quarta-feira, 6 de junho de 2018

O INSULTO / L'INSULTE (2017) - LÍBANO / FRANÇA / CHIPRE / BÉLGICA / ESTADOS UNIDOS



NINGUÉM TEM EXCLUSIVIDADE SOBRE O SOFRIMENTO


A estória se passa em um bairro de Beirute, Líbano, quando  o cristão Tony Hanna (Adel Karam) ao molhar sua varanda faz com  que um pouco de água de um cano caia sobre o mestre de obras palestino Yasser (kamel Al Basha). O incidente gera um atrito entre a dupla, uma posterior injúria verbal que culmina em ato violento que vai parar nos tribunais e evolui para a mídia onde se transforma em protestos nas ruas. De acordo com que a situação se agrava os ódios ficam evidentes e inflamados.
 


Filme do diretor  Ziad Doueiri do polêmico “O Atentado” (2012), escrito pelo próprio, em parceria com sua ex-esposa Joelle Touma, foi candidato ao candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (perdeu para "Uma Mulher Fantástica"). A estória de um mecânico libanês cristão e um refugiado palestino, engenheiro, que trabalha como mestre de obras em beirute, fazendo manutenção de vias públicas, é o estopim para uma obra sobre  ódio racial e religioso, ressentimentos, divisões partidárias e religiosas, além de resquícios de um passado que mergulhou os dois lados em trevas. Ziad Doueiri revela que o tema do filme partiu de uma experiência própria próxima a do início do filme e que depois imaginou como teria sido se a situação começasse a sair de controle.
 


Com o diretor Ziad Doueiri sendo de origem muçulmana e a esposa Joelle cristã (estavam se divorciando) e tendo um pai que fora juiz e uma mãe advogada, há muitos elementos pessoais em sua narrativa. "O Atentado" foi proibido no Líbano e vários países cercanos boicotaram.  O diretor revela que houve a intenção de evitarem que O Insulto fosse filmado (tanto que no início há uma mensagem que o governo libanês não apoia as ideias do filme). Que foi acusado de dar mais ênfase a um dos lados e ser parcial na questão. O filme não foi exibido na Palestina ainda que o ator kamel Al Basha tenha levado o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza por sua atuação no filme.
 


Para o público brasileiro sempre há o medo de encarar obras destes países, por seu conteúdo ser bem emblemático, o que pode levar a ideia de que o tema dificilmente será de boa compreensão. Ainda que o espectador não entenda quem foi Bashir Gemayel, a significância do partido cristão, a questão palestina, o que é sionismo, o Massacre de Sabra e Chatila, O Massacre de Damour, a Guerra Civil  entre 1975 e 1990, OLP (Organização de Libertação da Palestina) e Ariel Sharon, o filme pode ser perfeitamente assistido porque há vários momentos que alguns desses fatos são explicados (principalmente durante as cenas de tribunal) e o tema ódio entre pessoas que não se conhecem é universal e atinge vários países que vive questões separatistas. Até mesmo a questão de uma discussão boba se transformar em um violento conflito (esse o Brasil tem à vontade) é um tema de fácil compreensão. E a linha que define inocentes e culpados (na visão do diretor) começa a ficar cada vez mais confusa.


O elenco é o atrativo do filme.  Adel Karam e Kamel Al Basha, como os principais envolvidos no conflito, estão muito bem. Destaque para o advogado de acusação (o ator Camille Salameh) e a advogada de defesa (a atriz Diamand Bou Abboud) ambos com motivações que surgirão ao longo da produção e as atrizes Rita Hayek (como a esposa de Tony Hanna) e Christine Choueiri (como esposa de Yasser).
 

O Insulto é uma obra instigante: se inicia como um drama, vira um filme de tribunal, revela-se, até certo ponto político, mas atem-se a questão de que feridas sociais podem levar séculos para cicatrizarem e aqui percebemos que ainda existirão muitas gerações até chegarem a um (talvez um dia, ou talvez nunca) acordo de fim das animosidades.

Trailer:




Curiosidades:

Site com algumas informações e termos pertinentes 


Site em inglês com entrevista do diretor



Premiações:
AFI Fest 2017
Boulder International Film Festival
FEST International Film Festival
Palm Springs International Film Festival
The Lebanese Movie Awards
Venice Film Festival (Festival de Veneza)
Viennale

Fontes:
Jornal O Globo
The New York Times
Piauí-Folha-UOL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre