terça-feira, 9 de janeiro de 2018

EXTRAORDINÁRIO / WONDER (2017) - ESTADOS UNIDOS




SOBRE CRUELDADE E INTOLERÂNCIA...

Auggie (o ator Jacob Tremblay  de "O Quarto de Jack") é uma criança de 10 anos de idade que nasceu com a "Síndrome de Treacher Collins" que lhe obrigou, durante a sua infância, a fazer sucessivas cirurgias para correções que lhe permitissem ouvir, falar, comer entre outras. Auggie finalmente será matriculado em uma escola mas sua convivência com os alunos torna-se complicada: Auggie vira uma vitima de um bullying cruel praticado por vários alunos que o mantém triste e solitário. Enquanto tenta sobreviver nesse novo e agressivo mundo, sua irmã mais velha, Via (a atriz Izabela Vidovic, a jovem Kara do seriado "Supergirl") sofre calada com a pouca atenção que lhe é dispensada pela família. A única pessoa que realmente a fazia se sentir querida era sua avó (a atriz Sonia Braga), mas esta faleceu recentemente. Via ama seu irmão e entende a necessidade que a famíia tem de assisti-lo.


Extraordinário, para quem só viu o cartaz, poderia passar aquela impressão de melodrama como "O Rapaz na Bolha de Plástico" ou filmes mais enfáticos na questão da doença dos personagens como "O Homem Elefante" ou "Marcas do Destino". Não que esses não sejam grandes filmes, mas Extraordinário não vem para nadar na mesma fonte e sim para adicionar algo ao tema. O grande mérito talvez esteja no livro da escritora R. J. Palacio que fugiu das armadilhas do gênero e trouxe uma estória mais coesa e que emociona. 



O diretor   Stephen Chbosky, de "As Vantagens de Ser Invisível", soube montar uma narrativa na qual pode tirar o protagonista do centro da estória em tempo integral e colocou personagens secundários como ocasionais condutores da narrativa. Foi  decididamente um acerto, pois impediu o filme de cair na teia do marasmo e do melodrama lacrimogênio de produções semelhantes. Não que não existam lágrimas (os mais sensíveis não resistirão), mas o mote principal do filme é fazer com que quem assiste ao filme saia da sala pensativo sobre as várias facetas que seus outros personagens apresentam. Facetas essas muito bem estruturadas e que repercutem na vida de Auggie e sua família. Chbosky nos mostra que por trás de muitas motivações existem seres humanos confusos e tristes. E racionalidade não é algo que o ser humano carregue muito consigo e sua defesa é, muitas vezes, atacar o que tem medo. Medo do que não entende e medo do desconhecido. Uma sociedade que não foi educada a aceitar situações novas e pessoas diferentes. O resultado Auggie sofre na pele: preconceito, bullying, escárnio. Como a base da família é tudo, Auggie vai enfrentado seus fantasmas de carne e osso e sua família tenta lhe mostrar que sim, a vida tem essas coisas e as pessoas preferem julgar e rotular, ao invés de conhecer a pessoa por trás da aparência. Claro que há aqueles que veem além dessas aparências e o filme mostra o quanto essas pessoas fazem a diferença numa sociedade indiferente.


O elenco é a força deste filme: Julia Roberts e Owen Wilson tiveram a química perfeita em cena: Julia é a mãe super dedicada, pronta a socorrer Augie quando este precisar, defendê-lo e ensiná-lo a suportar as adversidades. Owen faz aquele paizão sempre com uma tirada cômica ou uma palavra engraçada para quebrar a tensão da família e dos espectadores.  Jacob Tremblay está ótimo como August ou "Auggie", embaixo de uma ótima maquiagem, com uma atuação incrível, sensível e tocante, Outra que realmente se destacou foi a jovem atriz Izabela Vidovic que faz a irmã do personagem: tímida, solitária, carente, apaixonada, guerreira e amorosa. Apenas pelas feições da atriz sabemos os sentimentos de sua personagem em cena. O restante do elenco está ótimo com destaque para Noah Jupe (como o amigo Jack Will e do filme "Um Lugar Silencioso"); Daveed Diggs (como o professor Mr. Browne) e Mandy Patinkin (o diretor da escola).


Já disse que o mérito dessa produção está no trinômio: estória, direção e atores, mas temos que destacar que a Maquiagem a cargo de Arjen Tuiten deu ao filme a credibilidade necessária para que funcionasse, podemos até dizer que trouxe o espectador para o lado de Auggie em sua guerra contra o preconceito vigente: o preconceito da estética, que hoje tomou uma força impressionante em toda sociedade. Se a maquiagem fosse ruim o filme simplesmente não funcionaria.  



Extraordinário aborda a vida não de um, mas de de vários personagens. Talvez tenha faltado um olhar mais afinado na vida do casal de pais, mas isso influenciaria na duração do filme e poderia prejudicá-lo. É um filme para todos os públicos, mas cujo impacto se dará mais na faixa adolescente em formação de opiniões. É um ótimo olhar sobre o preconceito onde se torna necessário mostrar, a essa nova geração que surge, a possibilidade de refletir (ainda que de uma forma não tão profunda) sobre as raízes da intolerância. Que venham mais filmes que abordem a luta contra preconceitos e intolerâncias e que sejam direcionados aos jovens, estes que estão em formação de caráter e que mais breve do que imaginam serão os pais e avós de uma sociedade mais consciente.

Trailer:


  
Curiosidades:
O apelido "Major Tom" foi retirado da canção de David Bowie "Space Oddity"

Paul King de "As Aventuras de Paddington 1 e 2" foi a primeira escolha para a direção  

Izabela Vidovic (Via) e Emma Tremblay (Michelle) estiveram juntas na terceira temporada da série Supergirl (2015)

A escritora R.J Palacio faz uma ponta em uma cena em que aparece na graduação de Auggie 


O trabalho da Maquiagem:



 

Trilha Sonora: 
We're Going To Be Friends  - The White Stripes
Darker  - Hannah Hoberman
Monster Mash  - Bobby Pickett  And The Crypt-Kickers
Santa Claus Is Comin' To Town  - Bruce Springsteen
Down The Hatch  - Marcelo Zarvos

Never Forget It  - Leo Soul

99 Bottles Of Beer  - Butterfly Boucher

Blues For Bechet  - Jaques Gauthe & The Creole Rice Jazz Band

We're Going To Be Friends  - Caroline Pennell

Light And Day, Reach For The Sun  - Rupert Lang / Vancouver Children's Choir
Moth's Wings  - Passion Pit
Brand New Eyes  - Bea Miller
 

Filmografia Parcial:

Julia Roberts
 

 









Três Mulheres, Três Amores (1988); Uma Linda Mulher (1990); Linha Mortal (1990); Dormindo com o Inimigo (1991); Tudo por Amor (1991);  Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991); O Dossiê Pelicano (1993); Adoro Problemas (1994); Adoro Problemas (1994); O Segredo de Mary Reilly (1996); Michael Collins: O Preço da Liberdade (1996); O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997); Um Lugar Chamado Notting Hill (1999); Noiva em Fuga (1999); Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000); Onze Homens e um Segredo (2000); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Duplicidade (2009); Comer, Rezar, Amar (2010); Extraordinário (2017); O Mundo Depois de Nós (2023)

Owen Wilson











O Pentelho (1996); Anaconda (1997); Armageddon (1998); A Casa Amaldiçoada (1999);  Bater ou Correr (2000); Entrando Numa Fria (2000);  Zoolander (2001); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); Bater ou Correr em Londres (2003); Starsky & Hutch - Justiça em Dobro (2004); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004); Penetras Bons de Bico (2005); Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor (2008); Marley & Eu (2008); Uma Noite no Museu 2 (2009); Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); Meia-Noite em Paris (2011); Os Estagiários 92013); O Grande Hotel Budapeste (2014);  Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014); Horas de Desespero (2015); Zoolander 2 (2016); Extraordinário (2017); Correndo Atrás de um Pai (2017)
 


Jacob Tremblay

 









Os Smurfs 2 92013); Mamãe Precisa Casar (2014); O Quarto de Jack (2015); O Sono da Morte (2016); Refém do Medo (2016); Extraordinário (2017); The Predator  (2018) 

Izabela Vidovic 

 








Linha de Frente (2013); Extraordinário (2017)


Mandy Patinkin

 











Na Época do Ragtime (1981); Yentl (1983); A Princesa Prometida (1987); Pesadelo na Rua Carroll (1988); Missão Alien (1988); Dick Tracy (1990); O Último Grande Guerreiro (1994); Corcunda de Notre Dame - O Filme  (1997); O Mistério de Lulu (1998); Chicago Hope (seriado 1994 a 2000); Metido em Encrenca (2002); Dead Like Me: A Morte Lhe Cai Bem (seriado 2003 a 2004); Mentes Criminosas (seriado 2005 a 2007); Lições em Família (2014); Extraordinário (2017); Homeland  (seriado 2011 a 2018)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre