segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O CORPO - EL CUERPO (2012 ) - ESPANHA


BOA SURPRESA

Um guarda noturno é atropelado ao fugir apavorado do necrotério. O corpo de uma rica e poderosa mulher chamada Mayka Villaverde (Belén Rueda) desaparece sem deixar vestígios. Entra em cena o detetive Jaime Peña (José Coronado) que chama o marido desta, Álex Ulloa (Hugo Silva), onde percebe algo de estranho no comportamento do recente viúvo. Jaime e sua equipe começam uma investigação para localizar o corpo e, de acordo com que as horas passam, Alex parece ser o principal suspeito.


Outro belo suspense do diretor Oriol Paulo, coescrevendo a obra. Se você já assistiu  "Um Contratempo" podemos dizer que conhece um pouco deste diretor espanhol que escreve muito bem e dirige seus filmes de uma maneira  muito eficiente, transformando suas obras em excelentes opções de entrenimento. O espectador é apresentado, no início, a poucas informações. Aos poucos começa a surgir a versão contada por Alex: sua vida, nem tanto feliz, ao lado da esposa que descreve como possessiva e capaz de ir até as últimas consequências. A tensão vai aumentado e o cerco vai se fechando. Alex resolve contar um pouco mais de sua vida: novos fatos surgem e outras hipóteses podem vir à tona. Alex começa a desconfiar que sua rica esposa pode ter simulado a morte num plano de vingança.


As perguntas que surgem são: Qual o motivo do desaparecimento do corpo ? Qual a motivação de Alex ? Culpado ou vítima de um complô ? Por que o vigia saiu correndo do local? O que Alex esconde? O que existe de verdade em sua estória? Sua mulher foi realmente morta ou está viva e foi tudo um plano bem montado? Para essas perguntas o espectador só terá plena resposta nos  minutos finais e sua surpresa para esse ótimo thriller de suspense deverá ser bem grande. Não é uma charada muito fácil de ser matada. A estória foi muito bem escrita e o espectador muitas vezes não tem nem tempo de pensar e já está diante de fatos que o levam a repensar tudo até aquele momento. Assim como em "Um Contratempo", nada do que parece pode necessariamente ser.


O elenco está ótimo, mas quem se destaca é José Coronado, na pele do detetive, que tenta solucionar o difícil caso de uma mulher que morreu de aparentes causas naturais, mas que sem o corpo não há como provar que foi assassinada. Os personagens são muito bem desenvolvidos, o enredo caminha linearmente até o seu desfecho perfeito. O ritmo é ágil impedindo do filme cair no marasmo, as reviravoltas existem e são a parte principal do filme. O diretor parece estar se especializando em desfechos que o espectador dificilmente descobrirá. Lembra os livros de Agatha Christie e os filmes do saudoso Hitchcock (mas ainda precisa melhorar muito para ser comparado ao mestre)


O Corpo, por ser um filme espanhol, não recebeu muito destaque em nosso país dominado pelo circuito americano. Mas, aos poucos, com a popularização dos vários canais de mídia, o espectador passa a ter maior acesso a produções de alta qualidade como essa, que ficam "escondidas nas prateleiras" como se dizia antigamente. Filme que garante a diversão para aqueles que amam suspenses onde as investigações dos fatos revelam finais surpreendentes.

Trailer:





Curiosidades:

Jose Coronado também esteve em "Um Contratempo" do mesmo diretor

Dos mesmos produtores de  O Orfanato (2007) e  Os Olhos de Júlia (2010);


Trilha Sonora:
November interpretado por Nikol Kollars





N'Importe Oú Quoi interpretado por Jean Paul Dupeyron 



Filmografia Parcial: 

Jose Coronado
 

 








 
La luna negra (1989); O Desaparecimento de Garcia Lorca (1996); Goya (1999); Anita Não Perde a Chance (2001); La caja 507 (2002); O Lobo (2004); La distancia (2006); Não Haverá Paz Para os Malvados (2011); Os Últimos Dias (2013); Filho De Caim (2013); Contra a Maré (2013); Um Contratempo (2016);


Belén Rueda
 

 









Mar Adentro (2004); Pecados Inocentes (2007); O Orfanato (2007); Mãos Que Curam (2010); Os Olhos de Júlia (2010); O Corpo (2012); Sétimo (2013); Ismael (2013); Órbita 9 (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre