segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MINHA AMADA IMORTAL / IMMORTAL BELOVED (1994) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS



UM GÊNIO DA MÚSICA CLÁSSICA COM UMA PAIXÃO MISTERIOSA

Beethoven (Gary Oldman) está morto. O ano é 1827. Seu parente reivindica a herança. Seu  melhor amigo e posteriormente, biografo, Anton Schindler (Jeroen Krabbé) encontra uma carta que destina seu legado a sua “amada imortal”, mas não há um nome. Quem  seria a misteriosa personagem? Uma busca se inicia. Seu único e leal amigo resolve cumprir o último desejo de seu mestre. Uma pessoa que viveu pela e para a música.


Ao percorrer os passos do grande compositor Schindler descobre, em uma pousada, uma informação de uma mulher que ali se hospedou à espera de Beethoven, mas que partiu inesperadamente. Quando este chegou e não a encontrou destruiu o quarto. Uma carta que chegara poucos minutos antes poderia ser o motivo da partida? Um dilúvio, tempos, depois estragou o livro de hóspedes e a assinatura da jovem tornou- se difícil de ser identificada.


Com essa informação Schindler, resolve encontrar determinadas mulheres.  A primeira é a Condessa Julia Cuicciardi  (Valéria Golino) que alega ser a chave do enigma. Ela conta sobre o seu primeiro contato com o seu futuro professor de piano. Seus passeios. A constatação de um homem arrogante. Sua crescente paixão. O desapontamento do pai que o não o vê como um pretendente digno e a descoberta acerca da tão comentada doença do compositor: sua surdez 

  
Schindler relembra da relação conturbada de Beethoven com um de seus irmãos que se apaixonara por uma bela jovem (a atriz Johanna ter Steege), mas tida como um mulher de reputação ruim, por ter tido vários amantes.  Um insulto brutal é a forma com que o compositor exterioriza sua insatisfação. Ciúmes da felicidade do irmão? Aqui já temos um homem reconhecidamente surdo por todos. 



Schindler segue para a Hungria e encontra a outrora Condessa Erody (Isabella Rossellini), agora usando o nome de Anna Marie. Esta lhe conta sua estória. Como tocara completamente surdo acompanhado de orquestra. O escárnio dos que ali estavam. A orquestra que desiste de tocar sob gargalhadas zombeteiras. A única pessoa que lhe estende a mão em uma situação tão humilhante. A desilusão com o regime de Napoleão Bonaparte e de suas conquistas. A sordidez da guerra destruindo famílias, marcando pessoas. O lado sensível de Beethoven.


Minha Amada Imortal, do diretor Bernard Rose, é um denso e profundo drama sobre a vida de Ludwig van Beethoven (1770 -1827), compositor que dispensa apresentações. Um gênio da música. O filme é contato sob o ponto de vista dos que conheceram ou viveram com Beethoven, mas sua concepção foi envolta de vários comentários negativos de estudiosos que viram na história do diretor Bernard Rose (que também escreveu) conclusões que não conduziriam com a realidade. Entre elas o mote principal do filme: a revelação da paixão de Beethoven e também sobre a origem de seu sobrinho. Sim, não podemos tomar como verdadeira as colocações do filme, mas não podemos dizer também que a visão "fantasiosa" do diretor seja tão implausível, a partir do momento em que não há uma resposta definitiva para a questão. Então quem o assistir deve entender o filme como um exercício de criatividade e não como uma narração verídica dos fatos.  Já a questão da surdez, há alegações de um exagero na perda auditiva do personagem. Ou seja: há alegações de que ele não seria completamente surdo


Essa questão invalida o filme? Sem dúvida que não. Há ótimos momentos como, já em estado avançado de surdez vemos o Beethoven imaginando as notas de suas composições e incompreensíveis para os demais. Ali nascia sua maior obra: A Nona Sinfonia.


Há um grande destaque do filme, na questão da guarda do sobrinho Karl, após a morte do irmão. Um processo que se arrastou por anos e que Beethoven queria acreditar numa possível genialidade de seu pupilo, não aceitando o fato que este não possuía (e nem queria ter) traços de um grande músico.


O filme  apresenta também um Beethoven tido como estranho, obstinado, rude, misantropo, seguidor de Napoleão, sem posição social, fortuna ou ocupação permanente e com uma música considerada obscena e imprópria para jovens.  Nos é mostrado também a sua relação conturbada com o pai, extremamente violento, e uma suposição do motivo de sua surdez. Perto do fim o “segredo” é revelado (conclusões do diretor que também escreveu a história), assim como a misteriosa mulher que, por uma trapaça do destino, não pode se encontrar com Beethoven.



Aqui vale uma pesquisa que fiz a respeito :
Segundo uma longa pesquisa do escritor norte-americano Alexander Wheelock Thayer, na qual escreveu uma biografia, a personagem título seria a Condessa Therese Brunsvik. Já uma escritora chamada Marie Lipsius publicou 2 trabalhos: um em que falava que Therese seria a "Amada Imortal". Em 1920 lançaria outra publicação conjecturando ser Josephine, irmã de Therese, a verdadeira identidade da paixão do compositor (ambas são citadas no filme pela Condessa Julia como sendo suas primas). Também podemos perceber que "Sonata ao Luar" é dedicada a Giulietta Guiciardi, outra forte candidata. Logo, a polêmica está longe de ser resolvida.


O filme meio que se divide em capítulos, na qual cada história é contada em separado, mas dentro do contexto histórico da época o que foi, sem dúvida, um acerto. Essa estrutura de narrativa  linear impediu o espectador de ficar confuso com as idas e vindas comuns em produções similares  fornecendo um produto mais apropriado aos que não conhecem a vida do artista.


Quanto ao elenco, sem dúvida, Gary Oldman (Drácula de Bran Stocker e o Sargento Gordon da Trilogia "Batman" de Christian Bale) é o grande nome da produção. Sua atuação é visceral, seja na composição física como na interpretativa e é sem dúvida o motivo pela qual o filme se torna ótimo. Jeroen Krabbé (de "007 Marcado para a Morte" e "Carga Explosiva 3") faz um Schindler no timing certo: calmo, investigador e reconhecedor da grandeza do compositor. Temos ainda Isabella Rossellini, Johanna ter Steege e Valeria Golino como as protagonistas na vida do gênio da música.



Minha Amada Imortal é um filme com ótima ambientação de época, boa trilha sonora, fotografia e um momento do filme (a execução da Nona Sinfonia) excelente. Indicado para aqueles que querem um bom divertimento e conhecer um pouco mais sobre este fascinante personagem cultuado por gerações.


Trailer :







Curiosidades:

Beethoven tentou vários tratamentos para sua doença, diagnosticada aos 26 anos.

Assim como Mozart, sua morte é envolvida em especulações que vão desde cirrose a contaminação por chumbo. Ao contrário de Mozart, que foi enterrado em vala comum e praticamente anônimo, Beethoven teve um destino mais digno e em seu funeral houve um cortejo de quase 20.000 pessoas.


Houve um livro lançado chamado Minha Amada Imortal - A História do Grande Amor de Beethoven, de James Ellison. O livro sofreu críticas por se basear no roteiro do diretor do filme e não em apurada pesquisa.


O diretor Bernard Rose dirigiu vídeos para as bandas UB40 (“Red Red Wine”), Frankie Goes to Hollywood (“Relax”) e para o cantor Roy Orbinson (Wild Hearts Run Out of Time). No cinema, seu grande sucesso foi "O Mistério de Candyman"

Título original da carta: “meine Unsterbliche Geliebte” (Minha Imortal Amada)




















Cartaz:





Filmografia Parcial:

Gary Oldman:


 







Sid & Nancy 1986, Henry & June - Delírios Eróticos (1990); JFK - A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Drácula de Bram Stoker (1992); Amor à Queima Roupa (1993); O Profissional (1994); Assassinato em Primeiro Grau (1995);A Letra Escarlate (1995); O Quinto Elemento (1997); Perdidos no Espaço: O Filme (1998); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Batman Begins (2005); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Alma Perdida (2009); O Livro de Eli (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); RoboCop (2014); Planeta dos Macacos: O Confronto (2014); O Destino de Uma Nação (2017)


Isabella Rossellini

 






 
O Sol da Meia Noite (1985); Veludo Azul (1986); Um Toque de Infidellidade (1989); Coração Selvagem (1990); A Morte lhe Cai Bem (1992); Sem Medo de Viver (1993); Minha Amada Imortal (1994); O Ditador (2005); A Solidão dos Números Primos (2010); O Homem Duplicado (2013); Joy: O Nomedo Sucesso (2015); Vita and Virginia  (2018) 

Valeria Golino   


 







Rain Man (1988); Top Gang! - Ases Muito Loucos (1991); O Ano da Fúria (1991); O Ano da Fúria (1993); Minha Amada Imortal (1994); Despedida em Las Vegas (1995);Grand Hotel (1995); Fuga de Los Angeles (1996);
 


Jeroen Krabbé
 
 








Soldado de Laranja (1977); Salve-me Quem Puder (1986);  Sem Perdão (1986); 007 Marcado para a Morte (1987); O Justiceiro (1989); Robin Hood - O Herói dos Ladrões (1991); O Príncipe das Marés (1991); O Fugitivo (1993); Farinelli (1994); Minha Amada Imortal (1994); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Carga Explosiva 3 (2008);



Johanna ter Steege
 

 







O Silêncio do Lago (1988); Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio (1990);Já Não Ouço a Guitarra (1991); Encontro com Vênus (1991); Queridas Amigas (1992); O Nascimento do Amor (1993);  Minha Amada Imortal (1994);  O Coração Fantasma (1996);  Um Canto de Esperança (1997);  Last Conversation (2009); Jogo da Vida (2012); Um Brinde à Vida (2014)




Fontes:

Jornal o Globo - março de  1995
Jornal do Brasil – abril de  1995
Wikipédia
IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre