quinta-feira, 22 de março de 2018

MANDROID - O EXTERMINADOR / OS ELIMINADORES / ELIMINATORS (1986) - ESTADOS UNIDOS



 
PARA OS AMANTES DE FILMES B

"John" sofre uma queda de avião nas florestas mexicanas onde é resgatado por um cientista louco chamado Abbott Reeves (Roy Dotrice) e seu ajudante, Dr. Takada. Eles criam Mandroid (meio homem/ meio máquina), na qual o transformam em uma máquina de combate. Mandroid (Patrick Reynolds) é transportado no tempo para algumas missões. Em seu último retorno descobre que será eliminado.  O Ciborgue consegue fugir com a ajuda de Takada (Tad Horino), que perece por sua traição. Agora o homem-máquina buscará ajuda e retornará para se vingar daquele que lhe tirou a humanidade.


Lá pelas tantas, dois diálogos definem bem esse filme: “ - O que é isso? personagens de uma história em quadrinhos? ... temos robôs , homens das cavernas, temos kung fu ....” e  “ - Isso tudo é um filme de ficção científica independente, certo ?”. Pois essa é uma boa síntese dessa produção, assumidamente  B, que resolveu inserir vários elementos em sua narrativa em cenários paupérrimos e efeitos bem fraquinhos.



Para os anos 80 (assisti esse filme no cinema) o filme já era assumidamente de baixo custo, mas eis que passadas décadas, voltando a dar uma olhada, o filme entrega o que promete: uma produção que não se leva a sério, com atores que parecem ter se divertido durante a consecução do filme, numa aventura non-sense e bem engraçada.


Para ajudarem nosso Terminator, quero dizer, Mandroid (uma mistura de Frankenstein,  Robocop,  com Exterminador do Futuro), teremos uma jovem cientista chamada Nora Hunter (Denise Crosby); Kuji (Conan Lee),  um "ninja" à procura do pai; Harry Fontana (Andrew Prine), um candidato bem ruim a  Han Solo (Guerra nas Estrelas)  e SPOT, uma mistura de R2D2 de Guerras nas  Estrelas com a simpática corujinha de metal de “Fúria de Titãs” que pode se transformar em luz e se movimentar (olha os efeitos !!!). Tudo isso com direito a briga de bar, perseguições de barco, tiros e explosões (mal feitas), capangas ineficientes (que parecem vindos de comédia pastelão italiana), neandertais, legionários romanos e viagem no tempo, além de um vilão que (ainda bem) pouco aparece.


Mas não para por aí. Mandróid  (o ator lembra (bem  de longe) o rosto do ator Schwarzenegger) tem uma unidade móvel super legal onde se acopla (suas pernas podem ser removidas) e passa a se deslocar em um minitanque (aqui gastaram dinheiro!!!). Ele foge do laboratório no México e parte para a América onde chega bem rápido, mas pra voltar precisa cruzar o rio, andar no mato até o seu decisivo confronto. Nora e Fontana dão uma de Humphrey Bogart e Katharine Hepburn (em "Uma Aventura na África") com suas devidas diferenças e encontram um lutador de Kung Fu que sempre está em posição de combate com façanhas de um ninja. Nosso androide tem um arsenal de truques que incluem um Minitorpedo (acreditem !!!), pés que funcionam como hélices de lancha, braço que lança raio laser e bombas. Só que a lataria é mais fraca que a do Robocop.


Para analisar este tipo de filme há que se diferenciar a qualidade do filme de sua relevância quanto ao divertimento. Como filme é sofrível, como entretimento é divertido. Filmes como "Mandroid ou "Eliminadores" são sempre divertidos de analisar, visto a quantidade de saladas de ideias criativas que deram  ou não  certo nas telas. No final é o conjunto de tudo isso que define se o filme será lembrado ou não. Aqui creio que pouco será lembrado. Não é um filme muito conhecido, mas que tem como curiosidade dois atores conhecidos do público brasileiro: Denise Crosby (a Tasha Yar do seriado "Jornada nas Estrelas a Nova Geração" e do filme “Cemitério Maldito”) e Andrew Prine, ator de vários seriados e conhecido por sua participação na Mini Série “V - A Batalha Final” (1983). Mandroid é uma realização do produtor Charles Band ("Reanimator") e dirigido por  Peter Manoogian (de "Território Inimigo" - 1987).
 

 
Mandroid – O Exterminador é um daqueles filmes esquecidos nos anos 80 que frequentou pouco a tv aberta e que teve alguma vida nos idos do VHS. Nos Estados Unidos, com o lançamento em Blu-Ray, o filme voltou a ter alguma visibilidade.  Para quem curte filme B, sem se preocupar  com qualidade ou bom senso da história. Tem uma abertura inicial que parece aquele antigo seriado do "Besouro Verde". Na cena final só faltou aparecer aquele tiranossauro do seriado “O Elo Perdido”.

Trailer:





Curiosidades

Último filme de Patrick Reynolds;

Don Wilson foi considerado para o papel de Kuji;

Tim Thomerson ("De Volta Para o Inferno") foi considerado para o papel de Fontana

Mandroid: O Exterminador foi o título nos cinemas; Eliminadores o título em vídeo e Mandroid o título na TV


Fotos:

Mandroid e seu mini-tanque






















Denise Crosby em Jornada nas Estrelas - A Nova Geração

 
















Andrew Prine em  V- A Batalha Final 

 












Cartaz do filme :

















Denise Crosby no video Clip de Chris Isaak "Dancin"




Filmografia Parcial:

Denise Crosby

 










A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa (1982); 48 Horas (1982); A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983); Meus Problemas com as Mulheres (1983); Corações Desertos (1985); Tocaia no Deserto (1988); Miracle Mile (1988); As Confusões De Um Sedutor (1989);  O Cemitério Maldito (1989); Assassinato no Tenessee (1989); Max - em Busca da Esperança (1994); Os Segredos de Adam (1994); Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (seriado 1987 a 1994); Invasão da Intimidade (1995); Jackie Brown (1997); A Lenda do Cavaleiro Fantasma (2002); The Watcher (2016); The Doctor's Case (2018); Itsy Bitsy (2018).


Andrew Prine












Kiss Her Goodbye (1959); O Milagre de Anne Sullivan (1962); Dois Contra o Oeste (1966); O Preço de um Covarde (1968); Escravos da Noite (1970); Hannah, na Ilha dos Vampiros (1973); Nightmare Circus (1974); Grizzly, A Força Assassina (1976); Pânico ao Anoitecer (1976); Abe Lincoln: Freedom Fighter (1978); Terror em Amityville (1982); Brincando com Fogo (1984); V: The Final Battle (seriado 1984);  Mandroid, O Exterminador (1986); Anjos Assassinos (1993); Em Busca da Liberdade (1993); Justiça Sob Suspeita (1995); Serial Killer - Desejo Assassino (1995); As Duas Faces do Desejo (1995); Programados Para Matar (2001); Deuses E Generais (2003); Os Gatões: Uma Nova Balada (2005); As Senhoras de Salem (2012); Beyond the Farthest Star (2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre