segunda-feira, 9 de abril de 2018

FUGA DO PASSADO / FUGA AO PASSADO / OUT OF THE PAST (1947) - ESTADOS UNIDOS




QUANDO O PASSADO VEM BATER À PORTA

Jeff Bailey (Robert Mitchum) é o dono de um pequeno posto de gasolina e namora Ann (Virginia Huston), numa pequena cidade da Califórnia. Sua vida parece estar sendo conduzida dentro de uma certa paz e tranquilidade, até que um homem chamado Joe Stefanos (Paul Valentine) surge à sua procura. Após o diálogo com este misterioso homem, Jeff revela a Ann que possui um passado obscuro e que este veio bater em sua porta.



 
Ele lhe informa ter sido um investigador que, certa vez, aceitou fazer um trabalho para um perigoso apostador,  Whit Sterling (Kirk Douglas), que sofrera uma tentativa de homicídio de uma amante, Kathie Moffat (Jane Greer), e que esta lhe teria roubado $40.000,00. 
Sua missão de encontrar a mulher fora um sucesso, mas se apaixonar não. Quando Jeff resolve mentir e dizer que não a encontrara, o mundo do investigador vira de cabeça para baixo. Agora, tempos depois,  Whit deseja que Jeff volte e realize uma nova missão e deixe o passado para trás, só que as situações começam a se revelarem cada vez mais complexas.



 
Fuga do Passado (Out of Past) é um filme celebrado por muitos fãs, como sendo uma das melhores produções noir de todos os tempos. Razões para tal não faltam: com roteiro de Daniel Mainwaring (sob o pseudônimo de Geoffrey Homes), que também escrevera o livro (“Build My Gallows High” que gerou o filme) e atuações impecáveis de Robert Mitchum, Jane Greer e Kirk Douglas foi uma iniciativa que logrou muito êxito. O mais interessante é que o filme não angariou entusiasmadas críticas da mídia especializada, mas, ao longo dos anos, sua relevante contribuição ao gênero foi reconhecida (quem conhece a história de “Touro Indomável”, sabe que essa “miopia do lançamento”, por parte da crítica, é muito comum – esse termo é meu mesmo !!). A produção foi ganhando status de obra de valor e virou referência no gênero.



 
Sem dúvida a direção de Jacques Tourneur foi fundamental para o êxito do filme. A estória parece bem trivial: “um homem encontra uma mulher e se apaixona” e temos o amor proibido que triunfará até o final. Ledo engano. De acordo com que a narrativa flui, elementos vão se descortinando e, de repente, o espectador começa a ficar confuso. Parece que faltam cenas que expliquem o que está acontecendo, mas tudo vai sendo revelado aos poucos: tanto para o protagonista quanto para público. E aí percebemos que há uma estória por trás da estória. E seus principais personagens revelam-se fascinantes ainda que moralmente dúbios. O diretor de fotografia, Nicholas Musuraca  (1892–1975), captou esse elementos com maestria e passou em imagens muito do que o ambiente precisava captar da essência dos personagens. Quando achamos que entendemos o filme, há uma ótima reviravolta.



O triunvirato Robert Mitchum, Jane Greer e Kirk Douglas é o principal motivos dessa produção ter feito tanto sucesso.  Há inclusive uma discussão sobre quem esteve melhor: o frio e meticuloso personagem de Mitchum que luta por sua vida (e, podemos dizer, a recuperação de sua alma) ou, a "Female Fatale" Greer, que seduz os homens com seu sex apeal e atitudes doces, para se revelar uma mulher que usa sua sedução e sensualidade como meio de obter aquilo que deseja. Sua personagem (para não contar demais) é realmente estupenda e muitos a consideram o melhor exemplo de “Female Fatale” que Hollywood produziu. Você nunca sabe o que esperar dela. Kirk Douglas (em inicio de carreira) faz um personagem dúbio, sempre com um sorriso irônico, sádico e mau no rosto. Aquela presença cênica que tornou seu “Spartacus”um sucesso atemporal.  Mas não se engane, nenhum desses três personagens oferece uma leitura fácil de sua personalidade. O interessante é que ainda surge em cena, meio que rapidamente, uma segunda “Female Fatale” (a atriz Rhonda Fleming) para complicar um pouco mais a vida do nosso (anti?) herói. Antes de terminar esse parágrafo não poderia deixar de citar a participação do ator Dickie Moore (o rapaz surdo-mudo), cuja relação com Jeff não é muito clara, mas fundamental à estupenda conclusão da estória. Um final que termina com uma pergunta, mas a resposta, na verdade, fica mais a cargo do espectador concluir.




Fuga do Passado (que motivou uma nova versão bem diferente nos anos 80: “Paixões Violentas”, na qual Jane Greer fez uma nova personagem e Paul Valentine (1919–2006), uma participação) é um filme repleto de reviravoltas, personagens fascinantes, diálogos inspirados com uma estória que vai ganhando força ao longo de sua projeção e um final daqueles que lembraremos por muito tempo. Mais um exemplo de que filmes antigos são bons sim e, dando uma boa garimpada, sempre encontraremos produções de alta qualidade. 


Trailer:

 
  

Curiosidades:
Robert Mitchum foi indicado ao Oscar por "Também Somos Seres Humanos" (1945). Faleceu de  Câncer de pulmão. Seu nome batismo era  Robert Charles Durman Mitchum . No início da carreira usou o nome de Bob Mitchum.

Robert Mitchum foi a quarta escolha para o papel. Antes fora oferecido aos atores Humphrey Bogart, John Garfield e Dick Powell. 

Kirk Douglas foi indicado ao Oscar 3 vezes: O Invencível (1949); Assim Estava Escrito (1952);  Sede de Viver (1956) e ganhou um Oscar Honorário, em 1996, pelo conjunto da obra.

Jane Greer faleceu, aos 76 anos, de câncer. No início da carreira usou o nome de Bettejane Greer.

Apesar de Dickie Moore interpretar o jovem no filme , ele era apenas um ano mais novo que Jane Greer e menos de cinco meses entre ele e Virginia Huston.

Exibido no Reino Unido com o título "Build My Gallows High" (algo como "Construa Minha Forca Alta").

No remake de 1984, Jane Greer, interpreta a mãe da personagem principal.

O Filme consta do livro "1001 Filmes `Para Ver Antes de Morrer".

Filmografia Parcial:

Robert Mitchum (1917–1997)
 
 









Jamais Fomos Vencidos (1943); Nevada (1944); Também Somos Seres Humanos (1945); Fuga do Passado (1947); Macao (1952); O Rio das Almas Perdidas (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Céu é Testemunha (1957); O Círculo do Medo (1962); O Mais Longo dos Dias (1962); As Duas Faces da Lei (1964); El Dorado (1967); A Filha de Ryan (1970); Operação Yakuza (1974); A Arte de Matar (1978); Os Amantes de Maria (1984); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); Homem Morto (1995)

Kirk Douglas
 
 









O Tempo Não Apaga (1946); Fuga do Passado (1947); As Muralhas de Jericó (1948); O Invencível (1949); A Montanha dos 7 Abutres (1951); Assim Estava Escrito (1952); Ulysses (1954); 20.000 Léguas Submarinas (1954);  Sede de Viver (1956); Vikings, Os Conquistadores (1958); Duelo de Titãs (1959); Spartacus (1960); Sede de Vingança (1963); Sete Dias de Maio (1964); Os Heróis de Telemark (1965); À Sombra de um Gigante (1966); Sangue de Irmãos (1968); Movidos Pelo Ódio (1969); A Fúria (1978); Cactus Jack, o Vilão (1979); Saturno 3 (1980); Nimitz - De Volta ao Inferno (1980); Caçada Impiedosa (1983); Os Últimos Durões (1986); Oscar - Minha Filha Quer Casar (1991); Os Puxa-Sacos (1994); Acontece Nas Melhores Famílias (2003);  Illusion (2004); Meurtres à l'Empire State Building (2008) 

Jane Greer (1924–2001) 

 


 






Dick Tracy, O Audacioso (1945); Simbad, o Marujo (1947); Rua das Almas Perdidas (1947); Fuga ao Passado (1947); O Prisioneiro de Zenda (1952); O Palhaço (1953); O Homem das Mil Caras (1957); Escândalo na Sociedade (1964); Uma Lourinha Adorável (1965); Os Cavaleiros da Sombra (1982); Paixões Violentas (1984); Quase uma Família (1989); Perfect Mate (1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre