira, 4 de junho de 2018

PRAÇA PARIS / PRAÇA PARIS (2017) - BRASIL / PORTUGAL / ARGENTINA




"QUANDO SE OLHA MUITO TEMPO PARA UM ABISMO, O ABISMO OLHA PARA VOCÊ" (NIETZSCHE)


Glória (Grassé Passô) é uma ascensorista que inicia uma consulta com a psicóloga Camila (Joana de Verona), fazendo pós-graduação no Rio de Janeiro, mais especificamente na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). De acordo com que Glória começa a narrar os fatos horríveis de sua infância e adolescência com sua vida atual, Camila começa a descobrir um mundo bem pior do que lera nos jornais e livros, um mundo onde as regras das comunidades não se aplicam as do asfalto e apenas uma palavra de desagrado pode terminar em uma violenta retaliação.




Grata surpresa este filme da diretora Lúcia Morat que em seus filmes, sempre com competência, transmite um pouco do olhar feminino e da ótica social brasileira. Co-escrito pela diretora em parceria com Raphael Montes, o roteiro em muito contribui para a força deste filme.  Um roteiro que dá boas pinceladas no tripé violência, racismo e desigualdade social. Um olhar mais microscópico dentro da sociedade carioca através da vida de Glória e do antagonismo que as duas protagonistas apresentam: duas sociedades díspares, duas mulheres com visões e experiências de vida disintas, cuja a violência as alcançará direta ou indiretamente.




Vítima de agressões cotidianas por um pai estuprador e com o irmão (o ator Alex Brasil) na cadeia, Glória representa outras tantas mulheres que passaram pelo mesmo problema. No início do filme a vemos entrando na sala de Camila (Glória trabalha como ascensorista na Uerj) e dizendo que “tinha um pai violento por conta da bebida...”, só que o filme descortina, aos poucos, a real vida de Glória e mostra à Camila uma sociedade desamparada, desassistida e extremamente dura e violenta. Camila perdera a avó no Rio de Janeiro e sua vinda para a “Cidade Maravilhosa” é uma forma de espantar seus passados e entender por que esta cidade “matara” a pessoa que tanto amava. Glória é uma sobrevivente. Ela já morrera na infância, nas mãos de um pai terrível. Sem um futuro desde a infância, Glória nunca teve chances. Seu irmão virou chefe do tráfico no morro que ela vive. Ainda que preso, seu poder ultrapassa as grades. Sua ordem é lei. A outrora desamparada Glória sente confiança em Camila. Precisa desabafar, precisa de uma confidente.




Camila percebe um ótimo material em mãos, mas o preço é sua inocência. Ela queria ver o mundo de Glória e agora o mundo de Glória chegou à sua porta. Um mundo que desconhecia e talvez tenha se arrependido de conhecer. Quanto mais Glória se revela à Camila (e ao público) mais perigoso se tornam os laços criados. Glória não entende o distanciamento entre médico e paciente (ao mesmo tempo que passa por transformações). Camila não entende como Glória não consegue perceber que isso é fundamental para que a análise funcione. No mundo de Glória a amizade conta muito. Desafetos criados não são bem aceitos. Medo e paranoia começam a surgir.




Vencedor do Festival internacional do Rio nas categorias melhor diretora e atriz (Passô), Praça Paris (nome da famosa praça que fica entre a Lapa e o Aterro do Flamengo) é um filme vigoroso, com um suspense crescente, bom desenvolvimento dos personagens e excelente montagem. O clima claustrofóbico crescente prende o espectador até o fim.  Um filme ora direto ora sutil. Uma coprodução Brasil, Portugal e Argentina com conteúdo e reflexiva. 

Trailer:


 

Curiosidades:
A atriz portuguesa Joana de Verona nasceu em São Luiz - Maranhão e foi para Lisboa aos 9 meses de idade. Morou, posteriormente, 4 anos no Brasil.

Quarto filme do ator Babu Santana (que faz o pastor da igreja) com a diretora

O filme é de 2017, mas só estreou em 2018



Trilha Sonora:

Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração) -  Gonzaguinha

Lágrimas do Céu - Carminho

Palpite Infeliz - Roda De Samba da Pedra do Sal

Torno A Repetir - Roda De Samba da Pedra do Sal

Película - ABM Aguiar

Funk Um -  MC Trag  

Filmografia Parcial:

Grace Passô
 
 











Fronteira (2008); O Roubo da Taça (2016); Elon Não Acredita na Morte (2016); Praça Paris (2017)
 
Joana de Verona
 
 











Como Desenhar um Círculo Perfeito (2009); Noite de Primavera (2009); Mistérios de Lisboa (2010); Em Segunda Mão (2012); As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado (2015); A Uma Hora Incerta (2015); Los territorios (2017); Amor Amor (2017); Praça Paris (2017); Pedro e Inês (2018);

Alex Brasil
 
 











Última Parada 174, Flores Raras, Praça Paris

Babu Santana
 
 








  

Quase Dois Irmão (2004); Redentor (2004); O Cobrador (2006); Achados e Perdidos (2007); Cidade dos Homens (2007); Estômago (2007); Meu Nome Não é Johnny (2008); Ressaca (2008); Os Normais 2: A Noite Mais Maluca de Todas (2009); Os Penetras (2012); Copa de Elite (2014); Tim Maia (2014); Café com canela (2017); Praça Paris (2017)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre