sábado, 1 de julho de 2017

INSTINTO FATAL / COMANDO ASSASSINO / MONKEY SHINES (1988) - ESTADOS UNIDOS



 


COM A MACACA

Allan (Jason Beghe) é um homem que sofre um acidente durante sua corrida matinal que o leva a ficar preso, tetraplégico, à uma cadeira de rodas. Sua namorada o abandona e fica com o médico que lhe operou (Stanley Tucci). Sua mãe (Joyce Van Patten) resolve contratar uma enfermeira (Christine Forrest) chata e preguiçosa que ainda traz um periquito que gosta de voar para fora da gaiola irritando Allan.



Em paralelo, seu amigo Geoffrey (John Pankow) trabalha em um laboratório onde testa macacos-prego com uma substância que visa ampliar a inteligência desses símios. Pressionado por resultados, por seu sádico chefe, contata secretamente uma treinadora de animais para deficientes, Melanie (Kate McNeil).  Geoffrey pega "Ella" e solicita que a treinadora prepare-a (sem que saiba de de onde "Ella" realmente vem) para Allan e comunica ao laboratório que macaca falecera.





"Ella" se mostra uma macaquinha muito esperta e plenamente capaz de realizar várias tarefas. Allan fica encantado com sua nova “amiga” para desgosto da enfermeira. Só que as doses que "Ella" recebera começam a surtir efeito e sua inteligência parece estar se amplificando. Ela passa a ter um elo sentimental muito forte por seu “dono”, ao mesmo tempo que parece ter adquirido um dom de sentir toda dor e raiva que Alan contém por tudo que aconteceu. O envolvimento de Alan e Melanie só piora a situação. Agora "Ella" tentará tirar do caminho todos que se aproximam dele.





Filme de terror e suspense psicológico do mestre George Romero que produziu o clássico cult “ A Noite dos Mortos Vivos “ (1968), um filme de baixo orçamento em preto e branco e que se tornou uma referência no gênero. Romero resolveu buscar no livro "Monkey Shines" de de Michael Stewart a inspiração para este novo filme. E conseguiu fazer um produto de qualidade.





A história é envolvente: temos uma primeira metade que se concentra no acidente de Alan, sua nova vida preso numa cadeira de rodas, movendo apenas o pescoço e utilizando um canudo para mover sua cadeira. Temos seu melhor amigo dando injeções de células humanas em "Ella" e sua chegada a casa de Allan. A segunda parte mostra "Ella" ganhando consciência e inteligência. Começa a sair da casa e Allan parece acompanhar seus passos quando ele entra em sono profundo. Verdade ou ilusão ? "Ella" tem capacidade de matar ou acidentes acontecem? Allan tem participação nos casos ou é "Ella" quem  arquiteta tudo ? Romero vai explicando aos poucos, com alguns escorregões típicos dos filmes de terror (uma delas são os dentes de Allan que começam a mudar) que poderiam ser evitados. Mas Instinto Fatal prende a atenção com um ótimo suspense e bons atores que contribuíram muito para o filme funcionar.


"Ella" (o macaco Boo) toma o filme. Ela prende o espectador na poltrona. Um trabalho excepcional do pessoal que treinou esses animais e uma montagem excelente que permitiu fazer com que as ações de Ella fossem validadas na tela. O elenco não é muito conhecido pela maioria. Quem assiste seriados deverá reconhecer John Pankow do seriado "Mad About You" e Kate McNeil de participações em vários seriados. Além de Jason Beghe dos seriados "Heróis Contra o Fogo" e "Chicago P.D. Distrito 21".



Instinto Fatal é um filme que merece ser revisto. Tem todos os ingredientes que agradam o espectador atrás de um espetáculo de bom gosto, que contém as doses de suspense e ação nas doses certas.


Curiosidades:

O final foi estabelecido pelos estúdios contra a vontade do diretor  

Nos cinemas foi exibido como Instinto Fatal. Quando lançado em VHS, pela Globo Vídeo, chamou-se Comando Assassino

Christine Forrest foi casada com Romero de 1980 a 2010

Filmografia Parcial:
Jason Beghe











Cinderela às Avessas (1987);  Instinto Fatal (1988); Thelma & Louise (1991); Operação Nervos de Aço (1993); Até o Limite da Honra (1997); Ouvindo A Morte Chegar (1998); Arquivo X: O Filme (1998); Três Ratos Cegos (2001); Esqueceram de Mim 4 (2002); Everwood: Uma Segunda Chance (seriado 2004 a 2005); Uma Chamada Perdida (2008); 72 Horas (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); A Revolta de Atlas: Parte II (2012);  Heróis Contra o Fogo (seriado 2012 a 2017); Chicago P.D. Distrito 21 (2014 a 2017)

John Pankow 

 











Fome de Viver (1983);  Viver e Morrer em Los Angeles (1985); O Segredo do Meu Sucesso (1987); O Milagre Veio do Espaço (1987); Instinto Fatal (1988); Pensamentos Mortais (1991); Tempo de Recomeçar (2001); Noivas em Guerra (2009); Uma Manhã Gloriosa (2010 

Kate McNeil

 










The House on Sorority Row (1983); Instinto Fatal (1988); Disposto a Tudo (1994); Morte Súbita (1995); Cowboys do Espaço (2000); Visões de um Crime (2001); Glitter: O Brilho de uma Estrela (2001) e participações em seriados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho.
Visite a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema e algo de séries.
Bem vindos.
Cinéfilos Para Sempre