segunda-feira, 21 de maio de 2018

O MENSAGEIRO/ THE POSTMAN (1997) - ESTADOS UNIDOS




MENSAGEIRO DA ESPERANÇA

Baseado em um romance de David Brin, o mensageiro se passa no ano de 2013, após uma guerra na qual os Estados Unidos foi severamente afetado, destruindo, inclusive, a base do governo americano. O General Bethlehem (Will Patton) é um ex-combatente que presenciou a destruição da Casa Branca e, no meio deste caos, criou seu próprio exército com suas novas leis comandando o Sul dos Estados Unidos. 



Tudo começa a mudar quando "recruta" um homem que apelida de Shakespeare (Costner) devido o mesmo ter sido capturado logo após apresentar uma pequena peça do dramaturgo inglês. O general vê em “Shakespeare” uma ameaça, num mundo habitado por poucas mentes pensantes. Shakespeare foge e adota a identidade de um mensageiro.  Com suas cartas e vestes consegue abrigo em uma comunidade, dizendo-se um enviado do novo governo restaurado ("Os Estados Unidos Restaurados da América”), que traz cartas perdidas de parentes e  informações de que em breve o governo retomará o controle do país. A notícia se espalha rapidamente, trazendo esperança onde muitos já não acreditavam e colocando em risco o poder do general e seu bando.



Kevin Coster produziu, dirigiu e estrelou esse filme que tenta passar um ar de épico. Parece uma nova tentativa do ator de reprisar seu sucesso “Dança Com os Lobos” ou, seu fracasso, “Waterwold, o Segredo das Águas”. Talvez o grande senão desta produção esteja exatamente em sua duração: são três horas de projeção, onde Kostner poderia ter enxugado um pouco o tempo e investido mais no lado humano e na ação (o que de certa maneira o fez, mas com certa parcimônia, visto que não investiu em batalhas). 

O filme aborda como homens comuns podem fazer a diferença para o bem ou para o mal. O mensageiro, antes da guerra, era um ator e o general um vendedor. A guerra modificou esses dois homens. Kostner faz um homem que interpreta personagens e seu maior personagem passa a ser o da vida real. Ele descobre que sua mentira inspira as pessoas a copiá-lo e percebe que sua obrigação é incorporar essa figura e torná-la real. Só que mentiras tem suas consequências e geralmente causam bons estragos. 



O filme tem momentos bastante curiosos, como a parte em que a comunidade do general se prepara para assistir um filme e é apresentado “Soldado Universal “com Dolph Lundgreen e Van Damme, sendo vaiado até ser trocado pela “Noviça Rebelde”. Fica a dúvida se é uma crítica ao cinema escapista dos filmes de ação ou a volta aos tempos mais belos e românticos. Uma forma de criticar filmes que faturam enormes somas, mas sem nenhum conteúdo. Fica difícil de acreditar que o mesmo exército que mata sem piedade se interesse pelo filme de Julie Andrews (talvez o livro explique melhor). Temos também o falecido cantor americano Tom Petty em uma participação, como o próprio, personificando o líder de uma comunidade.



O filme não é nenhuma obra prima, pois não aprofunda nos sentimentos humanos, deixa muita informação de fora, como por exemplo, o que causou a guerra, bem como o que ocorreu aos outros países e etc. Ao longo do filme dá-se a entender que o evento foi global, pois o mensageiro informa, quando questionado a respeito da Europa, que o ar na Islândia voltou ao normal. A probabilidade de terem sido utilizadas armas de destruição em massa é demonstrada quando perguntam a respeito de um representante americano e o mensageiro alega ter morrido de câncer de pele. A informação do general ter lutado em uma guerra interna pode ter sido devido a uma guerra civil ou invasão, o que no filme, não fica em nenhum momento muito claro.


 
Ademais o filme passa uma boa mensagem: as pessoas podem fazer a diferença. Podem inspirar, através de suas ações, outros a modificarem seu meio. Que líderes podem surgir em pessoas que nunca tiveram tais pretensões, mas podem ser forjados pelas circunstâncias. Que pessoas são movidas por esperanças.


 
O Mensageiro (O Carteiro, numa tradução mais fiel) é interessante, passando a mensagem de que se alguém deseja melhorar o futuro, suas ações atuais contribuirão definitivamente para tal. Pena que o filme seja longo demais, com algumas subtramas desnecessárias, além  de um longo período para a ação surgir em cena. O roteiro concentra apenas nos Estados Unidos, como se fossem o único lugar interessante para se contar esta estória que, nas condições do filme, poderia passar-se em qualquer local do planeta.

Trailer:



Curiosidades:
O falso presidente do carteiro se chamava "Richard Starkey", o verdadeiro nome de Ringo Starr.

Nunca é revelado o nome real do carteiro 

Kevin Costner faz um dueto com Amy Grant, tocando "You Didn't Have To Be So Nice" " nos créditos finais. 

Referências a outros filmes de Kevin Costner: uma mula é morta e batalhas da Guerra Civil (Dança com Lobos) ; quando ameaça usar uma colher como arma (Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991).

Um dos filmes que aparece na tela do cinema no acampamento do exército é "A Legião Invencível" (1949).

O segundo filme pós-apocalíptico que Kevin Costner protagoniza no papel principal como um andarilho sem nome. O outro filme foi "Waterworld - O Segredo das Águas" (1995).   

Curiosamente, o "Golden Raspberry" que elege os piores filmes colocou "O Mensageiro" como o pior em 4 categorias do ano de 1997: Pior filme; Pior ator; Pior diretor; Pior canção original. 

Filmografia Parcial:

Kevin Costner
Herança Nuclear (1983); Silverado (1985); Os Intocáveis (1987); Sem Saída (1987); Campo dos Sonhos (1989); Dança com Lobos (1990); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); O Guarda-Costas (1992); Um Mundo Perfeito (1993); Wyatt Earp (1994); Waterworld - O Segredo das Águas (1995); O Mensageiro (1997); 3000 Milhas Para o Inferno (2001); O Mistério da Libélula (2002); O Homem de Aço (2013); Operação Sombra: Jack Ryan (2014); 3 Dias Para Matar (2014); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Estrelas Além do Tempo (2016) 


Will Patton
Silkwood - O Retrato de uma Coragem (1983); Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Depois de Horas (1985); Sem Saída (1987); O Crime Que o Mundo Esqueceu (1990); O Preço Da Sedução (1991); O Cliente (1994); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Copycat - A Vida Imita a Morte (1995); A Caçada (1996); O Mensageiro (1997); Armageddon (1998); 60 Segundos (2000); Duelo de Titãs (2000); A Última Profecia (2002); O Justiceiro (2004); O Preço da Coragem (2007); Contatos de 4º Grau (2009); November Man: Um Espião Nunca Morre (2014); Falling Skies (seriado 2011 A 2015);  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre