quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

OLHOS DE GATO / CAT'S EYES (1985) - ESTADOS UNIDOS





TERROR E SUSPENSE PELOS OLHOS DE UM PEQUENO FELINO

Terror episódico onde um gato recebe uma mensagem astral de uma garotinha em apuros e passa por diversas situações até ir ao seu encontro. Três contos escritos por Stephen King e cujo protagonista é um gato.
No primeiro,  temos Dick Morrison (James Woods)  que se envolve com uma misteriosa organização que promete acabar com o vício de fumar através de métodos pouco ortodoxos (leia-se cruéis), como sequestrar um parente e torturá-lo. Dick acha tudo uma grande besteira, mas ao tentar fumar escondido percebe que a organização tem olhos em todos os lugares e que seus “inocentes deslizes” podem ter consequências graves.




No segundo episódio temos um tenista, Johnny Norris (Robert Hays), que se envolve com a mulher de um perigoso gângster sendo capturado pelo marido desta,  Cressner (Kenneth McMillan), um homem sádico que gosta de apostar com a vida das pessoas. Cressner coloca Johnny num  estreito peitoril de 12cm no último andar do prédio onde mora e lhe oferece a chance de ficar  com sua esposa e uma bolada se conseguir dar a volta no prédio, retornando ao local de origem.  Só que o gangster resolve dificultar as coisas e criar novos obstáculos  (aliado a falta de onde se apoiar e os ventos fortes do local) para que o tenista caia do prédio, além de uma pomba que resolve atravessar o já  tortuoso caminho de Johnny.




No terceiro seguimento nosso intrépido gato, chega à casa da menina Amanda  (Drew Barrymore) que vive com seus pais Hugh (James Naughton) e Sally (Candy Clark). A família vive em harmonia e Amanda resolve “adotar” o gato para o desgosto de sua mãe. Após o pássaro sumir da gaiola, a culpa recai sobre o felino que é retirado da casa, porém algo mais sinistro reside no local: um duende maligno (uma espécie de Troll) que tenta sugar a essência de Amanda enquanto ela dorme, só que o gato resolve empreender uma feroz luta contra a minúscula criatura  e se transforma em seu protetor.




Três contos de terror dirigidos pelo cineasta Lewis Teague (Alligator - O Jacaré Assassino; A Jóia do Nilo e Cujo) cujas referências a Stephen King (que assina o roteiro) são várias:  O São Bernardo correndo atrás do gato remete ao filme “Cujo”; um carro atravessa em frente aos dois animais e nele contém um adesivo escrito : "Watch out for me. I am pure evil. I am Christine", uma analogia ao filme "Christine, O Carro Assassino" (1983);  Dick Morrison assiste na tv o filme “Na Hora da Zona Morta”, outro filme baseado na obra de King; a mãe de Amanda lê o livro “Cemitério Maldito” na cama;  Drew Barrymore  fez “Chamas da Vingança” (1984), outro filme da obra do autor e este fez o script pensando nela.   Há ainda uma referência a Marilyn Monroe quando Amanda ganha a boneca da mãe e esta lhe mostra na etiqueta o nome de Norma Jean (nome de batismo de Marilyn), fora outras referências menos relevantes.




Olhos de Gato foi o segundo roteiro escrito por King para o cinema (o primeiro foi "Creepshow: Show de Horrores"  de 1982). O filme não estreou nos cinemas brasileiros, sendo apresentado em 13 de janeiro  de 1990 pela Tv Globo. Não por acaso muitas pessoas lembram com carinho desse filme: as estórias são interessantes e os atores foram bem escalados. O resultado poderia ser um pouco melhor, mas na média até que saiu-se muito bem.




O primeiro episódio prende realmente a atenção e talvez seja o mais lembrado, até mesmo por seu final um tanto assustador (para o protagonista). O segundo começa de forma despretensiosa e vai ganhando força, de acordo com que o tenista tenta manter-se vivo através dos obstáculos que seu sádico captor criou, mas o final ficou meio previsível. O terceiro episódio teve que ter um pouquinho mais de efeitos, o que deve ter consumido boa parte do dinheiro (a produção foi de baixo orçamento), mas aí aparece a mágica da montagem que criou uma ilusão de que duende e gato estão realmente se enfrentando. Uma estória com um resultado bem legal e criativo.




O elenco tem rostos conhecidos por quem viveu os anos 80 e gostava de ver filmes e seriados. James Woods, do primeiro episódio, fez bons filmes  como “Contato”, ao lado de Jodie Foster; "Paixões Violentas", ao lado de Jeff Bridges  e “O Especialista”  ao lado de Stallone e Sharon Stone. Ele está muito bem na pele do incauto que cai nas mãos de uma organização que acabará (realmente) com o seu hábito de fumar. Robert Hays, do segundo segmento,  ficou conhecido por  "Apertem os Cintos O Piloto Sumiu 1 e 2" além do seriado "Starman" (1986-1987). Drew Barrimore era uma garotinha na época e muito conhecida por ter feito "E.T", teve envolvimento com álcool aos 9 anos e, aos 12 anos, entrou no mundo das drogas. Deu a volta por cima e hoje podemos vê-la em boas produções como “Como se Fosse a Primeira Vez” (2004), ao lado de Adam Sandler. Outro rosto conhecido é o de James Naughton do curto seriado “O Planeta dos Macacos” e Candy Clark pode ser lembrada pelo filme "O Homem Que Caiu na Terra" (1976), ao lado de David Bowie. O restante do elenco dá o seu recado.



Olhos de Gato é um passatempo interessante, cujas histórias se ligam pela trajetória de um gato. É uma produção interessante, meio desaparecida, mas ainda pode ser considerada um bom passatempo. Por ser uma produção de baixo orçamento (ainda que assinada por Dino de Laurentis (de filmes como "King Kong", "A Hora do Lobisomem", "Guerreiros de Fogo" ...) houve pouco uso de efeitos, mas o roteiro inteligente soube contornar as dificuldades e trazer uma produção interessante e de muito bom gosto


Trailer:




Curiosidades:

Contra a vontade do diretor, o estúdio retirou o prólogo que explicava as motivações do gato. Eles consideraram "muito bobo". Como resultado, muitos espectadores ficaram confusos com a conexão entre as três histórias.

Carlo Rambaldi o reponsável pelos efeitos do filme também esteve por trás de produções conhecidas: Alien (1980), E.T (1982), Duna (1984), Conan, o Destruidor (1984), Bala de Prata ou A Hora do Lobisomen (1985), King Kong Vive (1986) entre outros. Recebeu 2 Oscars por Alien e E.T.

O título do filme em Portugal foi " A Força do Mal" 

A música "Every Breath You Take", do grupo The Police, foi tocada por uma banda cover de estúdio porque encareceria muito a utilização da versão original, assim como as músicas Twist and shout e 96 Tears

Referências a outras obras de Stephen King:

James Woods observa "Na Hora da Zona Morta" (1983) e pergunta: "Quem escreve essa porcaria?"
O gato é perseguido por um São Bernardo uma referência a "Cujo" (1983).
O gato é quase atropelado por um "Plymouth Fury" vermelho com um adesivo dizendo: "Cuidado comigo. Eu sou o mal puro. Eu sou Christine", uma referência a "Christine, o Carro Assassino" (1983).
A mãe de Amanda está lendo o livro de Stephen King "Cemitério Maldito" na cama.


O conto de Stephen King "As vezes Eles Voltam" (1991) foi originalmente planejado para ser adaptado como um segmento neste filme, mas o produtor Dino De Laurentiis achou que a história era forte o suficiente para ter seu próprio filme. 

Stephen King escreveu o roteiro com Drew Barrymore em mente porque a produtora Dino De Laurentiis ficou impressionada com sua atuação no filme "Chamas da Vingança" (1984).

O trailer do filme na época tinha um erro. No início do trailer, o narrador dizia que Olhos de Gato era o primeiro roteiro cinematográfico de Stephen King. Isso é incorreto, pois, em 1982, King escreveu o roteiro de "Creepshow: Arrepio do Medo" (1982) 


James Naughton no seriado Planeta dos Macacos


















Robert Hays no seriado Starman





















Every Breath You Take - The Police





Filmografia Parcial:
James Woods










Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983); Era Uma Vez na América (1984); Paixões Violentas (1984); Olhos de Gato (1985); Salvador -  O Martírio de um Povo (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cop - Um Policial Acima da Lei (1988) ; Justiça Corrupta (1989); Aprendiz de Feiticeiro (1991);  Golpe Perfeito (1992); Chaplin (1992); O Especialista (1994); Cassino (1995); Nixon (1995); A Fantasmas do Passado (1996); Contato (1997); A Filha do General (1999);  Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Um Ato de Coragem (2002); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); Sob o Domínio do Medo (2011). 
 
Robert Hays 


A Iniciação de Sarah (1978); Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); Olhos de Gato (1985); Starman (seriado 1985-1986); A Incrível Jornada (1993); Desejo Fatal (1994); A Incrível Jornada II: Perdidos em São Francisco (1996); Um Conto Americano IV - O Mistério do Monstro da Noite (1999); Dr. T E as Mulheres (2000); Super-Herói: O Filme (2008); Sharknado 2: A Segunda Onda  (2014);

Drew Barrymore
 
 









Viagens Alucinantes (1980);  E.T. - O Extraterrestre (1982); Chamas da Vingança (1984);  Olhos de Gato (1985); Relação Indecente (1992); Waxwork II - Perdidos no Tempo (1992);  Enigma Mortal (1993); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993);  Quatro Mulheres E Um Destino (1994); Batman Eternamente (1995); Pânico (1996); Nunca Fui Beijada (1999); As Panteras (2000); Donnie Darko (2001); As Panteras: Detonando (2003); Como se Fosse a Primeira Vez (2004); Bem-vindo ao Jogo (2007); Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009); Estão Todos Bem (2009); Já Estou Com Saudades (2015)

James Naughton 

 









Planeta dos Macacos (seriado 1974); Olhos de Gato (1985); O Preço da Paixão (1988); Os Pássaros 2  (1994); Sinbad - Enlouquecendo meu Guarda-Costas (1996); O Clube das Desquitadas (1996); O Regresso (1996); A Verdade Sobre Jane  (2000); O Diabo Veste Prada (2006); Sedução em Manhattan (2007); Caribe: A Trajetória de Worricker  (2014); Mercado de Capitais (2016).

Candy Clark 

 









A História de James Dean (1976); O Homem Que Caiu na Terra (1976); American Graffiti – Loucuras de Verão (1979); Trovão Azul (1983); Amityville - A Casa do Medo (1983); Olhos de Gato (1985); Caminhos Violentos (1986); Buffy - A Caça-Vampiros (1992); Zodíaco (2007); Cold Moon (2016); 5 Weddings (2018)  

Fontes:
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
Guia de Video Nova Cultural
IMDB
Set - Cinema e Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre