quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O DESTINO DE UMA NAÇÃO / DARKNEST HOUR (2017) - REINO UNIDO




"É MELHOR MORRER EM COMBATE DO QUE VER ULTRAJADA A NOSSA NAÇÃO" (WINSTON CHURCHILL)

Um breve panorama histórico para quem for assistir ao filme: 10 de maio de 1940, Winston Churchill assume o cargo de Primeiro Ministro do Reino Unido no lugar de Neville Chamberlain (1869-1940), que perdera apoio político, trazendo consigo a desconfiança de fracassos anteriores, principalmente a de Galípoli (na fracassada tentativa de invasão à Turquia) onde perdeu 3 navios de guerras e mais de 700 homens (existe um filme homônimo, de 1981 com o até então, quase desconhecido, ator Mel Gibson).  Neste momento Hitler, devido a inércia de França e Reino Unido, já havia invadido  a Tchecoslováquia e depois a Polônia, Dinamarca e Noruega indo em direção a França.



Churchill  torna-se Primeiro Ministro no mesmo dia que Hitler lança sua invasão à França. Em seis semanas morrem 100.000 soldados franceses. O General francês Charles de Gaulle consegue deter parcialmente o exercito alemão abrindo uma rota de fuga. As forças inglesas que ajudavam no combate se viram cercadas na praia de Durquerque (ou Dunkirk). Trazer seus soldados de volta para lutarem em outra batalha era mais do que necessário.




Cinebiografia de um dos mais importantes nomes da segunda Guerra Mundial: Winston Leonard Spencer-Churchill (1890 -1970). "O Destino de uma Nação" (ou a tradução literal do título:“A Hora Mais Escura”) parte do inicio da ascensão de Churchill como Primeiro Ministro em meio as conquistas de Hitler (1889-1945) na Europa.   
O governo estava dividido: muitos não apoiavam Churchill por seu temperamento intempestivo e suas falas afiadas, além do seu fracasso em Galípoli e queriam que o empossado Ministro costurasse um acordo com Hitler (intermediado por Mussolini) evitando uma sangrenta guerra. Churchill sabia quais eram as intenções do líder nazista e sabia também de sua desmedida sede de conquistas.



Destino de uma Nação conta como Churchill teve que lidar com as suspeitas de suas ações, o fantasma de um antigo fracasso e um rei pouco a vontade com sua nomeação (o rei George VI). Teve que enfrentar duas guerras: uma interna e outra externa. Seu modo de ver e se expressar sobre o que considerava um erro terrível, a Inglaterra aceitar os acordos de Hitler, criaram dúvidas de que estaria incutindo em um novo erro. Além do caso de Dunkirk que para salvar seus homens, teria que sacrificar um contingente.



O êxito do filme pode ser percebido sob vários aspectos: a excelente atuação de Gary Oldman como Churchill. Sua presença cênica é impressionante (como já o fizera em "Minha Amada Imortal" como Beethoven) e não há como não tirar os olhos de seu personagem que, mesmo acusado de ser um pouco diferente do original, trouxe um carisma que não tinha se verificado nas várias personificações anteriores do líder inglês; uma maquiagem soberba a cargo de Kazuhiro Tsuji ("O Curioso Caso de Benjamin Button"; "Transformers: A Vingança dos Derrotados"; "Tron: O Legado' ...) que deu vida a performance do ator; um desenho de produção que nos imerge direto nos anos 40; o roteiro de Anthony McCarten (“A Teoria de Tudo”) e a direção de Joe Wright (de “Orgulho & Preconceito”; “Desejo e Reparação” e “Anna Karenina”) , além da bela fotografia de Bruno Delbonnel (“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e “O Lar das Crianças Peculiares”)



Quanto ao elenco, além da já citada performance de Oldman (que já levou o Globo de Ouro de Melhor Ator este ano),  Kristin Scott Thomas ("O Paciente Inglês" e "A Chave de Sara") faz uma excelente esposa de Churchill, também num ótimo trabalho de maquiagem. Temos ainda Ben Mendelsohn (um dos vilões de "Rogue One: Uma História Star Wars") na pele do inseguro Rei George VI, Ronald Pickup (de "O Exótico Hotel Marigold 1 e 2") como Chamberlain e Stephen Dillane (Stannis Baratheon do seriado "Games of Thrones") como Halifax. Um ótimo elenco sem dúvida



O Destino de uma Nação tem a qualidade de ser uma produção requintada, com muitos diálogos inteligentes e num formato de fácil compreensão para o grande público. Pode ser visto como os bastidores da "Operação Dínamo" que foi também muito bem demonstrada no filme Dunkirk (só que o ponto de vista é o front de batalha). É um filme que mostra que a determinação de um homem frente a todas as adversidades  fez toda diferença. Churchill (na vida real) segurou o exército alemão, sofreu bombardeios em sua cidade, teve sua frota naval destruída e contra atacou em uma das maiores batalhas aéreas já vista, até a entrada dos Estados Unidos no contexto. Indicado para quem deseja um passatempo de alto nível sem ser cansativo.

 Trailer:


Curiosidades:
John Hurt foi cotado para fazer o papel de Neville Chamberlain que morreu de câncer em 1940. John Hurt viria a falecer também de câncer.

O filme se passa em maio de 1940, mas Elizabeth Layton (personagem da atriz Lily James) só seria secretária de Churchill em 1941. 

Segundo filme de Churchill em 2017, a outra produção foi estrelada por Brian Cox. (A Autópsia)

Ben Mendelsohn e Gary Oldman estiveram em  "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (2012). 

O Discurso de Churchill:
"Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos"


Gary Oldman 











Kristin Scott Thomas

 








Por Trás da maquiagem:




Filmografia Parcial: 
Gary Oldman:






 



Sid & Nancy 1986, Henry & June - Delírios Eróticos (1990); JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Drácula de Bram Stoker (1992); Amor à Queima Roupa (1993); O Profissional (1994); Minha Amada Imortal (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995); A Letra Escarlate (1995); O Quinto Elemento (1997); Perdidos no Espaço: O Filme (1998); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Batman Begins (2005); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Alma Perdida (2009); O Livro de Eli (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); RoboCop (2014); Planeta dos Macacos: O Confronto (2014); O Destino de Uma Nação (2017)

Kristin Scott Thomas

 









Corações Covardes (1990); Lua de Fel (1992); Quatro Casamentos e um Funeral (1994); Mistérios e Pecados (1995); Richard III (1995); Missão: Impossível (1996); O Paciente Inglês (1996); O Encantador de Cavalos (1998); Assassinato em Gosford Park (2001); O Elo Perdido (2005); Chromophobia (2005); O Acompanhante (2007); A Outra (2008); O Invencível - Largo Winch (2008); O Garoto de Liverpool (2009); A Chave de Sarah (2010); Amor Impossível (2011); Estranha Obsessão (2011); Antes do Inverno (2013); Minha Querida Dama (2014); Suite Francesa (2014); A Festa (2017); O Destino de uma Nação (2017)


Ben Mendelsohn 


 








A Grande Trapaça (1990); Sereias (1994); Limite Vertical (2000); Austrália (2008); Presságio (2009); Força Oculta (2010); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Mar Negro (2014); Rogue One: Uma História Star Wars (2016);  Jogador Nº 1 (2018); Robin Hood (2018);  Capitã Marvel  (2019). 

4 comentários:

  1. Me parece muito interessante os filmes por que são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador. Desde que vi o elenco de O Destino de uma Nação imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do atriz Lili James, uma atriz muito comprometida. Eu a vi recentemente em Em Ritmo de Fuga. É uma historia que vale a pena ver. Para uma tarde de lazer é uma boa opção. A direção de arte consegue criar cenas de ação visualmente lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Eleonora. A atriz Lili James esteve muito bem nessa produção, que conquistou dois Oscars: Melhor Ator e Melhor Maquiagem e Penteado Ainda não assisti a Ritmo de Fuga. obrigado pela indicação e por tecer comentários. Volte sempre. Abs

      Excluir
  2. ótima resenha. Este filme é surpreendente e eu adoro filmes sobre política. Quero muito ver este novo filme do Benedict Cumberbatch sobre o estrategista por trás do Brexit. Filmes baseados em fatos reais sempre tem histórias que nos prendem e são bem conduzidas, além de serem surpreendentes. Mal posso esperar para ver brexit filme , ele parece simplesmente incrível. É sempre muito curioso ver este tipo de coisa. Eu estou ansiosa. Parece ser um filme que supera todas expectativas, com certeza. Recomendo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Sofia Monteiro. Filmes políticos e /ou baseados em fatos reais são realmente produções bem interessantes. Brexit (Brexit: The Uncivil War) que conta a história de Dominic Cummings que desde 2015 lidera uma campanha popular, para convencer os eleitores britânicos a deixarem a União Europeia, vem colhendo boas críticas e realmente tem tudo para funcionar. O diretor Toby Haynes é um diretor que vem fazendo carreira em seriados, onde dirige alguns episódios para séries como Sherlock e Black Mirror. Benedict Cumberbatch é um ótimo ator. A produção é da HBO. Será uma produção que deverá aparecer em breve por aqui. Obrigado pela recomendação e que bom que gostou da resenha. Volte sempre e um grande abraço.


    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre