terça-feira, 22 de maio de 2018

AS DUAS FACES DO ZORRO / ZORRO: ENTRE AS ESPADAS E AS PLUMAS / ZORRO, THE GAY BLADE (1981) - ESTADOS UNIDOS





INGÊNUO E DIVERTIDO

Don Diego na Espanha, recebe a notícia de que a sua presença é necessária em sua terra natal. Ao chegar descobre seu pai já encontra-se falecido e que seu amigo de infância, Esteban, é o capitão do exército  e futuro alcaide. Esteban é um tirano com sede de riquezas e poder. Diego percebe o sofrimento da população pobre  e não sabe o que fazer. Ao receber a carta de despedida do pai descobre que este fora o famoso Zorro que lutou pela população há 50 anos. A carta é endereçada a um dos dois irmãos, o que chegasse primeiro.


Diego envereda a vestimenta do Zorro,  mas sofre um ferimento que o incapacita temporariamente. Quando seu irmão gêmeo também chega ao lar dos De La Vega este  lhe solicita que o substitua como o herói mascado. Só que este novo Zorro tem uma predileção por cores mais chamativas.


As Duas Faces do Zorro teve uma pequena mudança quando de sua exibição na TV, passado a chamar-se “As Duas Faces de Zorro” e, posteriormente, uma modificarão completa em vídeo chamando -se “Zorro: Entre as Espadas e as Plumas”, título que remete a ideia errônea de filme erótico,  bem diferente do original.


Essa sátira ao filme “A Marca do Zorro” (1940) tornou-se um filme reprisado diversas vezes na antiga Sessão da Tarde. E não por acaso. É uma inventiva abordagem do herói, cujo o único propósito é fazer rir com dois Zorros em ação: um, conquistador barato, exímio espadachim e Casanova e, o outro, avesso às conquistas femininas do irmão. E, claro, tornou-se um filme clássico.


George Hamilton fazendo um duplo papel é hilário: em seu primeiro contato com um aldeão, após salvá-lo, ele deixa sua indelével marca, mas é hilariamente confundido com um  2. Outro relata, posteriormente, que fora atacado por um mascarado, cujo a marca deveria ser “Zero”.


Don Diego e seu gêmeo  que passou a adotar o nome de “coelhinho” Wigglesworth resolvem combater o agora empossado alcaide, um homem mal casado (com uma megera)  e que gosta de dar ordens em berros histéricos (as melhores cenas) a todos em seu redor. E  esse novo Zorro (autointitulado "espadachim alegre" - "gay blade") o deixa intrigado: seus amigos são atacados por um herói cuja roupas são comparadas a frutas: ameixa, banana, abacate (que o alcaide pensa ser um legume), "vermelho como uma rosa", salada ... e cuja principal arma é um chicote. Fora o seu modo completamente diferente de falar e se expressar. E dá-lhe ótimas cenas como o alcaide testando se Don Diego seria o então ferido Zorro ou invadindo sua casa para choramingar  sua vida de tirano mimado, incompreendido por todos, além de estar caçando, em sua visão,  um estranho herói, com voz, falas e roupas estranhas.


Assim como em “Amor a Primeira Mordida”, uma sátira aos filmes de Drácula, Hamilton está ótimo com o seu Don Diego canastrão ao máximo com um sorriso debochado e se mostrando um herói um pouco confuso e trapalhão. E como o "gêmeo" “pompom” que resolve dar um “up” no visual “cafona” do justiceiro mascarado. Na verdade ele interpreta vários persoangens: dois irmãos, dois zorros e uma prima. Lauren Hutton como “Charlotte Taylor Wilson” é a mocinha rica, apaixonada e de raízes ideológicas fortes que tenta mostrar ao povo que este deve ter o poder de lutar contra a tirania. Se apaixona pelo Zorro (mas fica encucada com sua radical mudança) e nutre sentimentos por Don Diego, sendo correspondida. Ron Leibman rouba as cenas com o seu alcaide surtado que desconfia de tudo e de todos.  Donovan Scott faz paco, o fiel escudeiro mudo do nosso herói que, através da mímica, tenta se fazer entender (sempre divertido). Sua melhor cena é quando se veste de urso e é confundido com cachorro e até porco.


As Duas Faces do Zorro é pura nostalgia. Cinema ingênuo feito para entreter e dar boas risadas. A dublagem clássica é um atrativo mais do que bem vindo, pois torna o filme melhor ainda do que ele é. Diversão para os amantes dos filmes de comédia anos 70 e 80. Uma época de muita criatividade, oriunda de roteiros inteligentes e de bons atores.

Trailer:







Curiosidades:
O tema musical dos créditos principais e das sequências de ação de Zorro foi originalmente feito por Max Steiner e usado em "As Aventuras de Don Juan " (1948), estrelado por Errol Flynn.

O Filme se inicia com uma dedicatória: "Este filme é dedicado a Rouben Mamoulian e os outros grandes cineastas cujo passado nos dá o nosso futuro". O filme abre com um clipe em preto-e-branco de "A Marca do Zorro" (1940), dirigido por Mamoulian.

Em alguns países, como a Austrália, o título do filme foi alterado para "Zorro Swings Again".

No filme Coringa (2019), uma marquise de cinema mostra esse filme em exibição, assim como Um Tiro na Noite (1981).

Hamilton interpretou para rir dois papéis que Frank Langella interpretou seriamente ao mesmo tempo: Zorro e Drácula.

O capitão Esteban é um "prefeito" interino. Segundo a Wikipedia, um prefeito (ou "Alcalde ordinário") era um tradicional magistrado municipal espanhol, com funções judiciais e administrativas. “O prefeito era, na falta de corregedor, presidente do cabildo castelhano (conselho municipal) e juiz de primeira instância de uma vila. Alcaldes eram eleitos anualmente, sem direito à reeleição por dois ou três anos, por “os regidores da Câmara Municipal. O cargo de presidente da Câmara era representado por um quadro de funcionários, que deviam levar consigo no exercício das suas funções”.

As cores dos trajes de espadachim vistos no filme eram as seguintes. Zorro sempre usava preto enquanto The Gay Blade usava ameixa, limão, azul e escarlate.

George Hamilton aparece travestido neste filme quando finge ser a prima de Don Diego Vega, de Santa Bárbara, Margarita Wigglesworth. O apelido do capitão Esteban (Ron Leibman) para Margarita Wigglesworth era "Wiggy".
  

Filmografia Parcial:

George Hamilton



 








Confidências de um Assassino (1959); A Casa da Colina (1960); A Cidade dos Desiludidos (1962); Os Poderosos (1968); Amor Feito de Ódio (1973); O Testamento de Medusa (1973); O Estranho Caso da Senhora Oliver (1977); Amor à Primeira Mordida (1979); As Duas Faces de Zorro (1981); O Poderoso Chefão III (1990); Dr. Hollywood: Uma Receita de Amor (1991); Os Últimos Durões (1994) O Pequeno Unicórnio (2002); Swiped (2018) 

Ron Leibman (1937-2019)
 

 









Matadouro Cinco (1972); Norma Rae (1979); As Duas Faces de Zorro (1981); Rhinestone - Um Brilho na Noite (1984); Sete Horas Para o Julgamento (1988); Sombras da Lei (1996); O Tempo de Cada Um (2002); Hora de Voltar (2004).

Lauren Hutton
 

 








O Jogador (1974); Gator, O Implacável (1976); Gigolô Americano (1980); As Duas Faces de Zorro (1981); Paternidade (1981); Lassiter - Um Ladrão Quase Perfeito (1984); Perfeição (1985); O Exterminador do Passado (1987); Malone, O Justiceiro (1987); Instinto Fatal (1990); Dinheiro a Qualquer Preço (1991); Studio 54 (1998); Amor por Contrato (2009); Sexy por Acidente (2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre