sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CRIMES TEMPORAIS / LOS CRONOCRÍMENES (2007) - ESPANHA





UM AR DE CRIATIVIDADE NO GÊNERO

Hector (Karra Elejalde) e Clara (Candela Fernández) são um casal comum, recém chegados a sua nova moradia.  Enquanto sua mulher vai à cidade fazer compras, o marido resolve inspecionar os arredores com um binóculo e o que presencia lhe deixa intrigado: uma jovem seminua na floresta (a atriz Bárbara Goenaga) que parece saber de sua presença, mas que desaparece de suas  vistas. Resolvendo investigar encontra a jovem nua e desacordada, sendo atacado e perseguido por um homem com o rosto coberto de ataduras.


 
Ao refugiar-se em um laboratório recebe a ajuda, por rádio, de uma pessoa (o próprio diretor, Nacho Vigalondo) que está em outra área do complexo. Hector foge com o estranho em seu encalço e, ao chegar ao local, é colocado em uma câmara fechada. Quando sai, descobre ter entrado num protótipo de máquina do tempo que o transportara para uma hora antes dos acontecimentos. Ao ver sua esposa, com o que seria ele nesse presente, só resta uma coisa a ser feita: tentar consertar a situação e voltar para o seu tempo correto, sem interagir diretamente com sua versão atual.



Longa de estreia do diretor espanhol Nacho Vigalondo que concorreu ao Oscar, em 2003, pelo curta “7:35 de La Mañana” e que aqui também foi responsável pelo roteiro. Com uma produção de baixo orçamento, Vigalondo leva o espectador  a acompanhar uma estória e, ao longo da projeção, lhe surpreende com uma intrincada dissecação dos acontecimentos. Los cronocrímenes (título original) pode ser uma dica até interessante do que estar por vir: Cronos, na mitologia grega,  era um titã,  filho de Urano e Gaia, sendo visto em seu aspecto destrutivo como o tempo inexpugnável que rege os destinos e a tudo devora (Wikipedia)

 
O filme se apresenta de uma forma bem modesta, passando a impressão de que a estória não apresentará muitos atrativos, mas de acordo com que os eventos se sucedem  a trama ganha corpo, os personagens tornam-se progressivamente interessantes e a curiosidade de como essa estranha estória se desenrolará ganha os espectadores. Um dos grandes méritos da produção foi apresentar um exercício de criatividade de uma maneira simplória, mas numa narrativa complexa, exigindo apenas de quem assiste, total imersão,  para não se perderem nas reviravoltas que o roteiro nos revela.




Viagens no tempo ou temporais podem apresentar bons filmes. Essa questão pode ser apresentada com várias nuances: viagem ao futuro (“O Planeta dos Macacos” 1967; “De Voltas Para o Futuro 2”; “ A Máquina do Tempo”); viagens do futuro (a saga “Exterminador do Futuro”); personagens que não podem interagir entre si (“De Volta Para o Futuro 1”) para evitar um caos temporal; viagem ao passado (“Projeto Filadélfia”); criação de novas linhas temporais (a nova saga “Star Trek”) ou realidades paralelas (“Planeta dos Macacos” 2001) e os paradoxos da predestinação (“Predestinado”; “O Homem do Futuro” e “O Efeito Borboleta”, na qual os personagens interagem para tentar reverter os danos dos pulos nos tempos). Há ainda diversos outros filmes com diversas outras teorias (“Donnie Darko”; “Sr Ninguém”; “Triangulo do Medo”; "No Limite do Amanhã"). O que credencia Crimes Temporais a entrar nessa seara ? A direção, o elenco (de cinco atores) e a forma simples de apresentar os eventos.
 


O espectador não deve esperar uma conclusão mastigada como tantas outras. Num gênero que necessita de constante renovação, a ficção científica, Crimes Temporais cumpre, no fim das contas, o seu papel primordial: entreter e pensar (ou teorizar).

Trailer:


Curiosidades
Orçado em $2.600.000,00

Trilha Sonora:
Picture This - Blondie
I Need To Be Back Home - Ultraplayback
The Ballad of Coconut Wine and Hidden Dragon  - Aránzazu Calleja e Lluis Antonio Gomez Martinez
Dark Country  - Santiago Ibarretxe


 
Agradecimento a Luis Otávio Lango pela indicação do filme

2 comentários:

  1. Confesso que me surpreendi com esse filme kkkk. Bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Marcos. Sem dúvida. Assisti esse filme recomendado por um amigo e me surpreendi com a forma direta e até, diria, divertida como foi feito. O cinema espanhol sempre foi um fornecedor de bons filmes, mas a maioria não chegava por aqui. Agora com novas plataformas como a Netflix e Amazon muita coisa interessante tem se revelado. Já analisei 14 produções que são bem interessantes (ao lado na categoria - Países: Espanha). Muito obrigado por mais esse comentário e volte sempre. Abraços

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre